A influência do território sobre as escolhas escolares das famílias: um estudo em uma região da periferia de Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gustavo Bruno de Paula
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A3YFPY
Resumo: O problema de pesquisa desta dissertação se inscreve numa confluência das problemáticas clássicas da sociologia da educação e da sociologia urbana. Objetivando compreender se e de que maneira as desigualdades socioespaciais influenciam ou reforçam as desigualdades escolares, analisou-se o modo como determinadas características sociais e urbanas de um território configuraram as estratégias e as escolhas escolares das famílias. Para tanto, foram delimitadas como espaço geográfico de observação duas sub-regiões da região do Barreiro, localizada na cidade de Belo Horizonte e que apresentam contrastes socioeconômicos e urbanos. Foram comparadas as estratégias e escolhas escolares efetuadas pelas famílias que vivem nessas duas áreas, procurando identificar de que maneira as características sociais do entorno constrangiam ou favoreciam suas aspirações escolares. Os fatores territoriais considerados foram: as condições sociais e urbanas do território, especialmente as relativas à escolarização; as divisões simbólicas do espaço físico, como o estigma ou o prestígio dos bairros; e os processos de socialização coletiva, como a relação estabelecida pelas famílias com sua vizinhança. Para descrição e análise do território, foi realizada pesquisa de dados secundários em fontes diversas, como IBGE, INEP e Fundação João Pinheiro/FJP, bem como pesquisa documental em documentos oficiais que tratam da história da região. Os dados empíricos primários foram coletados por meio de entrevistas com 17 pais e/ou mães, com o auxílio de um roteiro semiestruturado que abordou questões relativas às condições de existência da família; sua relação com o território; e suas estratégias e escolhas escolares. Como complemento de dados sobre a oferta educacional do território, foram entrevistados quatro agentes educacionais (duas diretoras, um vice-diretor e uma supervisora) de diferentes estabelecimentos de ensino das duas sub-regiões. Os resultados indicam que o principal impacto do território é derivado das características quantitativas e qualitativas da oferta escolar (número e qualidade/reputação dos estabelecimentos de ensino existentes), embora se tenha constatado que a diferenciação social do território também influencia as escolhas parentais, principalmente no caso das famílias que vivem na área menos favorecida. A importância dos aspectos ligados à socialização coletiva e aos contatos sociais mostrou-se bem menor, pois depende da posição social das famílias.
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Foram comparadas as estratégias e escolhas escolares efetuadas pelas famílias que vivem nessas duas áreas, procurando identificar de que maneira as características sociais do entorno constrangiam ou favoreciam suas aspirações escolares. Os fatores territoriais considerados foram: as condições sociais e urbanas do território, especialmente as relativas à escolarização; as divisões simbólicas do espaço físico, como o estigma ou o prestígio dos bairros; e os processos de socialização coletiva, como a relação estabelecida pelas famílias com sua vizinhança. Para descrição e análise do território, foi realizada pesquisa de dados secundários em fontes diversas, como IBGE, INEP e Fundação João Pinheiro/FJP, bem como pesquisa documental em documentos oficiais que tratam da história da região. Os dados empíricos primários foram coletados por meio de entrevistas com 17 pais e/ou mães, com o auxílio de um roteiro semiestruturado que abordou questões relativas às condições de existência da família; sua relação com o território; e suas estratégias e escolhas escolares. Como complemento de dados sobre a oferta educacional do território, foram entrevistados quatro agentes educacionais (duas diretoras, um vice-diretor e uma supervisora) de diferentes estabelecimentos de ensino das duas sub-regiões. Os resultados indicam que o principal impacto do território é derivado das características quantitativas e qualitativas da oferta escolar (número e qualidade/reputação dos estabelecimentos de ensino existentes), embora se tenha constatado que a diferenciação social do território também influencia as escolhas parentais, principalmente no caso das famílias que vivem na área menos favorecida. A importância dos aspectos ligados à socialização coletiva e aos contatos sociais mostrou-se bem menor, pois depende da posição social das famílias.The research question of this dissertation is in the confluence of classical problems of sociology of education and urban sociology. Aiming to understand if and how socio-spatial inequalities influence or reinforce schooling inequalities, we analyzed the way certain social and urban characteristics of a territory configure the strategies and families school choices. In order to do so, we delimitated as a geographical observation space two sub-regions in the Barreiro area, in the city of Belo Horizonte, that present socioeconomic and urban contrasts. We compared the strategies used and school choices made by families that lived in these two areas, aiming to identify how the socio-economic characteristics of the environment restrained or favored their schooling aspirations. The territorial factors considered were: social and urban conditions of the territory, especially those related to schooling; the symbolic divisions of the physical space, such as the stigma or prestige of the neighborhoods; and the process of collective socialization, for instance the relation established by families with their vicinity. To describe and analyze the territory, we did a research on secondary data in several sources, such as IBGE, INEP, and Fundação João Pinheiro/FJP, as well as documental research in official documents on the history of the region. Primary empirical data was collected through interviews with 17 mothers and/or fathers, using a semi-structured list of questions that approached issues related to the families life conditions; their relation with the territory; and their strategies and school choices. In order to complement the data on schooling offer in the area, we interviewed four education professionals (two principals, one vice-principal, and an educational supervisor) of different schools in the two sub-regions. The results indicate that the main impact of the territory comes from the quantitative and qualitative characteristics of school offer (number and quality/reputation of the existing schools), although it has been observed that the social differences of the territory also influences parental choices, mainly families that lived in underprivileged areas. The importance of aspects connected to collective socialization and social contacts were reduced, as they depend on families social positions.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoEscolha do estabelecimento de ensinoDesigualdades socioespaciaisDesigualdades escolaresA influência do território sobre as escolhas escolares das famílias: um estudo em uma região da periferia de Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL009___disserta__o___gustavo_bruno___ufmg_fae_2015_03.pdfapplication/pdf2314111https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-A3YFPY/1/009___disserta__o___gustavo_bruno___ufmg_fae_2015_03.pdf22aaa71b331390f9e75a1a5bb7003ed7MD51TEXT009___disserta__o___gustavo_bruno___ufmg_fae_2015_03.pdf.txt009___disserta__o___gustavo_bruno___ufmg_fae_2015_03.pdf.txtExtracted texttext/plain240252https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-A3YFPY/2/009___disserta__o___gustavo_bruno___ufmg_fae_2015_03.pdf.txt92290599ccde940c25462b27d4690503MD521843/BUOS-A3YFPY2019-11-14 07:43:10.351oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-A3YFPYRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:43:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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