Avaliação da satisfação dos usuários com o acesso e uso do serviço de e-books do portal de periódicos da Capes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/40246 |
Resumo: | O Portal de Periódicos CAPES oferece acesso a mais de 273.000 e-books para as instituições federais de ensino superior (IFES) brasileiras. Mas a falta de estudos de usuários sobre o uso desta coleção levantou questões, tais como: os usuários sabem sobre a existência dessa fonte e existem barreiras para o acesso desta coleção? Apresentam-se os resultados do estudo em andamento realizado para uma dissertação de mestrado. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo feito para fazer um diagnóstico sobre a satisfação dos usuários com o serviço de e-books do Portal CAPES. O estudo foi realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com o objetivo geral de verificar se a comunidade de usuários tem acesso e usa a coleção de e-books do Portal CAPES. A maioria dos respondentes (73%) não usa a coleção de e-books do Portal de Periódicos da CAPES. Apenas 27% dos alunos e professores conhecem e usam, de um modo em geral, o serviço de e-books do Portal CAPES. |
id |
UFMG_442aeee5d2d252ce93d6443aaeb8cdac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/40246 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da satisfação dos usuários com o acesso e uso do serviço de e-books do portal de periódicos da CapesEvaluation of user satisfaction with access and use of the e-books service of the Capes portal of e-journalsEstudos de usuáriosPortal de Periódicos CAPESLivro digitalLivro eletrônicoO Portal de Periódicos CAPES oferece acesso a mais de 273.000 e-books para as instituições federais de ensino superior (IFES) brasileiras. Mas a falta de estudos de usuários sobre o uso desta coleção levantou questões, tais como: os usuários sabem sobre a existência dessa fonte e existem barreiras para o acesso desta coleção? Apresentam-se os resultados do estudo em andamento realizado para uma dissertação de mestrado. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo feito para fazer um diagnóstico sobre a satisfação dos usuários com o serviço de e-books do Portal CAPES. O estudo foi realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com o objetivo geral de verificar se a comunidade de usuários tem acesso e usa a coleção de e-books do Portal CAPES. A maioria dos respondentes (73%) não usa a coleção de e-books do Portal de Periódicos da CAPES. Apenas 27% dos alunos e professores conhecem e usam, de um modo em geral, o serviço de e-books do Portal CAPES.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃOECI - DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO INFORMAÇÃOUFMG2022-03-18T17:31:07Z2022-03-18T17:31:07Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectpdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/40246porXVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da InformaçãoSérgio Ferreira da SilvaBeatriz Valadares Cendóninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-03-18T17:31:07Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/40246Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-03-18T17:31:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da satisfação dos usuários com o acesso e uso do serviço de e-books do portal de periódicos da Capes Evaluation of user satisfaction with access and use of the e-books service of the Capes portal of e-journals |
title |
Avaliação da satisfação dos usuários com o acesso e uso do serviço de e-books do portal de periódicos da Capes |
spellingShingle |
Avaliação da satisfação dos usuários com o acesso e uso do serviço de e-books do portal de periódicos da Capes Sérgio Ferreira da Silva Estudos de usuários Portal de Periódicos CAPES Livro digital Livro eletrônico |
title_short |
Avaliação da satisfação dos usuários com o acesso e uso do serviço de e-books do portal de periódicos da Capes |
title_full |
Avaliação da satisfação dos usuários com o acesso e uso do serviço de e-books do portal de periódicos da Capes |
title_fullStr |
Avaliação da satisfação dos usuários com o acesso e uso do serviço de e-books do portal de periódicos da Capes |
title_full_unstemmed |
Avaliação da satisfação dos usuários com o acesso e uso do serviço de e-books do portal de periódicos da Capes |
title_sort |
Avaliação da satisfação dos usuários com o acesso e uso do serviço de e-books do portal de periódicos da Capes |
author |
Sérgio Ferreira da Silva |
author_facet |
Sérgio Ferreira da Silva Beatriz Valadares Cendón |
author_role |
author |
author2 |
Beatriz Valadares Cendón |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sérgio Ferreira da Silva Beatriz Valadares Cendón |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudos de usuários Portal de Periódicos CAPES Livro digital Livro eletrônico |
topic |
Estudos de usuários Portal de Periódicos CAPES Livro digital Livro eletrônico |
description |
O Portal de Periódicos CAPES oferece acesso a mais de 273.000 e-books para as instituições federais de ensino superior (IFES) brasileiras. Mas a falta de estudos de usuários sobre o uso desta coleção levantou questões, tais como: os usuários sabem sobre a existência dessa fonte e existem barreiras para o acesso desta coleção? Apresentam-se os resultados do estudo em andamento realizado para uma dissertação de mestrado. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo feito para fazer um diagnóstico sobre a satisfação dos usuários com o serviço de e-books do Portal CAPES. O estudo foi realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com o objetivo geral de verificar se a comunidade de usuários tem acesso e usa a coleção de e-books do Portal CAPES. A maioria dos respondentes (73%) não usa a coleção de e-books do Portal de Periódicos da CAPES. Apenas 27% dos alunos e professores conhecem e usam, de um modo em geral, o serviço de e-books do Portal CAPES. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2022-03-18T17:31:07Z 2022-03-18T17:31:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/40246 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/40246 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO ECI - DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO INFORMAÇÃO UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO ECI - DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO INFORMAÇÃO UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829875731824640 |