Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_44bcdd9c6ba6829400559b2297d14be9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9PBFPH
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Tania Aretuza Ambrizi GebaraWagner Ahmad AuarekRosely Resende Lima Oliveira2019-08-10T15:47:32Z2019-08-10T15:47:32Z2012-07-28http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PBFPHDiversos estudos mostram a importância de se buscar alternativas, a fim de tornar o ensino da Matemática mais dinâmico para o educando. Nesse sentido, os jogos funcionam como agentes motivadores do processo de ensino e aprendizagem, além de atuarem como facilitadores da linguagem, raciocínio dedutivo, organização,atenção e concentração. Embora existam diversos jogos que permitem trabalhar conteúdos matemáticos, a proposta desse trabalho focaliza os jogos de estratégia como instrumento pedagógico para auxiliar os educandos na interpretação e resolução de problemas. Foi realizado um estudo com um grupo de 13 alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública pertencente à Rede Municipal de Ensino de Congonhas-MG. Trata-se de um trabalho diagnóstico e investigativo,buscando-se alternativas para o ensino da matemática no que diz respeito à resolução de problemas, acreditando que os jogos, em especial os jogos de estratégia, constituem-se em uma poderosa ferramenta de aprendizagem, pois permitem que os alunos construam habilidades como: controlar e corrigir seus erros, analisar seus avanços, rever suas respostas, refletir sobre os motivos do êxito enão-êxito a partir das estratégias utilizadas, fazer generalizações, realizar cálculos mentais, ter perseverança na realização dos desafios matemáticos, dentre outras. A partir deste estudo, conclui-se que a aplicação de jogos de estratégia nas aulas de matemática constitui-se muito mais do que um simples material instrucional e lúdico, ele permite o desenvolvimento da criatividade, da iniciativa e da intuição. Desperta o prazer pela disciplina lecionada, elemento indispensável para que ocorra aprendizagem significativa.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoMatematica  Estudo e ensinoJogos educativosJogos de EstratégiaResolução de ProblemasEducação Matemática Ensino FundamentalJogos de estratégia: contribuições para a interpretação e resolução de problemas matemáticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_rosely.pdfapplication/pdf1511962https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9PBFPH/1/tcc_rosely.pdf395ffae8a0413120f33d9c4d4368f3e4MD51TEXTtcc_rosely.pdf.txttcc_rosely.pdf.txtExtracted texttext/plain61834https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9PBFPH/2/tcc_rosely.pdf.txt9a9932d7bc2965e645853a539d955ad5MD521843/VRNS-9PBFPH2019-11-14 05:51:56.969oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9PBFPHRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:51:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547306348183552