Construindo percursos acadêmicos e profissionais: diferentes trajetórias estudantis no interior do curso de Pedagogia da FAE/ UFMG
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR5FY4 |
Resumo: | Esta dissertação se propõe a compreender de maneira sistemática, como os estudantes do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação Universidade Federal de Minas Gerais constroem diferentes trajetórias no interior do Ensino Superior e como essas os direcionam para destinos acadêmicos e profissionais também diferenciados. O trabalho foi guiado por algumas perguntas básicas: Qual o perfil dos estudantes do curso de Pedagogia da UFMG? Como se constituem os caminhos percorridos pelos estudantes de Pedagogia da UFMG? Qual a formação profissional priorizada pelo currículo do curso de Pedagogia da UFMG? Qual o interesse em relação à docência desses estudantes concluintes do curso? Sociologicamente, como se caracterizam as diferentes maneiras de ser um estudante desse curso e que fatores são determinantes nesta construção da experiência estudantil? Para responder a essas perguntas foram adotados alguns procedimentos metodológicos: a) tratamento de dados estatísticos secundários sobre os alunos ingressantes no curso nos anos de 2009 a 2013; b) tratamento de dados estatísticos resultantes de um questionário elaborado especificamente para essa pesquisa e aplicado nas turmas do oitavo e nono período do curso de Pedagogia da FaE; c) entrevistas semiestruturadas com onze estudantes concluintes do curso. Os resultados evidenciaram que o perfil médio do aluno de Pedagogia apresenta-se expressivamente diferente do perfil geral do estudante da UFMG (dados de 2008 e 2009). Enquanto no curso de Pedagogia a maioria dos aprovados é egressa de escola pública e se autodeclararam negros, no universo total dos estudantes da UFMG, temos uma maioria de alunos oriundos de escola privada e que se autodeclaram brancos. Por meio das análises das entrevistas, ressaltou-se o modo como as trajetórias individuais são marcadas pelo perfil institucional da faculdade, de valorização da pesquisa, e pelo contexto nacional de desvalorização da docência. Foi identificado ainda, na população investigada, quatro modelos diferentes que caracterizam a experiência estudantil do aluno de Pedagogia da UFMG. Considera-se nas análises as contribuições da Sociologia da Experiência, tendo como ferramenta analítica, principalmente, a noção das três lógicas de ação desenvolvida por Dubet (Projeto, Integração e Vocação). Procura-se também apropriar-se dos elementos que caracterizam o oficio de estudante desses indivíduos, analisando características do processo de afiliação desenvolvido ao longo da graduação. A interpretação das trajetórias levou em conta também o habitus dos sujeitos investigados. |
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Claudio Marques Martins NogueiraCelia maria Fernandes NunesMaria Alice de Lima Gomes NogueiraAriadia Ylana Ferreira2019-08-10T01:23:32Z2019-08-10T01:23:32Z2014-08-25http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR5FY4Esta dissertação se propõe a compreender de maneira sistemática, como os estudantes do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação Universidade Federal de Minas Gerais constroem diferentes trajetórias no interior do Ensino Superior e como essas os direcionam para destinos acadêmicos e profissionais também diferenciados. O trabalho foi guiado por algumas perguntas básicas: Qual o perfil dos estudantes do curso de Pedagogia da UFMG? Como se constituem os caminhos percorridos pelos estudantes de Pedagogia da UFMG? Qual a formação profissional priorizada pelo currículo do curso de Pedagogia da UFMG? Qual o interesse em relação à docência desses estudantes concluintes do curso? Sociologicamente, como se caracterizam as diferentes maneiras de ser um estudante desse curso e que fatores são determinantes nesta construção da experiência estudantil? Para responder a essas perguntas foram adotados alguns procedimentos metodológicos: a) tratamento de dados estatísticos secundários sobre os alunos ingressantes no curso nos anos de 2009 a 2013; b) tratamento de dados estatísticos resultantes de um questionário elaborado especificamente para essa pesquisa e aplicado nas turmas do oitavo e nono período do curso de Pedagogia da FaE; c) entrevistas semiestruturadas com onze estudantes concluintes do curso. Os resultados evidenciaram que o perfil médio do aluno de Pedagogia apresenta-se expressivamente diferente do perfil geral do estudante da UFMG (dados de 2008 e 2009). Enquanto no curso de Pedagogia a maioria dos aprovados é egressa de escola pública e se autodeclararam negros, no universo total dos estudantes da UFMG, temos uma maioria de alunos oriundos de escola privada e que se autodeclaram brancos. Por