A música como arte : significação musical e a ontologia da obra de arte de Arthur C. Danto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henrique Iwao Jardim da Silveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/59441
https://orcid.org/0000-0003-0196-4066
Resumo: O presente trabalho parte da ontologia da obra de arte de Arthur C. Danto, desenvolvida sobretudo em seu livro A Transfiguração do Lugar-Comum. Considera que a música é uma das artes e que como tal é capaz de produzir obras de arte. De modo que obras musicais devam poder ser caracterizadas ontologicamente pela teoria de Danto, se esta é consistente. Isso leva a considera"ões sobre a significa"#o da obra musical e o papel da exemplifica"#o nesse âmbito, dada a importância da ideia de significado incorporado e correlatos, na teoria de Danto (Cap. 1). A ideia de mundo da arte é ent#o abordada; é formulada a de mundo da música (Cap. 2). A ideia de indiscernível e o importante método dos indiscerníveis, de Danto, s#o ent#o investigados. Esse estudo leva a considera"ões sobre a rela"#o entre arte/música e vida (Cap. 3). O papel exemplar e revelador, para a teoria de Danto, da obra Brillo Box de Andy Warhol é comparado com o de 4'33", de John Cage, na esfera musical (Cap.4).
id UFMG_45dd8b21b4d9c55e99e07fcfab43b8f6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/59441
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Rodrigo Antonio de Paiva Duartehttp://lattes.cnpq.br/9952013182741941Walter Romero Menon JúniorClóvis Salgado Gontijo OliveiraJean Pierre Cardoso CaronAnderson Bogéa da Silvahttp://lattes.cnpq.br/0869139021479658Henrique Iwao Jardim da Silveira2023-10-16T14:31:27Z2023-10-16T14:31:27Z2023-07-03http://hdl.handle.net/1843/59441https://orcid.org/0000-0003-0196-4066O presente trabalho parte da ontologia da obra de arte de Arthur C. Danto, desenvolvida sobretudo em seu livro A Transfiguração do Lugar-Comum. Considera que a música é uma das artes e que como tal é capaz de produzir obras de arte. De modo que obras musicais devam poder ser caracterizadas ontologicamente pela teoria de Danto, se esta é consistente. Isso leva a considera"ões sobre a significa"#o da obra musical e o papel da exemplifica"#o nesse âmbito, dada a importância da ideia de significado incorporado e correlatos, na teoria de Danto (Cap. 1). A ideia de mundo da arte é ent#o abordada; é formulada a de mundo da música (Cap. 2). A ideia de indiscernível e o importante método dos indiscerníveis, de Danto, s#o ent#o investigados. Esse estudo leva a considera"ões sobre a rela"#o entre arte/música e vida (Cap. 3). O papel exemplar e revelador, para a teoria de Danto, da obra Brillo Box de Andy Warhol é comparado com o de 4'33", de John Cage, na esfera musical (Cap.4).The present thesis starts from Arthur C. Danto's ontology of the work of art, developed mainly in his book The Transfiguration of the Commonplace. It considers that music is one of the arts and that as such it is capable of producing works of art. Thus, we should be able to characterize musical works according to Danto's ontology, if that theory is consistent. Given the importance, for Danto, of the idea of embodied meaning and correlates, considerations about the meaning of musical works and the role of exemplification are made (Chap. 1). The idea of the artworld is then addressed; that of the musicworld is formulated (Chap. 2). The idea of indiscernible and Danto's important method of indiscernibles are then investigated. This study leads to thoughts about the relationship between art/music and life (Chap. 3). The exemplary and revelatory role, for Danto's theory, of Andy Warhol's Brillo Box, is compared with that of John Cage's 4'33", in the musical sphere (Chap. 4).CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessFilosofia - TesesArte - TesesMúsica - Filosofia - TesesDanto, Arthur Coleman, 1924-2013Arthur C. DantoSignificado musicalOntologia da obra musicalFilosofia da músicaA música como arte : significação musical e a ontologia da obra de arte de Arthur C. Dantoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALA música como arte - siginificação musical e a ontologia da obra de arte de Arthur C Danto.pdfA música como arte - siginificação musical e a ontologia da obra de arte de Arthur C Danto.pdfapplication/pdf2504646https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59441/1/A%20mu%cc%81sica%20como%20arte%20-%20siginificac%cc%a7a%cc%83o%20musical%20e%20a%20ontologia%20da%20obra%20de%20arte%20de%20Arthur%20C%20Danto.pdfbad7846b3a8cca37c4a0a7276b933c88MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59441/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59441/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD531843/594412023-10-16 11:31:28.247oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-10-16T14:31:28Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A música como arte : significação musical e a ontologia da obra de arte de Arthur C. Danto
