O que gera satisfação no consumo de bebidas alcoólicas?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/56190 |
Resumo: | O consumo de bebidas alcoólicas é um hábito facilmente encontrado e que atinge diversas faixas etárias e regiões do Brasil. Segundo a OMS, o país apresentou consumo superior ao restante do mundo, de forma que em 2010, apenas 42% da população não havia ingerido bebidas alcoólicas durante aquele período frente aos 48% obtidos frente à população mundial. O objetivodesse trabalho é verificar quais fatores influenciam na satisfação de consumir bebidas alcoólicas. Para isso, conduziu-se uma pesquisa exploratório-descritiva. Na fase exploratória, foi feitas entrevistas com 22 pessoas. Depois, foi feito um survey com 247 respondentes. Os dados foram analisados com o SPSS. Como principais resultados, tem-se que os construtos independentes foram capazes de explicar 58,1% da variação do construto dependente e que os construtos “atitude”, motivação” e “preço” foram os únicossignificantes, estatisticamente, para explicar o construto “satisfação”. |
id |
UFMG_4736b24d77dfd3cc73fe4c0ec571f570 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/56190 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-07-13T17:36:50Z2023-07-13T17:36:50Z201812412219807031http://hdl.handle.net/1843/56190O consumo de bebidas alcoólicas é um hábito facilmente encontrado e que atinge diversas faixas etárias e regiões do Brasil. Segundo a OMS, o país apresentou consumo superior ao restante do mundo, de forma que em 2010, apenas 42% da população não havia ingerido bebidas alcoólicas durante aquele período frente aos 48% obtidos frente à população mundial. O objetivodesse trabalho é verificar quais fatores influenciam na satisfação de consumir bebidas alcoólicas. Para isso, conduziu-se uma pesquisa exploratório-descritiva. Na fase exploratória, foi feitas entrevistas com 22 pessoas. Depois, foi feito um survey com 247 respondentes. Os dados foram analisados com o SPSS. Como principais resultados, tem-se que os construtos independentes foram capazes de explicar 58,1% da variação do construto dependente e que os construtos “atitude”, motivação” e “preço” foram os únicossignificantes, estatisticamente, para explicar o construto “satisfação”.The consumption of alcoholic beverages is a habit easily found and that achieves several age groups and regions of Brazil. According WHO, the country has presented a higher consumption level compared to the rest of the world, so that in 2010 only 42% of the population did not ingest alcoholic beverages during that period compared to the 48% obtained from the rest of the world. In view of this habit of the Brazilians the research problem of this study arises. This research main purpose is to verify which factors influence satisfaction when using alcoholic beverages. Therefore, an exploratory and descriptive research was conducted. In the exploratory phase, 22 interviews were done. After that, a survey was sent and 247 people responded to it. The data obtained were analyzed through the SPSS software. The results showed that the independent constructs could explain 58,1% of the variation in the dependent construct, and also that the constructs “attitude”, “motivation” and “price” were the most significant to statistically explain the construc “satisfaction”.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASRevista Interdisciplinar Científica AplicadaComportamento do consumidorBebidas alcoólicasComportamento do consumidorTeoria do comportamento planejadoSatisfaçãoBebidas alcoólicasO que gera satisfação no consumo de bebidas alcoólicas?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17961Breno Julian Wendling CardosoMarlusa de Sevilha GoslingIury Teixeira de Sevilha GoslingKelly Cristine Oliveira Meirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALO que gera satisfação no consumo de bebidas alcoolicas.pdfO que gera satisfação no consumo de bebidas alcoolicas.pdfapplication/pdf3371172https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56190/2/O%20que%20gera%20satisfa%c3%a7%c3%a3o%20no%20consumo%20de%20bebidas%20alcoolicas.pdfaf915b0fb06ad6f6ace6a14bd58214f4MD52LICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56190/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD511843/561902023-07-13 14:36:50.772oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-07-13T17:36:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O que gera satisfação no consumo de bebidas alcoólicas? |
title |
O que gera satisfação no consumo de bebidas alcoólicas? |
spellingShingle |
O que gera satisfação no consumo de bebidas alcoólicas? Breno Julian Wendling Cardoso Comportamento do consumidor Teoria do comportamento planejado Satisfação Bebidas alcoólicas Comportamento do consumidor Bebidas alcoólicas |
title_short |
O que gera satisfação no consumo de bebidas alcoólicas? |
title_full |
O que gera satisfação no consumo de bebidas alcoólicas? |
title_fullStr |
O que gera satisfação no consumo de bebidas alcoólicas? |
title_full_unstemmed |
O que gera satisfação no consumo de bebidas alcoólicas? |
title_sort |
O que gera satisfação no consumo de bebidas alcoólicas? |
author |
Breno Julian Wendling Cardoso |
author_facet |
Breno Julian Wendling Cardoso Marlusa de Sevilha Gosling Iury Teixeira de Sevilha Gosling Kelly Cristine Oliveira Meira |
author_role |
author |
author2 |
Marlusa de Sevilha Gosling Iury Teixeira de Sevilha Gosling Kelly Cristine Oliveira Meira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Breno Julian Wendling Cardoso Marlusa de Sevilha Gosling Iury Teixeira de Sevilha Gosling Kelly Cristine Oliveira Meira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Teoria do comportamento planejado Satisfação Bebidas alcoólicas |
topic |
Comportamento do consumidor Teoria do comportamento planejado Satisfação Bebidas alcoólicas Comportamento do consumidor Bebidas alcoólicas |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Bebidas alcoólicas |
description |
O consumo de bebidas alcoólicas é um hábito facilmente encontrado e que atinge diversas faixas etárias e regiões do Brasil. Segundo a OMS, o país apresentou consumo superior ao restante do mundo, de forma que em 2010, apenas 42% da população não havia ingerido bebidas alcoólicas durante aquele período frente aos 48% obtidos frente à população mundial. O objetivodesse trabalho é verificar quais fatores influenciam na satisfação de consumir bebidas alcoólicas. Para isso, conduziu-se uma pesquisa exploratório-descritiva. Na fase exploratória, foi feitas entrevistas com 22 pessoas. Depois, foi feito um survey com 247 respondentes. Os dados foram analisados com o SPSS. Como principais resultados, tem-se que os construtos independentes foram capazes de explicar 58,1% da variação do construto dependente e que os construtos “atitude”, motivação” e “preço” foram os únicossignificantes, estatisticamente, para explicar o construto “satisfação”. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-13T17:36:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-13T17:36:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/56190 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
19807031 |
identifier_str_mv |
19807031 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/56190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar Científica Aplicada |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56190/2/O%20que%20gera%20satisfa%c3%a7%c3%a3o%20no%20consumo%20de%20bebidas%20alcoolicas.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56190/1/License.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
af915b0fb06ad6f6ace6a14bd58214f4 fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801676943892938752 |