O ensino de Artes Visuais na educação infantil da Escola Municipal Nico Andrade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Margareth de Assis Ferreira Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KYQ4N
Resumo: Este estudo tratou da questão do ensino de Artes Visuais na Educação Infantil às crianças do primeiro e do segundo período, com a faixa etária entre 4 e 5 anos de idade, na Escola Municipal Nico Andrade, estabelecida no município de Itabira/MG. Tendo-se como pressuposto a análise do Regimento da escola citada e como método de coleta de dados a pesquisa de campo, cujo instrumento de coleta foi a uma entrevista semi-estruturada coletiva, realizada com alguns dos professores mais antigos, principalmente os que trabalhavam anteriormente com Educação Infantil, que puderam informar como era ministrado o ensino de Arte antigamente na Escola Municipal Nico Andrade. A pesquisa prosseguiu com a aplicação de um questionário estruturado aos professores regentes das turmas de Educação Infantil atuais e com a observação em algumas salas, no intuito de analisar como está sendo processado o ensino de Arte aos alunos e como tal área de conhecimento é tratada pela criança. Os estudos tiveram como referência as obras de BARBOSA (2010; 2012), FERREIRA (2012), IAVELBERG (2003), dentre outros autores, assim como as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte que foram os eixos norteadores deste estudo, que se apoiou ainda, nas orientações do Referencial Curricular de Educação Infantil e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
id UFMG_46c15ba02fe51337b2a6e1d305904863
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9KYQ4N
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Conceicao Linda de FrancaKleumanery de Melo BarbosaMargareth de Assis Ferreira Silva2019-08-10T07:37:31Z2019-08-10T07:37:31Z2013-12-14http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KYQ4NEste estudo tratou da questão do ensino de Artes Visuais na Educação Infantil às crianças do primeiro e do segundo período, com a faixa etária entre 4 e 5 anos de idade, na Escola Municipal Nico Andrade, estabelecida no município de Itabira/MG. Tendo-se como pressuposto a análise do Regimento da escola citada e como método de coleta de dados a pesquisa de campo, cujo instrumento de coleta foi a uma entrevista semi-estruturada coletiva, realizada com alguns dos professores mais antigos, principalmente os que trabalhavam anteriormente com Educação Infantil, que puderam informar como era ministrado o ensino de Arte antigamente na Escola Municipal Nico Andrade. A pesquisa prosseguiu com a aplicação de um questionário estruturado aos professores regentes das turmas de Educação Infantil atuais e com a observação em algumas salas, no intuito de analisar como está sendo processado o ensino de Arte aos alunos e como tal área de conhecimento é tratada pela criança. Os estudos tiveram como referência as obras de BARBOSA (2010; 2012), FERREIRA (2012), IAVELBERG (2003), dentre outros autores, assim como as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte que foram os eixos norteadores deste estudo, que se apoiou ainda, nas orientações do Referencial Curricular de Educação Infantil e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.This study addressed the question of teaching Visual Arts in Early Childhood Education to the children of the first and second period, with the age range between 4 and 5 years old, at the Municipal School Nico Andrade established in the municipality of Itabira/MG. Bearing presupposes the analysis of the said Rules school and as a method of data collection fieldwork, whose collection instrument was a semi - structured interview conference held with some of the older teachers, especially those who worked previously with Early Childhood Education, which could inform how education was taught in the old Municipal Art School Nico Andrade. The research continued with the implementation of a structured school teachers to the classes of current Early Childhood Education and with the observation in some classrooms, in order to examine how it is being processed teaching art to students and how this knowledge area is treated by questionnaire child. The studies were based on the works of BARBOSA (2010; 2012), FERREIRA (2012), IAVELBERG (2003), among others, as well as the guidelines of the National Curriculum Parameters of art that were the guiding principles of this study, which is still supported, the orientations of Curriculum Early Childhood Education and the Law of Guidelines and Bases of National Education.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArtesArtes visuaisEducação infantilÁrea de conhecimentoO ensino de Artes Visuais na educação infantil da Escola Municipal Nico Andradeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmargareth_assis_ferreira_silva.pdfapplication/pdf8708517https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KYQ4N/1/margareth_assis_ferreira_silva.pdfb9ff4a15a14cec82dfe5c44b8cc74c0fMD51TEXTmargareth_assis_ferreira_silva.pdf.txtmargareth_assis_ferreira_silva.pdf.txtExtracted texttext/plain65843https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KYQ4N/2/margareth_assis_ferreira_silva.pdf.txtabc67497b4df9e71e62493b68aff5f81MD521843/BUOS-9KYQ4N2019-11-14 08:01:33.155oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9KYQ4NRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:01:33Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de Artes Visuais na educação infantil da Escola Municipal Nico Andrade
title O ensino de Artes Visuais na educação infantil da Escola Municipal Nico Andrade
spellingShingle O ensino de Artes Visuais na educação infantil da Escola Municipal Nico Andrade
Margareth de Assis Ferreira Silva
Artes visuais
Educação infantil
Área de conhecimento
Artes
title_short O ensino de Artes Visuais na educação infantil da Escola Municipal Nico Andrade
title_full O ensino de Artes Visuais na educação infantil da Escola Municipal Nico Andrade
title_fullStr O ensino de Artes Visuais na educação infantil da Escola Municipal Nico Andrade
title_full_unstemmed O ensino de Artes Visuais na educação infantil da Escola Municipal Nico Andrade
title_sort O ensino de Artes Visuais na educação infantil da Escola Municipal Nico Andrade
author Margareth de Assis Ferreira Silva
author_facet Margareth de Assis Ferreira Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Conceicao Linda de Franca
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Kleumanery de Melo Barbosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Margareth de Assis Ferreira Silva
contributor_str_mv Conceicao Linda de Franca
Kleumanery de Melo Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Artes visuais
Educação infantil
Área de conhecimento
topic Artes visuais
Educação infantil
Área de conhecimento
Artes
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Artes
description Este estudo tratou da questão do ensino de Artes Visuais na Educação Infantil às crianças do primeiro e do segundo período, com a faixa etária entre 4 e 5 anos de idade, na Escola Municipal Nico Andrade, estabelecida no município de Itabira/MG. Tendo-se como pressuposto a análise do Regimento da escola citada e como método de coleta de dados a pesquisa de campo, cujo instrumento de coleta foi a uma entrevista semi-estruturada coletiva, realizada com alguns dos professores mais antigos, principalmente os que trabalhavam anteriormente com Educação Infantil, que puderam informar como era ministrado o ensino de Arte antigamente na Escola Municipal Nico Andrade. A pesquisa prosseguiu com a aplicação de um questionário estruturado aos professores regentes das turmas de Educação Infantil atuais e com a observação em algumas salas, no intuito de analisar como está sendo processado o ensino de Arte aos alunos e como tal área de conhecimento é tratada pela criança. Os estudos tiveram como referência as obras de BARBOSA (2010; 2012), FERREIRA (2012), IAVELBERG (2003), dentre outros autores, assim como as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte que foram os eixos norteadores deste estudo, que se apoiou ainda, nas orientações do Referencial Curricular de Educação Infantil e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-12-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T07:37:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T07:37:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KYQ4N
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KYQ4N
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KYQ4N/1/margareth_assis_ferreira_silva.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KYQ4N/2/margareth_assis_ferreira_silva.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b9ff4a15a14cec82dfe5c44b8cc74c0f
abc67497b4df9e71e62493b68aff5f81
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589324015403008