Um novo olhar diante da gestão democrática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKQFK |
Resumo: | Este trabalho, concebido a partir de uma metodologia teórico bibliográfica, tem por finalidade conhecer e refletir sobre o trabalho dos gestores, que estão a frente das instituições escolares e que tem como meta o desenvolvimento de uma gestão compartilhada. Ao longo do estudo percebemos que para que a escola seja um espaço democrático faz-se necessário: o envolvimento dos alunos, pais, professores, funcionários e gestores, bem como a construção coletiva do PPP e que a mesma tenha assegurada a sua autonomia financeira e pedagógica. A partir da análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Dr. Viriato Mascarenhas Gonzaga, foi possível perceber quais são os caminhos a serem trilhados e os obstáculos que precisam ser vencidos para que a instituição efetive a gestão democrática e oferecerá uma educação com mais qualidade. |
id |
UFMG_43a67976792064d6f614714dcd22190f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LKQFK |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Eliandra da Costa MendesRosângela Miranda Fonseca2019-08-10T09:30:14Z2019-08-10T09:30:14Z2013-10-16http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKQFKEste trabalho, concebido a partir de uma metodologia teórico bibliográfica, tem por finalidade conhecer e refletir sobre o trabalho dos gestores, que estão a frente das instituições escolares e que tem como meta o desenvolvimento de uma gestão compartilhada. Ao longo do estudo percebemos que para que a escola seja um espaço democrático faz-se necessário: o envolvimento dos alunos, pais, professores, funcionários e gestores, bem como a construção coletiva do PPP e que a mesma tenha assegurada a sua autonomia financeira e pedagógica. A partir da análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Dr. Viriato Mascarenhas Gonzaga, foi possível perceber quais são os caminhos a serem trilhados e os obstáculos que precisam ser vencidos para que a instituição efetive a gestão democrática e oferecerá uma educação com mais qualidade.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas Gestão democráticaEscolas Organização e administraçãoDemocraciaGestãoParticipaçãoAutonomiaEscolaUm novo olhar diante da gestão democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_rosangela_miranda_fonseca.pdfapplication/pdf207911https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKQFK/1/tcc_rosangela_miranda_fonseca.pdf4496e751aac16af64eaf44636f41fffdMD51TEXTtcc_rosangela_miranda_fonseca.pdf.txttcc_rosangela_miranda_fonseca.pdf.txtExtracted texttext/plain68485https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKQFK/2/tcc_rosangela_miranda_fonseca.pdf.txtf596cd224f9ac637ec5a537449b3d002MD521843/BUOS-9LKQFK2019-11-14 10:47:13.589oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LKQFKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:47:13Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um novo olhar diante da gestão democrática |
title |
Um novo olhar diante da gestão democrática |
spellingShingle |
Um novo olhar diante da gestão democrática Rosângela Miranda Fonseca Democracia Gestão Participação Autonomia Escola Escolas Gestão democrática Escolas Organização e administração |
title_short |
Um novo olhar diante da gestão democrática |
title_full |
Um novo olhar diante da gestão democrática |
title_fullStr |
Um novo olhar diante da gestão democrática |
title_full_unstemmed |
Um novo olhar diante da gestão democrática |
title_sort |
Um novo olhar diante da gestão democrática |
author |
Rosângela Miranda Fonseca |
author_facet |
Rosângela Miranda Fonseca |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Eliandra da Costa Mendes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosângela Miranda Fonseca |
contributor_str_mv |
Eliandra da Costa Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Democracia Gestão Participação Autonomia Escola |
topic |
Democracia Gestão Participação Autonomia Escola Escolas Gestão democrática Escolas Organização e administração |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Escolas Gestão democrática Escolas Organização e administração |
description |
Este trabalho, concebido a partir de uma metodologia teórico bibliográfica, tem por finalidade conhecer e refletir sobre o trabalho dos gestores, que estão a frente das instituições escolares e que tem como meta o desenvolvimento de uma gestão compartilhada. Ao longo do estudo percebemos que para que a escola seja um espaço democrático faz-se necessário: o envolvimento dos alunos, pais, professores, funcionários e gestores, bem como a construção coletiva do PPP e que a mesma tenha assegurada a sua autonomia financeira e pedagógica. A partir da análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Dr. Viriato Mascarenhas Gonzaga, foi possível perceber quais são os caminhos a serem trilhados e os obstáculos que precisam ser vencidos para que a instituição efetive a gestão democrática e oferecerá uma educação com mais qualidade. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-10-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T09:30:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T09:30:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKQFK |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKQFK |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKQFK/1/tcc_rosangela_miranda_fonseca.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKQFK/2/tcc_rosangela_miranda_fonseca.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4496e751aac16af64eaf44636f41fffd f596cd224f9ac637ec5a537449b3d002 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589162289332224 |