O ajuizamento estético da obra de arte: uma configuração da recepção crítica a partir de Danto e Benjamin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rízzia Soares Rocha
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AV4EDX
Resumo: Em vista das modificações que a produção artística contemporânea impingiu ao conceito de arte, levando valores tradicionais à ineficácia, essa tese propõe uma configuração do modo de recepção da obra de arte a partir de Walter Benjamin e Arthur Danto. Tal configuração não se apoia sobre uma legislação estética e, portanto, questiona a atitude contemplativa comum ao espetador tradicional. Esse modo de recepção, formatado na ascensão na burguesia, deve dar lugar ao observador ativo cujo trabalho receptivo perfaz a obra de arte. Assim, o objeto artístico, tomado como projeto ou obra inacabada, completa-se na recepção cujo fundamento é a reflexão crítica. Para tanto, é necessário uma reconfiguração do conceito de crítica e, dessa forma, um reposicionamento do crítico diante da produção artística atual. Benjamin e Danto balizam essa configuração da recepção crítica que compreenda as particularidades do fenômeno artístico contemporâneo sendo modo de transmissão dos significados que a obra de arte possa conferir à vida. Pois, com a dissolução de parâmetros a priori para a avaliação das obras, a reestruturação da crítica se faz necessária para que, em meio à sensação de que o fenômeno artístico se reduziu a uma atribuição arbitrária do status de obra de arte a não importa o quê, o significado da arte não seja cooptado pelo discurso do mercado, para que não seja instrumento de manutenção do status quo ou, ainda, para que ele não fique restrito a um grupo de especialistas.
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