title A música como arte : significação musical e a ontologia da obra de arte de Arthur C. Danto
spellingShingle A música como arte : significação musical e a ontologia da obra de arte de Arthur C. Danto
Henrique Iwao Jardim da Silveira
Arthur C. Danto
Significado musical
Ontologia da obra musical
Filosofia da música
Filosofia - Teses
Arte - Teses
Música - Filosofia - Teses
Danto, Arthur Coleman, 1924-2013
title_short A música como arte : significação musical e a ontologia da obra de arte de Arthur C. Danto
title_full A música como arte : significação musical e a ontologia da obra de arte de Arthur C. Danto
title_fullStr A música como arte : significação musical e a ontologia da obra de arte de Arthur C. Danto
title_full_unstemmed A música como arte : significação musical e a ontologia da obra de arte de Arthur C. Danto
title_sort A música como arte : significação musical e a ontologia da obra de arte de Arthur C. Danto
author Henrique Iwao Jardim da Silveira
author_facet Henrique Iwao Jardim da Silveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigo Antonio de Paiva Duarte
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9952013182741941
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Walter Romero Menon Júnior
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Clóvis Salgado Gontijo Oliveira
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Jean Pierre Cardoso Caron
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Anderson Bogéa da Silva
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0869139021479658
dc.contributor.author.fl_str_mv Henrique Iwao Jardim da Silveira
contributor_str_mv Rodrigo Antonio de Paiva Duarte
Walter Romero Menon Júnior
Clóvis Salgado Gontijo Oliveira
Jean Pierre Cardoso Caron
Anderson Bogéa da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Arthur C. Danto
Significado musical
Ontologia da obra musical
Filosofia da música
topic Arthur C. Danto
Significado musical
Ontologia da obra musical
Filosofia da música
Filosofia - Teses
Arte - Teses
Música - Filosofia - Teses
Danto, Arthur Coleman, 1924-2013
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Filosofia - Teses
Arte - Teses
Música - Filosofia - Teses
Danto, Arthur Coleman, 1924-2013
description O presente trabalho parte da ontologia da obra de arte de Arthur C. Danto, desenvolvida sobretudo em seu livro A Transfiguração do Lugar-Comum. Considera que a música é uma das artes e que como tal é capaz de produzir obras de arte. De modo que obras musicais devam poder ser caracterizadas ontologicamente pela teoria de Danto, se esta é consistente. Isso leva a considera"ões sobre a significa"#o da obra musical e o papel da exemplifica"#o nesse âmbito, dada a importância da ideia de significado incorporado e correlatos, na teoria de Danto (Cap. 1). A ideia de mundo da arte é ent#o abordada; é formulada a de mundo da música (Cap. 2). A ideia de indiscernível e o importante método dos indiscerníveis, de Danto, s#o ent#o investigados. Esse estudo leva a considera"ões sobre a rela"#o entre arte/música e vida (Cap. 3). O papel exemplar e revelador, para a teoria de Danto, da obra Brillo Box de Andy Warhol é comparado com o de 4'33", de John Cage, na esfera musical (Cap.4).
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-16T14:31:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-10-16T14:31:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-07-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/59441
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-0196-4066
url http://hdl.handle.net/1843/59441
https://orcid.org/0000-0003-0196-4066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Filosofia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59441/1/A%20mu%cc%81sica%20como%20arte%20-%20siginificac%cc%a7a%cc%83o%20musical%20e%20a%20ontologia%20da%20obra%20de%20arte%20de%20Arthur%20C%20Danto.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59441/2/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59441/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv bad7846b3a8cca37c4a0a7276b933c88
cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589483868717056