Análise da identidade e das práticas assumidas por consumidores de bebidas alcoólicas em contexto grupal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Jehudiel Alves Ventura de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/14521
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Gestão de Agronegócios, 2016.
id UNB-2_aaa29b91694b6c64612956888eba9e8e
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/14521
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Moura, Jehudiel Alves Ventura deThomé, Karim MariniGuimarães, Magali CostaMOURA, Jehudiel Alves Ventura de. Análise da identidade e das práticas assumidas por consumidores de bebidas alcoólicas em contexto grupal. 2016. 114 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão de Agronegócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://bdm.unb.br/handle/10483/14521Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Gestão de Agronegócios, 2016.O presente trabalho objetivou-se em conhecer os comportamentos e as identidades assumidas pelos consumidores de bebidas alcoólicas sob a influência da interação social, visando observar e analisar possíveis variações destes de acordo com a alteração de fatores situacionais em um nível grupal. Para alcançar este objetivo, fez-se necessário utilizar uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa exploratória. Portanto, foram realizadas 12 entrevistas semiestruturadas, com os participantes sendo selecionados pelo método “bola de neve”, onde os consumidores foram questionados sobre os seus hábitos relacionados ao consumo de bebidas e abordados frente a algumas situações sociais hipotéticas onde deveriam se posicionar diante delas. Após a coleta de dados, estes foram submetidos à uma análise de conteúdo a fim de possibilitar uma análise mais precisa dos perfis a partir das falas dos participantes. Desta forma, foram utilizados diversos conceitos para analisar estes comportamentos, como os de autoimagem, focos de consumo coletivo, consumo simbólico, comunidades de marca e outros. Por fim, foi percebido neste trabalho que diversos fatores situacionais podem influenciar fortemente o posicionamento e o consumo de bebidas alcoólicas dos participantes em um nível grupal.Submitted by Ricardo de Almeida Oliveira (ricardo_eletronica@hotmail.com) on 2016-09-09T11:44:32Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_JehudielAlvesVenturadeMoura_tcc.pdf: 1434533 bytes, checksum: b2c21668eca44cdcd4adc849242b2ab7 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2016-09-09T12:11:41Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_JehudielAlvesVenturadeMoura_tcc.pdf: 1434533 bytes, checksum: b2c21668eca44cdcd4adc849242b2ab7 (MD5)Made available in DSpace on 2016-09-09T12:11:41Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_JehudielAlvesVenturadeMoura_tcc.pdf: 1434533 bytes, checksum: b2c21668eca44cdcd4adc849242b2ab7 (MD5)This work aimed on knowing the behaviors and identities assumed by consumers of alcoholic beverages under the influence of social interaction, aiming to observe and analyze possible variations of these according to the change of situational factors on a group level. To achieve this objective, it was necessary to use a qualitative approach, characterized as an exploratory research. Therefore, there were 12 semi-structured interviews with participants being selected by the "snowball" method, where consumers were asked about their habits related to consumption of alcohol and have been approached regarding to some hypothetical social situations where they should position themselves in front of them. After data collection, these were subjected to a content analysis in order to enable a more precise analysis of the profiles from the speeches of the participants. Thus, several concepts were used to analyze these behaviors, such as the concepts of self-construals, collective consumption network, symbolic consumption, brand communities and others. Finally, it has been perceived in this work that several situational factors can greatly influence the positioning and the drinking of the participants on a group level.Análise da identidade e das práticas assumidas por consumidores de bebidas alcoólicas em contexto grupalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-09-09T12:11:41Z2016-09-09T12:11:41Z2016-06Interação socialComportamento do consumidorBebidas alcóolicas - consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2016_JehudielAlvesVenturadeMoura_tcc.pdf2016_JehudielAlvesVenturadeMoura_tcc.pdfapplication/pdf1434533http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14521/1/2016_JehudielAlvesVenturadeMoura_tcc.pdfb2c21668eca44cdcd4adc849242b2ab7MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14521/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14521/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14521/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1758http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14521/5/license.txt48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174MD5510483/145212016-09-09 09:41:42.545oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712016-09-09T12:41:42Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da identidade e das práticas assumidas por consumidores de bebidas alcoólicas em contexto grupal
title Análise da identidade e das práticas assumidas por consumidores de bebidas alcoólicas em contexto grupal
spellingShingle Análise da identidade e das práticas assumidas por consumidores de bebidas alcoólicas em contexto grupal
Moura, Jehudiel Alves Ventura de
Interação social
Comportamento do consumidor
Bebidas alcóolicas - consumo
title_short Análise da identidade e das práticas assumidas por consumidores de bebidas alcoólicas em contexto grupal
title_full Análise da identidade e das práticas assumidas por consumidores de bebidas alcoólicas em contexto grupal
title_fullStr Análise da identidade e das práticas assumidas por consumidores de bebidas alcoólicas em contexto grupal
title_full_unstemmed Análise da identidade e das práticas assumidas por consumidores de bebidas alcoólicas em contexto grupal
title_sort Análise da identidade e das práticas assumidas por consumidores de bebidas alcoólicas em contexto grupal
author Moura, Jehudiel Alves Ventura de
author_facet Moura, Jehudiel Alves Ventura de
author_role author
dc.contributor.advisorco.none.fl_str_mv Thomé, Karim Marini
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Jehudiel Alves Ventura de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guimarães, Magali Costa
contributor_str_mv Guimarães, Magali Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Interação social
Comportamento do consumidor
Bebidas alcóolicas - consumo
topic Interação social
Comportamento do consumidor
Bebidas alcóolicas - consumo
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Gestão de Agronegócios, 2016.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-09T12:11:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-09-09T12:11:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MOURA, Jehudiel Alves Ventura de. Análise da identidade e das práticas assumidas por consumidores de bebidas alcoólicas em contexto grupal. 2016. 114 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão de Agronegócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/14521
identifier_str_mv MOURA, Jehudiel Alves Ventura de. Análise da identidade e das práticas assumidas por consumidores de bebidas alcoólicas em contexto grupal. 2016. 114 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão de Agronegócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/14521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14521/1/2016_JehudielAlvesVenturadeMoura_tcc.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14521/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14521/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14521/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14521/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b2c21668eca44cdcd4adc849242b2ab7
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907894341468160