Jogos de estratégia: contribuições para a interpretação e resolução de problemas matemáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PBFPH |
Resumo: | Diversos estudos mostram a importância de se buscar alternativas, a fim de tornar o ensino da Matemática mais dinâmico para o educando. Nesse sentido, os jogos funcionam como agentes motivadores do processo de ensino e aprendizagem, além de atuarem como facilitadores da linguagem, raciocínio dedutivo, organização,atenção e concentração. Embora existam diversos jogos que permitem trabalhar conteúdos matemáticos, a proposta desse trabalho focaliza os jogos de estratégia como instrumento pedagógico para auxiliar os educandos na interpretação e resolução de problemas. Foi realizado um estudo com um grupo de 13 alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública pertencente à Rede Municipal de Ensino de Congonhas-MG. Trata-se de um trabalho diagnóstico e investigativo,buscando-se alternativas para o ensino da matemática no que diz respeito à resolução de problemas, acreditando que os jogos, em especial os jogos de estratégia, constituem-se em uma poderosa ferramenta de aprendizagem, pois permitem que os alunos construam habilidades como: controlar e corrigir seus erros, analisar seus avanços, rever suas respostas, refletir sobre os motivos do êxito enão-êxito a partir das estratégias utilizadas, fazer generalizações, realizar cálculos mentais, ter perseverança na realização dos desafios matemáticos, dentre outras. A partir deste estudo, conclui-se que a aplicação de jogos de estratégia nas aulas de matemática constitui-se muito mais do que um simples material instrucional e lúdico, ele permite o desenvolvimento da criatividade, da iniciativa e da intuição. Desperta o prazer pela disciplina lecionada, elemento indispensável para que ocorra aprendizagem significativa. |
id |
UFMG_44bcdd9c6ba6829400559b2297d14be9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9PBFPH |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Tania Aretuza Ambrizi GebaraWagner Ahmad AuarekRosely Resende Lima Oliveira2019-08-10T15:47:32Z2019-08-10T15:47:32Z2012-07-28http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PBFPHDiversos estudos mostram a importância de se buscar alternativas, a fim de tornar o ensino da Matemática mais dinâmico para o educando. Nesse sentido, os jogos funcionam como agentes motivadores do processo de ensino e aprendizagem, além de atuarem como facilitadores da linguagem, raciocínio dedutivo, organização,atenção e concentração. Embora existam diversos jogos que permitem trabalhar conteúdos matemáticos, a proposta desse trabalho focaliza os jogos de estratégia como instrumento pedagógico para auxiliar os educandos na interpretação e resolução de problemas. Foi realizado um estudo com um grupo de 13 alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública pertencente à Rede Municipal de Ensino de Congonhas-MG. Trata-se de um trabalho diagnóstico e investigativo,buscando-se alternativas para o ensino da matemática no que diz respeito à resolução de problemas, acreditando que os jogos, em especial os jogos de estratégia, constituem-se em uma poderosa ferramenta de aprendizagem, pois permitem que os alunos construam habilidades como: controlar e corrigir seus erros, analisar seus avanços, rever suas respostas, refletir sobre os motivos do êxito enão-êxito a partir das estratégias utilizadas, fazer generalizações, realizar cálculos mentais, ter perseverança na realização dos desafios matemáticos, dentre outras. A partir deste estudo, conclui-se que a aplicação de jogos de estratégia nas aulas de matemática constitui-se muito mais do que um simples material instrucional e lúdico, ele permite o desenvolvimento da criatividade, da iniciativa e da intuição. Desperta o prazer pela disciplina lecionada, elemento indispensável para que ocorra aprendizagem significativa.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoMatematica Estudo e ensinoJogos educativosJogos de EstratégiaResolução de ProblemasEducação Matemática Ensino FundamentalJogos de estratégia: contribuições para a interpretação e resolução de problemas matemáticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_rosely.pdfapplication/pdf1511962https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9PBFPH/1/tcc_rosely.pdf395ffae8a0413120f33d9c4d4368f3e4MD51TEXTtcc_rosely.pdf.txttcc_rosely.pdf.txtExtracted texttext/plain61834https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9PBFPH/2/tcc_rosely.pdf.txt9a9932d7bc2965e645853a539d955ad5MD521843/VRNS-9PBFPH2019-11-14 05:51:56.969oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9PBFPHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:51:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Jogos de estratégia: contribuições para a interpretação e resolução de problemas matemáticos |
