Avaliação da satisfação dos usuários com o acesso e uso do serviço de e-books do portal de periódicos da Capes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sérgio Ferreira da Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Beatriz Valadares Cendón
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/40246
Resumo: O Portal de Periódicos CAPES oferece acesso a mais de 273.000 e-books para as instituições federais de ensino superior (IFES) brasileiras. Mas a falta de estudos de usuários sobre o uso desta coleção levantou questões, tais como: os usuários sabem sobre a existência dessa fonte e existem barreiras para o acesso desta coleção? Apresentam-se os resultados do estudo em andamento realizado para uma dissertação de mestrado. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo feito para fazer um diagnóstico sobre a satisfação dos usuários com o serviço de e-books do Portal CAPES. O estudo foi realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com o objetivo geral de verificar se a comunidade de usuários tem acesso e usa a coleção de e-books do Portal CAPES. A maioria dos respondentes (73%) não usa a coleção de e-books do Portal de Periódicos da CAPES. Apenas 27% dos alunos e professores conhecem e usam, de um modo em geral, o serviço de e-books do Portal CAPES.
id UFMG_442aeee5d2d252ce93d6443aaeb8cdac
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/40246
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Avaliação da satisfação dos usuários com o acesso e uso do serviço de e-books do portal de periódicos da CapesEvaluation of user satisfaction with access and use of the e-books service of the Capes portal of e-journalsEstudos de usuáriosPortal de Periódicos CAPESLivro digitalLivro eletrônicoO Portal de Periódicos CAPES oferece acesso a mais de 273.000 e-books para as instituições federais de ensino superior (IFES) brasileiras. Mas a falta de estudos de usuários sobre o uso desta coleção levantou questões, tais como: os usuários sabem sobre a existência dessa fonte e existem barreiras para o acesso desta coleção? Apresentam-se os resultados do estudo em andamento realizado para uma dissertação de mestrado. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo feito para fazer um diagnóstico sobre a satisfação dos usuários com o serviço de e-books do Portal CAPES. O estudo foi realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com o objetivo geral de verificar se a comunidade de usuários tem acesso e usa a coleção de e-books do Portal CAPES. A maioria dos respondentes (73%) não usa a coleção de e-books do Portal de Periódicos da CAPES. Apenas 27% dos alunos e professores conhecem e usam, de um modo em geral, o serviço de e-books do Portal CAPES.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃOECI - DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO INFORMAÇÃOUFMG2022-03-18T17:31:07Z2022-03-18T17:31:07Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectpdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/40246porXVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da InformaçãoSérgio Ferreira da SilvaBeatriz Valadares Cendóninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-03-18T17:31:07Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/40246Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-03-18T17:31:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da satisfação dos usuários com o acesso e uso do serviço de e-books do portal de periódicos da Capes
Evaluation of user satisfaction with access and use of the e-books service of the Capes portal of e-journals
title Avaliação da satisfação dos usuários com o acesso e uso do serviço de e-books do portal de periódicos da Capes
spellingShingle Avaliação da satisfação dos usuários com o acesso e uso do serviço de e-books do portal de periódicos da Capes
Sérgio Ferreira da Silva
Estudos de usuários
Portal de Periódicos CAPES
Livro digital
Livro eletrônico
title_short Avaliação da satisfação dos usuários com o acesso e uso do serviço de e-books do portal de periódicos da Capes
title_full Avaliação da satisfação dos usuários com o acesso e uso do serviço de e-books do portal de periódicos da Capes
title_fullStr Avaliação da satisfação dos usuários com o acesso e uso do serviço de e-books do portal de periódicos da Capes
title_full_unstemmed Avaliação da satisfação dos usuários com o acesso e uso do serviço de e-books do portal de periódicos da Capes
title_sort Avaliação da satisfação dos usuários com o acesso e uso do serviço de e-books do portal de periódicos da Capes
author Sérgio Ferreira da Silva
author_facet Sérgio Ferreira da Silva
Beatriz Valadares Cendón
author_role author
author2 Beatriz Valadares Cendón
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sérgio Ferreira da Silva
Beatriz Valadares Cendón
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos de usuários
Portal de Periódicos CAPES
Livro digital
Livro eletrônico
topic Estudos de usuários
Portal de Periódicos CAPES
Livro digital
Livro eletrônico
description O Portal de Periódicos CAPES oferece acesso a mais de 273.000 e-books para as instituições federais de ensino superior (IFES) brasileiras. Mas a falta de estudos de usuários sobre o uso desta coleção levantou questões, tais como: os usuários sabem sobre a existência dessa fonte e existem barreiras para o acesso desta coleção? Apresentam-se os resultados do estudo em andamento realizado para uma dissertação de mestrado. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo feito para fazer um diagnóstico sobre a satisfação dos usuários com o serviço de e-books do Portal CAPES. O estudo foi realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com o objetivo geral de verificar se a comunidade de usuários tem acesso e usa a coleção de e-books do Portal CAPES. A maioria dos respondentes (73%) não usa a coleção de e-books do Portal de Periódicos da CAPES. Apenas 27% dos alunos e professores conhecem e usam, de um modo em geral, o serviço de e-books do Portal CAPES.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2022-03-18T17:31:07Z
2022-03-18T17:31:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/40246
url http://hdl.handle.net/1843/40246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
ECI - DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO INFORMAÇÃO
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
ECI - DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO INFORMAÇÃO
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829875731824640