Entre estilos, técnicas e iconografias: algumas reflexões sobre o retrato através das capas das revistas Alfa e Lola Magazine

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Débora Veríssimo Costa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9M3JV6
Resumo: Desde que o meio revista é segmentado a públicos femininos e masculinos, encontraremos fórmulas editoriais adaptadas a contextos e linguagens específicos. A partir de 1936, por exemplo, podemos destacar não apenas, a fotogravura como uma expressão imprescindível à revista, como também, a influência de indústrias como a cosmética e a cinematográfica implicadas, diretamente, na imprensa feminina. No que diz respeito aos anos 70, evidenciaremos a expansão da revista segmentada a partir da adaptação de modelos estrangeiros às diversas nacionalidades mundiais. Fruto de estratégias que remontam desde esta época, encontraremos no século XXI, os títulos Alfa e Lola Magazine, nos apontando uma iconografia predominante em suas capas, que nos remete à apropriação do retrato em busto como uma linguagem característica deste estilo de revista. Partindo do pressuposto que considerará a cabeça como uma espécie de mediadora entre técnicas e estilos artísticos, implicados em formas e processos de representação da figura humana, nos embasaremos em um estudo, desde a arte funerária egípcia, passando pelo Renascimento no século XV, pelo invento da fotografia e a intensificação da produção industrial, do século XX ao XXI, conciliado a um intuito investigativo sobre as adaptações da linguagem do retrato junto à sua perpetuação ao longo da história. Ao supormos a capa de revista como um dos gêneros desta linguagem, encontraremos uma vertente que a considerará para além do retrato comercial. Não apenas como um mero artefato industrial, a capa de revista é tornada um espaço de leituras e releituras.
id UFMG_45b888b00844c58e9220ce6b6e2b86d9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9M3JV6
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Paulo Bernardo Ferreira VazCarlos Magno Camargos MendoncaCarla Maria Camargos MendoncaDébora Veríssimo Costa2019-08-12T08:02:12Z2019-08-12T08:02:12Z2014-05-19http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9M3JV6Desde que o meio revista é segmentado a públicos femininos e masculinos, encontraremos fórmulas editoriais adaptadas a contextos e linguagens específicos. A partir de 1936, por exemplo, podemos destacar não apenas, a fotogravura como uma expressão imprescindível à revista, como também, a influência de indústrias como a cosmética e a cinematográfica implicadas, diretamente, na imprensa feminina. No que diz respeito aos anos 70, evidenciaremos a expansão da revista segmentada a partir da adaptação de modelos estrangeiros às diversas nacionalidades mundiais. Fruto de estratégias que remontam desde esta época, encontraremos no século XXI, os títulos Alfa e Lola Magazine, nos apontando uma iconografia predominante em suas capas, que nos remete à apropriação do retrato em busto como uma linguagem característica deste estilo de revista. Partindo do pressuposto que considerará a cabeça como uma espécie de mediadora entre técnicas e estilos artísticos, implicados em formas e processos de representação da figura humana, nos embasaremos em um estudo, desde a arte funerária egípcia, passando pelo Renascimento no século XV, pelo invento da fotografia e a intensificação da produção industrial, do século XX ao XXI, conciliado a um intuito investigativo sobre as adaptações da linguagem do retrato junto à sua perpetuação ao longo da história. Ao supormos a capa de revista como um dos gêneros desta linguagem, encontraremos uma vertente que a considerará para além do retrato comercial. Não apenas como um mero artefato industrial, a capa de revista é tornada um espaço de leituras e releituras.Since wen magazines were segmented to both feminine and masculine publics, we find editorial formulas adapted to specific languages and contexts. From 1936, for example, we can notice not only, the photoengraving as a crucial expression of magazines, but also, the presence of industries, such as cosmetics and cinematographic, directly corresponding to the feminine press. At the 70s the expansion of global models can be noticed in magazines from different nationalities, now adapted to this global formulas. Resulting from strategies that remark these decades, contemporary magazines, ALFA and LOLA, show us a particular iconographie adapted to its covers that elects the head and shoulders composition as a portrait language that remarks a great majority of magazines from the same segment. This research considered that the image of the human head is a medium between techniques and artistic styles, applied in ways and processes of representing the human figure through history. We design a study based on the funerary Egyptian art, going through the renaissance of 15th century, the invention of photography and the mass production, of 20th and 21st centuries, intended to investigate the possible adaptations of the portrait and its perpetuation through out history. Considering magazines covers as a possible gender of portrait, we intend to find a line that will take it, beyond the commercial portrait and an industrial product. The cover will be taken as a place of plural significations.