title |
Jogos de estratégia: contribuições para a interpretação e resolução de problemas matemáticos |
spellingShingle |
Jogos de estratégia: contribuições para a interpretação e resolução de problemas matemáticos Rosely Resende Lima Oliveira Jogos de Estratégia Resolução de Problemas Educação Matemática Ensino Fundamental Educação Matematica Estudo e ensino Jogos educativos |
title_short |
Jogos de estratégia: contribuições para a interpretação e resolução de problemas matemáticos |
title_full |
Jogos de estratégia: contribuições para a interpretação e resolução de problemas matemáticos |
title_fullStr |
Jogos de estratégia: contribuições para a interpretação e resolução de problemas matemáticos |
title_full_unstemmed |
Jogos de estratégia: contribuições para a interpretação e resolução de problemas matemáticos |
title_sort |
Jogos de estratégia: contribuições para a interpretação e resolução de problemas matemáticos |
author |
Rosely Resende Lima Oliveira |
author_facet |
Rosely Resende Lima Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tania Aretuza Ambrizi Gebara |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Wagner Ahmad Auarek |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosely Resende Lima Oliveira |
contributor_str_mv |
Tania Aretuza Ambrizi Gebara Wagner Ahmad Auarek |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos de Estratégia Resolução de Problemas Educação Matemática Ensino Fundamental |
topic |
Jogos de Estratégia Resolução de Problemas Educação Matemática Ensino Fundamental Educação Matematica Estudo e ensino Jogos educativos |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Matematica Estudo e ensino Jogos educativos |
description |
Diversos estudos mostram a importância de se buscar alternativas, a fim de tornar o ensino da Matemática mais dinâmico para o educando. Nesse sentido, os jogos funcionam como agentes motivadores do processo de ensino e aprendizagem, além de atuarem como facilitadores da linguagem, raciocínio dedutivo, organização,atenção e concentração. Embora existam diversos jogos que permitem trabalhar conteúdos matemáticos, a proposta desse trabalho focaliza os jogos de estratégia como instrumento pedagógico para auxiliar os educandos na interpretação e resolução de problemas. Foi realizado um estudo com um grupo de 13 alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública pertencente à Rede Municipal de Ensino de Congonhas-MG. Trata-se de um trabalho diagnóstico e investigativo,buscando-se alternativas para o ensino da matemática no que diz respeito à resolução de problemas, acreditando que os jogos, em especial os jogos de estratégia, constituem-se em uma poderosa ferramenta de aprendizagem, pois permitem que os alunos construam habilidades como: controlar e corrigir seus erros, analisar seus avanços, rever suas respostas, refletir sobre os motivos do êxito enão-êxito a partir das estratégias utilizadas, fazer generalizações, realizar cálculos mentais, ter perseverança na realização dos desafios matemáticos, dentre outras. A partir deste estudo, conclui-se que a aplicação de jogos de estratégia nas aulas de matemática constitui-se muito mais do que um simples material instrucional e lúdico, ele permite o desenvolvimento da criatividade, da iniciativa e da intuição. Desperta o prazer pela disciplina lecionada, elemento indispensável para que ocorra aprendizagem significativa. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T15:47:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T15:47:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PBFPH |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PBFPH |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9PBFPH/1/tcc_rosely.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9PBFPH/2/tcc_rosely.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
395ffae8a0413120f33d9c4d4368f3e4 9a9932d7bc2965e645853a539d955ad5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589184791773184 |