Análise da identidade e das práticas assumidas por consumidores de bebidas alcoólicas em contexto grupal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/14521 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Gestão de Agronegócios, 2016. |
id |
UNB-2_aaa29b91694b6c64612956888eba9e8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/14521 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Moura, Jehudiel Alves Ventura deThomé, Karim MariniGuimarães, Magali CostaMOURA, Jehudiel Alves Ventura de. Análise da identidade e das práticas assumidas por consumidores de bebidas alcoólicas em contexto grupal. 2016. 114 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão de Agronegócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://bdm.unb.br/handle/10483/14521Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Gestão de Agronegócios, 2016.O presente trabalho objetivou-se em conhecer os comportamentos e as identidades assumidas pelos consumidores de bebidas alcoólicas sob a influência da interação social, visando observar e analisar possíveis variações destes de acordo com a alteração de fatores situacionais em um nível grupal. Para alcançar este objetivo, fez-se necessário utilizar uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa exploratória. Portanto, foram realizadas 12 entrevistas semiestruturadas, com os participantes sendo selecionados pelo método “bola de neve”, onde os consumidores foram questionados sobre os seus hábitos relacionados ao consumo de bebidas e abordados frente a algumas situações sociais hipotéticas onde deveriam se posicionar diante delas. Após a coleta de dados, estes foram submetidos à uma análise de conteúdo a fim de possibilitar uma análise mais precisa dos perfis a partir das falas dos participantes. Desta forma, foram utilizados diversos conceitos para analisar estes comportamentos, como os de autoimagem, focos de consumo coletivo, consumo simbólico, comunidades de marca e outros. Por fim, foi percebido neste trabalho que diversos fatores situacionais podem influenciar fortemente o posicionamento e o consumo de bebidas alcoólicas dos participantes em um nível grupal.Submitted by Ricardo de Almeida Oliveira (ricardo_eletronica@hotmail.com) on 2016-09-09T11:44:32Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_JehudielAlvesVenturadeMoura_tcc.pdf: 1434533 bytes, checksum: b2c21668eca44cdcd4adc849242b2ab7 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2016-09-09T12:11:41Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_JehudielAlvesVenturadeMoura_tcc.pdf: 1434533 bytes, checksum: b2c21668eca44cdcd4adc849242b2ab7 (MD5)Made available in DSpace on 2016-09-09T12:11:41Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_JehudielAlvesVenturadeMoura_tcc.pdf: 1434533 bytes, checksum: b2c21668eca44cdcd4adc849242b2ab7 (MD5)This work aimed on knowing the behaviors and identities assumed by consumers of alcoholic beverages under the influence of social interaction, aiming to observe and analyze possible variations of these according to the change of situational factors on a group level. To achieve this objective, it was necessary to use a qualitative approach, characterized as an exploratory research. Therefore, there were 12 semi-structured interviews with participants being selected by the "snowball" method, where consumers were asked about their habits related to consumption of alcohol and have been approached regarding to some hypothetical social situations where they should position themselves in front of them. After data collection, these were subjected to a content analysis in order to enable a more precise analysis of the profiles from the speeches of the participants. Thus, several concepts were used to analyze these behaviors, such as the concepts of self-construals, collective consumption network, symbolic consumption, brand communities and others. Finally, it has been perceived in this work that several situational factors can greatly influence the positioning and the drinking of the participants on a group level.Análise da identidade e das práticas assumidas por consumidores de bebidas alcoólicas em contexto grupalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-09-09T12:11:41Z2016-09-09T12:11:41Z2016-06Interação socialComportamento do consumidorBebidas alcóolicas - consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2016_JehudielAlvesVenturadeMoura_tcc.pdf2016_JehudielAlvesVenturadeMoura_tcc.pdfapplication/pdf1434533http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14521/1/2016_JehudielAlvesVenturadeMoura_tcc.pdfb2c21668eca44cdcd4adc849242b2ab7MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14521/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14521/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14521/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1758http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14521/5/license.txt48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174MD5510483/145212016-09-09 09:41:42.545oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712016-09-09T12:41:42Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise da identidade e das práticas assumidas por consumidores de bebidas alcoólicas em contexto grupal |
title |
Análise da identidade e das práticas assumidas por consumidores de bebidas alcoólicas em contexto grupal |
spellingShingle |
Análise da identidade e das práticas assumidas por consumidores de bebidas alcoólicas em contexto grupal Moura, Jehudiel Alves Ventura de Interação social Comportamento do consumidor Bebidas alcóolicas - consumo |
title_short |
Análise da identidade e das práticas assumidas por consumidores de bebidas alcoólicas em contexto grupal |
title_full |
Análise da identidade e das práticas assumidas por consumidores de bebidas alcoólicas em contexto grupal |
title_fullStr |
Análise da identidade e das práticas assumidas por consumidores de bebidas alcoólicas em contexto grupal |
title_full_unstemmed |
Análise da identidade e das práticas assumidas por consumidores de bebidas alcoólicas em contexto grupal |
title_sort |
Análise da identidade e das práticas assumidas por consumidores de bebidas alcoólicas em contexto grupal |
author |
Moura, Jehudiel Alves Ventura de |
author_facet |
Moura, Jehudiel Alves Ventura de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorco.none.fl_str_mv |
Thomé, Karim Marini |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Jehudiel Alves Ventura de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Guimarães, Magali Costa |
contributor_str_mv |
Guimarães, Magali Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interação social Comportamento do consumidor Bebidas alcóolicas - consumo |
topic |
Interação social Comportamento do consumidor Bebidas alcóolicas - consumo |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Gestão de Agronegócios, 2016. |
publishDate |
2016 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2016-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-09-09T12:11:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-09-09T12:11:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MOURA, Jehudiel Alves Ventura de. Análise da identidade e das práticas assumidas por consumidores de bebidas alcoólicas em contexto grupal. 2016. 114 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão de Agronegócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/14521 |
identifier_str_mv |
MOURA, Jehudiel Alves Ventura de. Análise da identidade e das práticas assumidas por consumidores de bebidas alcoólicas em contexto grupal. 2016. 114 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão de Agronegócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/14521 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14521/1/2016_JehudielAlvesVenturadeMoura_tcc.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14521/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14521/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14521/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14521/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b2c21668eca44cdcd4adc849242b2ab7 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907894341468160 |