meio das análises das entrevistas, ressaltou-se o modo como as trajetórias individuais são marcadas pelo perfil institucional da faculdade, de valorização da pesquisa, e pelo contexto nacional de desvalorização da docência. Foi identificado ainda, na população investigada, quatro modelos diferentes que caracterizam a experiência estudantil do aluno de Pedagogia da UFMG. Considera-se nas análises as contribuições da Sociologia da Experiência, tendo como ferramenta analítica, principalmente, a noção das três lógicas de ação desenvolvida por Dubet (Projeto, Integração e Vocação). Procura-se também apropriar-se dos elementos que caracterizam o oficio de estudante desses indivíduos, analisando características do processo de afiliação desenvolvido ao longo da graduação. A interpretação das trajetórias levou em conta também o habitus dos sujeitos investigados.This thesis proposes a systematic way to understand how the students from the Pedagogy course of the Educational Faculty Universidade Federal de Minas Gerais build different trajectories during the Higher Education and how these pathways lead to differentiated academic and professional destinations. The research was guided by some basic questions: What is the UFMGs Pedagogys students profile? How are the pathways of the pedagogys students in the Higher Education? What is the prioritized professional formation by the Pedagogy Courses curriculum? What is the interest in teaching of these graduating students? Sociologically, how do the different ways of being pedagogys student characterize them selves, and what are the determinant factors in the construction of the student experience? In order to answer these questions, some methodological procedures were adopted: a) secondary statistics data processing of the entering students in the Pedagogy course, between 2009 and 2013; b) statistics data processing of a questionnaire elaborated specifically for this research, which was applied for the classes of the eighth and ninth semesters of the Pedagogy Course from FaE; c) semistructured interviews with eleven graduating students. The results showed that the Pedagogys students average profile is expressively different from the general UFMGs students profile (data from 2008 and 2009). While the majority of students approved for the Pedagogy course is egress from the public school and consider themselves black, the universe of all the UFMGs students is composed mostly of students from private schools and who consider themselves as white. Through the analysis of the interviews, it was highlighted how the individual trajectories are marked by the institutional profile of the faculty, the valuing of the research and by the national context of the depreciation of the teaching. It was also identified in the investigated population four different types, which characterize the student experience of UFMG Pedagogys student. In these analyses, it was considered the contributions of the Sociology of the Experience, having as analytical tool, mainly, the notion of the three logics of action developed by Dubet (Project, Integration and Vocation). It was also sought to appropriate of the elements that characterize the craft of student of these individuals, analyzing characteristics of the affiliation process of these students during the graduation. The interpretation of the trajectories took into account also the habitus of the investigated subjects.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoEnsino superiorProfessores FormaçãoEstudantes universitáriosDocênciaTrajetórias no Ensino SuperiorExperiência estudantilPedagogiaConstruindo percursos acadêmicos e profissionais: diferentes trajetórias estudantis no interior do curso de Pedagogia da FAE/ UFMGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALferreira__ariadia_ylana._construindo_percurso_s_....__disserta__o_mestrado.__ultima_vers_o.pdfapplication/pdf1339172https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AR5FY4/1/ferreira__ariadia_ylana._construindo_percurso_s_....__disserta__o_mestrado.__ultima_vers_o.pdfe4439bf9f0cf1e203d86bddda74d345eMD51TEXTferreira__ariadia_ylana._construindo_percurso_s_....__disserta__o_mestrado.__ultima_vers_o.pdf.txtferreira__ariadia_ylana._construindo_percurso_s_....__disserta__o_mestrado.__ultima_vers_o.pdf.txtExtracted texttext/plain445348https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AR5FY4/2/ferreira__ariadia_ylana._construindo_percurso_s_....__disserta__o_mestrado.__ultima_vers_o.pdf.txtf153e159349aaf204cbad20e7b841ac5MD521843/BUOS-AR5FY42019-11-14 09:24:47.374oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AR5FY4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:24:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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