Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_445437e7fe1a61040f9456fbc0a00562
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AV4EDX
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Rodrigo Antonio de Paiva DuarteBruno Almeida GuimarãesBernardo Barros Coelho de OliveiraVirginia de Araujo FigueiredoGiorgia CecchinatoRízzia Soares Rocha2019-08-12T06:03:11Z2019-08-12T06:03:11Z2017-08-16http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AV4EDXEm vista das modificações que a produção artística contemporânea impingiu ao conceito de arte, levando valores tradicionais à ineficácia, essa tese propõe uma configuração do modo de recepção da obra de arte a partir de Walter Benjamin e Arthur Danto. Tal configuração não se apoia sobre uma legislação estética e, portanto, questiona a atitude contemplativa comum ao espetador tradicional. Esse modo de recepção, formatado na ascensão na burguesia, deve dar lugar ao observador ativo cujo trabalho receptivo perfaz a obra de arte. Assim, o objeto artístico, tomado como projeto ou obra inacabada, completa-se na recepção cujo fundamento é a reflexão crítica. Para tanto, é necessário uma reconfiguração do conceito de crítica e, dessa forma, um reposicionamento do crítico diante da produção artística atual. Benjamin e Danto balizam essa configuração da recepção crítica que compreenda as particularidades do fenômeno artístico contemporâneo sendo modo de transmissão dos significados que a obra de arte possa conferir à vida. Pois, com a dissolução de parâmetros a priori para a avaliação das obras, a reestruturação da crítica se faz necessária para que, em meio à sensação de que o fenômeno artístico se reduziu a uma atribuição arbitrária do status de obra de arte a não importa o quê, o significado da arte não seja cooptado pelo discurso do mercado, para que não seja instrumento de manutenção do status quo ou, ainda, para que ele não fique restrito a um grupo de especialistas.Contemporary artistic production has brought changes to the concept of art that made traditional values ineffective. This thesis proposes a reconfiguration of artwork reception based on Walter Benjamin and Arthur Dantos works. This reconfiguration does not rely on aesthetic regulations and thus challenges the common contemplative attitude of the traditional spectator. This receptive mode, which resulted from the ascension of the bourgeoisie, should be replaced with an active observer whose receptive work makes up the artwork. Therefore, the artistic object is considered to be a project or unfinished work that completes itself through reception, which is based on critical reflection. This scenario demands modifications of the concept of criticism and the relationship between the critic and the contemporary artistic production. Benjamin and Danto set the guidelines for the critical reception reconfiguration that caters for the particularities of the contemporary artistic phenomenon and allows the artwork to convey meanings to life. With the dissolution of a priori parameters for the artwork evaluation and the feeling that the artistic phenomenon has reduced itself to arbitrary attributions of artwork status, the new criticism concept prevents the meaning of art from being converted into a tool to maintain the status quo or restricted to a group of experts.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGFilosofiaArte FilosofiaEstéticaArte contemporâneaAjuizamento estéticoCríticaFilosofia da arteEstéticaO ajuizamento estético da obra de arte: uma configuração da recepção crítica a partir de Danto e Benjamininfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_rizziasrocha.pdfapplication/pdf3371947https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AV4EDX/1/tese_rizziasrocha.pdfd2af9c260d4458a12f99f7a2704dd7e3MD51TEXTtese_rizziasrocha.pdf.txttese_rizziasrocha.pdf.txtExtracted texttext/plain337976https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AV4EDX/2/tese_rizziasrocha.pdf.txtff8668b83af943c618c13b6dfa425897MD521843/BUOS-AV4EDX2019-11-14 11:09:32.552oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AV4EDXRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:09:32Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547562448191488