TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalheiro, Rejane
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3895
Resumo: A pesquisa na qual o presente artigo se fundamenta volta-se para o estudo das Trajetórias de Formação dos Professores no ensino superior. O mesmo foi realizado com professores dos cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Santa M aria, Rio Grande do Sul. Seu objetivo foi investigar a trajetória de formação que estes sujeitos vêm construindo para serem formadores de novos professores no ensino superior. A metodologia empregada foi quanti-qualitativa de cunho narrativo envolvendo dois momentos da investigação: o primeiro relativo a um questionário e o segundo, a uma entrevista individual. Os docentes participantes, a partir de suas trajetórias formativas, indicaram a necessidade do saber lidar com as incertezas inerentes a todo o processo, alicerçados em um lastro teórico-prático que lhes subsidia minimamente a serem formadores no exercício de ensinar novos formadores.
id UNEMAT-5_4570e1d3b67b9c7e0d5040be129f0e0a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3895
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIORTrajetórias de formaçãodocência Superiorconcepções de formação.A pesquisa na qual o presente artigo se fundamenta volta-se para o estudo das Trajetórias de Formação dos Professores no ensino superior. O mesmo foi realizado com professores dos cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Santa M aria, Rio Grande do Sul. Seu objetivo foi investigar a trajetória de formação que estes sujeitos vêm construindo para serem formadores de novos professores no ensino superior. A metodologia empregada foi quanti-qualitativa de cunho narrativo envolvendo dois momentos da investigação: o primeiro relativo a um questionário e o segundo, a uma entrevista individual. Os docentes participantes, a partir de suas trajetórias formativas, indicaram a necessidade do saber lidar com as incertezas inerentes a todo o processo, alicerçados em um lastro teórico-prático que lhes subsidia minimamente a serem formadores no exercício de ensinar novos formadores.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3895Revista da Faculdade de Educação; v. 16 n. 2 (2011): JUL/DEZ; 51-762178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3895/3088Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCavalheiro, Rejane2021-07-05T10:41:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3895Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:41:07Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR
title TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR
spellingShingle TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR
Cavalheiro, Rejane
Trajetórias de formação
docência Superior
concepções de formação.
title_short TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR
title_full TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR
title_fullStr TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR
title_sort TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR
author Cavalheiro, Rejane
author_facet Cavalheiro, Rejane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalheiro, Rejane
dc.subject.por.fl_str_mv Trajetórias de formação
docência Superior
concepções de formação.
topic Trajetórias de formação
docência Superior
concepções de formação.
description A pesquisa na qual o presente artigo se fundamenta volta-se para o estudo das Trajetórias de Formação dos Professores no ensino superior. O mesmo foi realizado com professores dos cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Santa M aria, Rio Grande do Sul. Seu objetivo foi investigar a trajetória de formação que estes sujeitos vêm construindo para serem formadores de novos professores no ensino superior. A metodologia empregada foi quanti-qualitativa de cunho narrativo envolvendo dois momentos da investigação: o primeiro relativo a um questionário e o segundo, a uma entrevista individual. Os docentes participantes, a partir de suas trajetórias formativas, indicaram a necessidade do saber lidar com as incertezas inerentes a todo o processo, alicerçados em um lastro teórico-prático que lhes subsidia minimamente a serem formadores no exercício de ensinar novos formadores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3895
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3895/3088
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 16 n. 2 (2011): JUL/DEZ; 51-76
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217459923976192