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRetratosPeriódicosComunicaçãoComunicação de massaAlfa e Lola MagazineCapa de revistaRetratoCabeça humanaRevista segmentadaEntre estilos, técnicas e iconografias: algumas reflexões sobre o retrato através das capas das revistas Alfa e Lola Magazineinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_d_bora_ver_ssimo_costa_entre_estilos_t_cnicas_e_iconografias.pdfapplication/pdf249939476https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9M3JV6/1/disserta__o_d_bora_ver_ssimo_costa_entre_estilos_t_cnicas_e_iconografias.pdfcd2388e4b5bd5e845d2764dc562b7a04MD511843/BUOS-9M3JV62019-08-12 05:02:12.974oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9M3JV6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-12T08:02:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre estilos, técnicas e iconografias: algumas reflexões sobre o retrato através das capas das revistas Alfa e Lola Magazine
title Entre estilos, técnicas e iconografias: algumas reflexões sobre o retrato através das capas das revistas Alfa e Lola Magazine
spellingShingle Entre estilos, técnicas e iconografias: algumas reflexões sobre o retrato através das capas das revistas Alfa e Lola Magazine
Débora Veríssimo Costa
Alfa e Lola Magazine
Capa de revista
Retrato
Cabeça humana
Revista segmentada
Retratos
Periódicos
Comunicação
Comunicação de massa
title_short Entre estilos, técnicas e iconografias: algumas reflexões sobre o retrato através das capas das revistas Alfa e Lola Magazine
title_full Entre estilos, técnicas e iconografias: algumas reflexões sobre o retrato através das capas das revistas Alfa e Lola Magazine
title_fullStr Entre estilos, técnicas e iconografias: algumas reflexões sobre o retrato através das capas das revistas Alfa e Lola Magazine
title_full_unstemmed Entre estilos, técnicas e iconografias: algumas reflexões sobre o retrato através das capas das revistas Alfa e Lola Magazine
title_sort Entre estilos, técnicas e iconografias: algumas reflexões sobre o retrato através das capas das revistas Alfa e Lola Magazine
author Débora Veríssimo Costa
author_facet Débora Veríssimo Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paulo Bernardo Ferreira Vaz
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Carlos Magno Camargos Mendonca
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Carla Maria Camargos Mendonca
dc.contributor.author.fl_str_mv Débora Veríssimo Costa
contributor_str_mv Paulo Bernardo Ferreira Vaz
Carlos Magno Camargos Mendonca
Carla Maria Camargos Mendonca
dc.subject.por.fl_str_mv Alfa e Lola Magazine
Capa de revista
Retrato
Cabeça humana
Revista segmentada
topic Alfa e Lola Magazine
Capa de revista
Retrato
Cabeça humana
Revista segmentada
Retratos
Periódicos
Comunicação
Comunicação de massa
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Retratos
Periódicos
Comunicação
Comunicação de massa
description Desde que o meio revista é segmentado a públicos femininos e masculinos, encontraremos fórmulas editoriais adaptadas a contextos e linguagens específicos. A partir de 1936, por exemplo, podemos destacar não apenas, a fotogravura como uma expressão imprescindível à revista, como também, a influência de indústrias como a cosmética e a cinematográfica implicadas, diretamente, na imprensa feminina. No que diz respeito aos anos 70, evidenciaremos a expansão da revista segmentada a partir da adaptação de modelos estrangeiros às diversas nacionalidades mundiais. Fruto de estratégias que remontam desde esta época, encontraremos no século XXI, os títulos Alfa e Lola Magazine, nos apontando uma iconografia predominante em suas capas, que nos remete à apropriação do retrato em busto como uma linguagem característica deste estilo de revista. Partindo do pressuposto que considerará a cabeça como uma espécie de mediadora entre técnicas e estilos artísticos, implicados em formas e processos de representação da figura humana, nos embasaremos em um estudo, desde a arte funerária egípcia, passando pelo Renascimento no século XV, pelo invento da fotografia e a intensificação da produção industrial, do século XX ao XXI, conciliado a um intuito investigativo sobre as adaptações da linguagem do retrato junto à sua perpetuação ao longo da história. Ao supormos a capa de revista como um dos gêneros desta linguagem, encontraremos uma vertente que a considerará para além do retrato comercial. Não apenas como um mero artefato industrial, a capa de revista é tornada um espaço de leituras e releituras.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-05-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T08:02:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T08:02:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9M3JV6
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9M3JV6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9M3JV6/1/disserta__o_d_bora_ver_ssimo_costa_entre_estilos_t_cnicas_e_iconografias.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cd2388e4b5bd5e845d2764dc562b7a04
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589477230182400