Avaliação da satisfação dos usuários com o acesso e uso do serviço de e-books do portal de periódicos da Capes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sérgio Ferreira da Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Beatriz Valadares Cendón
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/40246
Resumo: O Portal de Periódicos CAPES oferece acesso a mais de 273.000 e-books para as instituições federais de ensino superior (IFES) brasileiras. Mas a falta de estudos de usuários sobre o uso desta coleção levantou questões, tais como: os usuários sabem sobre a existência dessa fonte e existem barreiras para o acesso desta coleção? Apresentam-se os resultados do estudo em andamento realizado para uma dissertação de mestrado. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo feito para fazer um diagnóstico sobre a satisfação dos usuários com o serviço de e-books do Portal CAPES. O estudo foi realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com o objetivo geral de verificar se a comunidade de usuários tem acesso e usa a coleção de e-books do Portal CAPES. A maioria dos respondentes (73%) não usa a coleção de e-books do Portal de Periódicos da CAPES. Apenas 27% dos alunos e professores conhecem e usam, de um modo em geral, o serviço de e-books do Portal CAPES.
id UFMG_442aeee5d2d252ce93d6443aaeb8cdac
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/40246
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2022-03-18T17:31:07Z2022-03-18T17:31:07Z201617http://hdl.handle.net/1843/40246O Portal de Periódicos CAPES oferece acesso a mais de 273.000 e-books para as instituições federais de ensino superior (IFES) brasileiras. Mas a falta de estudos de usuários sobre o uso desta coleção levantou questões, tais como: os usuários sabem sobre a existência dessa fonte e existem barreiras para o acesso desta coleção? Apresentam-se os resultados do estudo em andamento realizado para uma dissertação de mestrado. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo feito para fazer um diagnóstico sobre a satisfação dos usuários com o serviço de e-books do Portal CAPES. O estudo foi realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com o objetivo geral de verificar se a comunidade de usuários tem acesso e usa a coleção de e-books do Portal CAPES. A maioria dos respondentes (73%) não usa a coleção de e-books do Portal de Periódicos da CAPES. Apenas 27% dos alunos e professores conhecem e usam, de um modo em geral, o serviço de e-books do Portal CAPES.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃOECI - DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO INFORMAÇÃOXVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da InformaçãoEstudos de usuáriosPortal de Periódicos CAPESLivro digitalLivro eletrônicoAvaliação da satisfação dos usuários com o acesso e uso do serviço de e-books do portal de periódicos da CapesEvaluation of user satisfaction with access and use of the e-books service of the Capes portal of e-journalsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/48576Sérgio Ferreira da SilvaBeatriz Valadares Cendónapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/40246/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINAL2016_Avaliação da satisfação dos usuários com o acesso e uso do serviço de e-books do portal de periódicos da Capes.pdf2016_Avaliação da satisfação dos usuários com o acesso e uso do serviço de e-books do portal de periódicos da Capes.pdfapplication/pdf453897https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/40246/2/2016_Avalia%c3%a7%c3%a3o%20da%20satisfa%c3%a7%c3%a3o%20dos%20usu%c3%a1rios%20com%20o%20acesso%20e%20uso%20do%20servi%c3%a7o%20de%20e-books%20do%20portal%20de%20peri%c3%b3dicos%20da%20Capes.pdf9e86fcce0462fd3af26f968ce839af36MD521843/402462022-03-18 14:31:07.175oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-03-18T17:31:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação da satisfação dos usuários com o acesso e uso do serviço de e-books do portal de periódicos da Capes
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Evaluation of user satisfaction with access and use of the e-books service of the Capes portal of e-journals
title Avaliação da satisfação dos usuários com o acesso e uso do serviço de e-books do portal de periódicos da Capes
spellingShingle Avaliação da satisfação dos usuários com o acesso e uso do serviço de e-books do portal de periódicos da Capes
Sérgio Ferreira da Silva
Estudos de usuários
Portal de Periódicos CAPES
Livro digital
Livro eletrônico
title_short Avaliação da satisfação dos usuários com o acesso e uso do serviço de e-books do portal de periódicos da Capes
title_full Avaliação da satisfação dos usuários com o acesso e uso do serviço de e-books do portal de periódicos da Capes
title_fullStr Avaliação da satisfação dos usuários com o acesso e uso do serviço de e-books do portal de periódicos da Capes
title_full_unstemmed Avaliação da satisfação dos usuários com o acesso e uso do serviço de e-books do portal de periódicos da Capes
title_sort Avaliação da satisfação dos usuários com o acesso e uso do serviço de e-books do portal de periódicos da Capes
author Sérgio Ferreira da Silva
author_facet Sérgio Ferreira da Silva
Beatriz Valadares Cendón
author_role author
author2 Beatriz Valadares Cendón
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sérgio Ferreira da Silva
Beatriz Valadares Cendón
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Estudos de usuários
Portal de Periódicos CAPES
Livro digital
Livro eletrônico
topic Estudos de usuários
Portal de Periódicos CAPES
Livro digital
Livro eletrônico
description O Portal de Periódicos CAPES oferece acesso a mais de 273.000 e-books para as instituições federais de ensino superior (IFES) brasileiras. Mas a falta de estudos de usuários sobre o uso desta coleção levantou questões, tais como: os usuários sabem sobre a existência dessa fonte e existem barreiras para o acesso desta coleção? Apresentam-se os resultados do estudo em andamento realizado para uma dissertação de mestrado. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo feito para fazer um diagnóstico sobre a satisfação dos usuários com o serviço de e-books do Portal CAPES. O estudo foi realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com o objetivo geral de verificar se a comunidade de usuários tem acesso e usa a coleção de e-books do Portal CAPES. A maioria dos respondentes (73%) não usa a coleção de e-books do Portal de Periódicos da CAPES. Apenas 27% dos alunos e professores conhecem e usam, de um modo em geral, o serviço de e-books do Portal CAPES.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-18T17:31:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-18T17:31:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/40246
url http://hdl.handle.net/1843/40246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
ECI - DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO INFORMAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/40246/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/40246/2/2016_Avalia%c3%a7%c3%a3o%20da%20satisfa%c3%a7%c3%a3o%20dos%20usu%c3%a1rios%20com%20o%20acesso%20e%20uso%20do%20servi%c3%a7o%20de%20e-books%20do%20portal%20de%20peri%c3%b3dicos%20da%20Capes.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
9e86fcce0462fd3af26f968ce839af36
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589515376328704