Consciência fonológica e fonêmica na aquisição da escrita alfabética

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Main Author: Andreia Cristina da Silva
Publication Date: 2012
Format: Bachelor thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFMG
Download full: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N8GJU
Summary: proposta pedagógica de um plano de ação para o desenvolvimento daConsciência Fonológica e Fonêmica na aquisição da escrita alfabética foi trabalhada com crianças de 6 anos do 1º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental. Alunos na fase inicial da apropriação do sistema de escrita alfabética. O objetivo principal ampliar a habilidade de atenção aos atributos sonoros da linguagem desenvolvendo a consciência fonológica em aprendizes iniciantes da língua escrita. Deste modo, ametodologia foi baseada nas estratégias da Consciência Fonológica e Fonêmica com o propósito de tornar as crianças mais atenta a escuta dos sons diversos e, consequentemente, desenvolver a percepção de que a linguagem escrita funciona como um sistema de representação da pauta sonora. O resultado foi positivo, a maioria das crianças já reconhece as unidades fonológicas entendendo a relação fonema / grafema. Outras estão em gradativos processos, onde já reconhecem letras do alfabeto e a sonoridade das mesmas. Conclui-se, finalmente, que o trabalho do desenvolvimento da Consciência Fonológica e Fonêmica é importante e fundamental para a compreensão do funcionamento da natureza do sistema de escrita alfabética.
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