TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3895 |
Resumo: | A pesquisa na qual o presente artigo se fundamenta volta-se para o estudo das Trajetórias de Formação dos Professores no ensino superior. O mesmo foi realizado com professores dos cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Santa M aria, Rio Grande do Sul. Seu objetivo foi investigar a trajetória de formação que estes sujeitos vêm construindo para serem formadores de novos professores no ensino superior. A metodologia empregada foi quanti-qualitativa de cunho narrativo envolvendo dois momentos da investigação: o primeiro relativo a um questionário e o segundo, a uma entrevista individual. Os docentes participantes, a partir de suas trajetórias formativas, indicaram a necessidade do saber lidar com as incertezas inerentes a todo o processo, alicerçados em um lastro teórico-prático que lhes subsidia minimamente a serem formadores no exercício de ensinar novos formadores. |
id |
UNEMAT-5_4570e1d3b67b9c7e0d5040be129f0e0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3895 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIORTrajetórias de formaçãodocência Superiorconcepções de formação.A pesquisa na qual o presente artigo se fundamenta volta-se para o estudo das Trajetórias de Formação dos Professores no ensino superior. O mesmo foi realizado com professores dos cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Santa M aria, Rio Grande do Sul. Seu objetivo foi investigar a trajetória de formação que estes sujeitos vêm construindo para serem formadores de novos professores no ensino superior. A metodologia empregada foi quanti-qualitativa de cunho narrativo envolvendo dois momentos da investigação: o primeiro relativo a um questionário e o segundo, a uma entrevista individual. Os docentes participantes, a partir de suas trajetórias formativas, indicaram a necessidade do saber lidar com as incertezas inerentes a todo o processo, alicerçados em um lastro teórico-prático que lhes subsidia minimamente a serem formadores no exercício de ensinar novos formadores.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3895Revista da Faculdade de Educação; v. 16 n. 2 (2011): JUL/DEZ; 51-762178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3895/3088Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCavalheiro, Rejane2021-07-05T10:41:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3895Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:41:07Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR |
title |
TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR |
spellingShingle |
TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR Cavalheiro, Rejane Trajetórias de formação docência Superior concepções de formação. |
title_short |
TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR |
title_full |
TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR |
title_fullStr |
TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR |
title_sort |
TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR |
author |
Cavalheiro, Rejane |
author_facet |
Cavalheiro, Rejane |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalheiro, Rejane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trajetórias de formação docência Superior concepções de formação. |
topic |
Trajetórias de formação docência Superior concepções de formação. |
description |
A pesquisa na qual o presente artigo se fundamenta volta-se para o estudo das Trajetórias de Formação dos Professores no ensino superior. O mesmo foi realizado com professores dos cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Santa M aria, Rio Grande do Sul. Seu objetivo foi investigar a trajetória de formação que estes sujeitos vêm construindo para serem formadores de novos professores no ensino superior. A metodologia empregada foi quanti-qualitativa de cunho narrativo envolvendo dois momentos da investigação: o primeiro relativo a um questionário e o segundo, a uma entrevista individual. Os docentes participantes, a partir de suas trajetórias formativas, indicaram a necessidade do saber lidar com as incertezas inerentes a todo o processo, alicerçados em um lastro teórico-prático que lhes subsidia minimamente a serem formadores no exercício de ensinar novos formadores. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3895 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3895 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3895/3088 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 16 n. 2 (2011): JUL/DEZ; 51-76 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217459923976192 |