O Projeto Político Pedagógico e a formação continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Michelly Aparecida Andrade
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKK9A
Resumo: Para que o Projeto Político Pedagógico (PPP) possa existir na sua amplitude é necessário que os interesses da comunidade, dos pais, professores e demais participantes da educação, sejam debatidos e, na media do possível, inseridos nesse documento. Todavia, os professores, na maioria das vezes, mostram pouco interesse na construção do PPP. Na tentativa e apontar uma solução, crê-se que investimento na formação continuada possa reverter e dar ânimo para ampliar a participação desses profissionais na construção do PPP. Para tal é necessário que as propostas de formação continuada sejam previstas no Projeto Político Pedagógico, com a missão de projetar, fazer política e ampliar a visão pedagógica dos professores, habilitando-os assim para formar cidadãos críticos e participantes da sociedade. Portanto, é preciso que a Formação Continuada seja um ponto forte nos projetos da escola, destinada à política escolar e sua pedagogia sendo atualizada e compreendida. Acredita-se que a participação do professor, bem como de todos do elenco escolar, na construção do Projeto Político-pedagógico o faça mais vivo, pois ele orientará dentro de um embasamento legal a ação de todos que saberão o que fazer, como fazer e quando fazer, apoiados numa rede de teorias e práticas ativadas por novos conhecimentos.
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