O que gera satisfação no consumo de bebidas alcoólicas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Breno Julian Wendling Cardoso
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Marlusa de Sevilha Gosling, Iury Teixeira de Sevilha Gosling, Kelly Cristine Oliveira Meira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/56190
Resumo: O consumo de bebidas alcoólicas é um hábito facilmente encontrado e que atinge diversas faixas etárias e regiões do Brasil. Segundo a OMS, o país apresentou consumo superior ao restante do mundo, de forma que em 2010, apenas 42% da população não havia ingerido bebidas alcoólicas durante aquele período frente aos 48% obtidos frente à população mundial. O objetivodesse trabalho é verificar quais fatores influenciam na satisfação de consumir bebidas alcoólicas. Para isso, conduziu-se uma pesquisa exploratório-descritiva. Na fase exploratória, foi feitas entrevistas com 22 pessoas. Depois, foi feito um survey com 247 respondentes. Os dados foram analisados com o SPSS. Como principais resultados, tem-se que os construtos independentes foram capazes de explicar 58,1% da variação do construto dependente e que os construtos “atitude”, motivação” e “preço” foram os únicossignificantes, estatisticamente, para explicar o construto “satisfação”.
id UFMG_4736b24d77dfd3cc73fe4c0ec571f570
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/56190
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2023-07-13T17:36:50Z2023-07-13T17:36:50Z201812412219807031http://hdl.handle.net/1843/56190O consumo de bebidas alcoólicas é um hábito facilmente encontrado e que atinge diversas faixas etárias e regiões do Brasil. Segundo a OMS, o país apresentou consumo superior ao restante do mundo, de forma que em 2010, apenas 42% da população não havia ingerido bebidas alcoólicas durante aquele período frente aos 48% obtidos frente à população mundial. O objetivodesse trabalho é verificar quais fatores influenciam na satisfação de consumir bebidas alcoólicas. Para isso, conduziu-se uma pesquisa exploratório-descritiva. Na fase exploratória, foi feitas entrevistas com 22 pessoas. Depois, foi feito um survey com 247 respondentes. Os dados foram analisados com o SPSS. Como principais resultados, tem-se que os construtos independentes foram capazes de explicar 58,1% da variação do construto dependente e que os construtos “atitude”, motivação” e “preço” foram os únicossignificantes, estatisticamente, para explicar o construto “satisfação”.The consumption of alcoholic beverages is a habit easily found and that achieves several age groups and regions of Brazil. According WHO, the country has presented a higher consumption level compared to the rest of the world, so that in 2010 only 42% of the population did not ingest alcoholic beverages during that period compared to the 48% obtained from the rest of the world. In view of this habit of the Brazilians the research problem of this study arises. This research main purpose is to verify which factors influence satisfaction when using alcoholic beverages. Therefore, an exploratory and descriptive research was conducted. In the exploratory phase, 22 interviews were done. After that, a survey was sent and 247 people responded to it. The data obtained were analyzed through the SPSS software. The results showed that the independent constructs could explain 58,1% of the variation in the dependent construct, and also that the constructs “attitude”, “motivation” and “price” were the most significant to statistically explain the construc “satisfaction”.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASRevista Interdisciplinar Científica AplicadaComportamento do consumidorBebidas alcoólicasComportamento do consumidorTeoria do comportamento planejadoSatisfaçãoBebidas alcoólicasO que gera satisfação no consumo de bebidas alcoólicas?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17961Breno Julian Wendling CardosoMarlusa de Sevilha GoslingIury Teixeira de Sevilha GoslingKelly Cristine Oliveira Meirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALO que gera satisfação no consumo de bebidas alcoolicas.pdfO que gera satisfação no consumo de bebidas alcoolicas.pdfapplication/pdf3371172https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56190/2/O%20que%20gera%20satisfa%c3%a7%c3%a3o%20no%20consumo%20de%20bebidas%20alcoolicas.pdfaf915b0fb06ad6f6ace6a14bd58214f4MD52LICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56190/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD511843/561902023-07-13 14:36:50.772oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-07-13T17:36:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O que gera satisfação no consumo de bebidas alcoólicas?
title O que gera satisfação no consumo de bebidas alcoólicas?
spellingShingle O que gera satisfação no consumo de bebidas alcoólicas?
Breno Julian Wendling Cardoso
Comportamento do consumidor
Teoria do comportamento planejado
Satisfação
Bebidas alcoólicas
Comportamento do consumidor
Bebidas alcoólicas
title_short O que gera satisfação no consumo de bebidas alcoólicas?
title_full O que gera satisfação no consumo de bebidas alcoólicas?
title_fullStr O que gera satisfação no consumo de bebidas alcoólicas?
title_full_unstemmed O que gera satisfação no consumo de bebidas alcoólicas?
title_sort O que gera satisfação no consumo de bebidas alcoólicas?
author Breno Julian Wendling Cardoso
author_facet Breno Julian Wendling Cardoso
Marlusa de Sevilha Gosling
Iury Teixeira de Sevilha Gosling
Kelly Cristine Oliveira Meira
author_role author
author2 Marlusa de Sevilha Gosling
Iury Teixeira de Sevilha Gosling
Kelly Cristine Oliveira Meira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Breno Julian Wendling Cardoso
Marlusa de Sevilha Gosling
Iury Teixeira de Sevilha Gosling
Kelly Cristine Oliveira Meira
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Teoria do comportamento planejado
Satisfação
Bebidas alcoólicas
topic Comportamento do consumidor
Teoria do comportamento planejado
Satisfação
Bebidas alcoólicas
Comportamento do consumidor
Bebidas alcoólicas
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Bebidas alcoólicas
description O consumo de bebidas alcoólicas é um hábito facilmente encontrado e que atinge diversas faixas etárias e regiões do Brasil. Segundo a OMS, o país apresentou consumo superior ao restante do mundo, de forma que em 2010, apenas 42% da população não havia ingerido bebidas alcoólicas durante aquele período frente aos 48% obtidos frente à população mundial. O objetivodesse trabalho é verificar quais fatores influenciam na satisfação de consumir bebidas alcoólicas. Para isso, conduziu-se uma pesquisa exploratório-descritiva. Na fase exploratória, foi feitas entrevistas com 22 pessoas. Depois, foi feito um survey com 247 respondentes. Os dados foram analisados com o SPSS. Como principais resultados, tem-se que os construtos independentes foram capazes de explicar 58,1% da variação do construto dependente e que os construtos “atitude”, motivação” e “preço” foram os únicossignificantes, estatisticamente, para explicar o construto “satisfação”.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-13T17:36:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-13T17:36:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/56190
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 19807031
identifier_str_mv 19807031
url http://hdl.handle.net/1843/56190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Interdisciplinar Científica Aplicada
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56190/2/O%20que%20gera%20satisfa%c3%a7%c3%a3o%20no%20consumo%20de%20bebidas%20alcoolicas.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56190/1/License.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv af915b0fb06ad6f6ace6a14bd58214f4
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676943892938752