Estratégia na avaliação de desempenho: do discurso à prática. um estudo de caso em uma siderúrgica brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juliana Estacio Rios
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANYR37
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar como dois grupos de trabalhadores (promotores e receptores) de uma siderúrgica brasileira percebem a avaliação de desempenho (AD) nela praticada. Para alicerçar teoricamente esta pesquisa, resgatou-se o papel atribuído à área de Recursos Humanos (RH), descrevendo seu desenvolvimento histórico no Brasil e no mundo; conceituou-se a temática central da pesquisa a avaliação de desempenho considerando seus pontos fortes e críticos; e desenvolveram-se os aspectos relacionados à percepção, em função da natureza subjetiva dos processos que envolvem a temática central. Os dados provenientes das 15 entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo. A partir dos relatosencontrados, foi possível constatar que o processo de AD se mostra muito mais rico no entendimento dos promotores do que no entendimento dos receptores. Não se pôde, por meio das respostas, identificar que os empregados percebem a AD praticada na siderúrgica como um instrumento estratégico para a empresa. Além disso, pode-se reconhecer que as falhas do processo passam por todos os níveis da empresa. Os problemas se iniciam na alta gestão, com a indefinição dos objetivos estratégicos, passando pelo RH, que não comunicasatisfatoriamente as finalidades do programa de AD, e pela gerência, que se furta da obrigação de oferecer o feedback. Como consequência os empregados executam essa atividade apenas para receber sua remuneração variável (empregados bonificados) ou a realizam unicamente para cumprir uma incumbência exigida (não bonificados).
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