O desenvolvimento da consciência fonêmica e a aquisição do princípio alfabético

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Solange de Souza [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/93953
Resumo: A aprendizagem da escrita requer mais do que a simples transposição dos sons da fala em um outro plano. É preciso tornar-se consciente das estruturas fonológicas da linguagem e compreender o princípio alfabético. A condição para que a criança internalize procedimentos de um sitema alfabético implica a capacidade de lidar com fonemas, de chegar à noção de que as plavras são compostas pro sons e que estes correspondem a letras que se empregam para escrever. Para se alcançar esse saber a respeito das relações estreitas e precisas entre letras e sons, a criança percorre um longo processo de construção de seus conhecimentos no mundo da escrita. Para um estudo mais objetivo e prático da consciência fonêmica, analisamos dados coletados de um jovem que manifesta dificuldades significativas em termos de domínio da escrita. Percebemos que sua consciência acerca dos fonemas evoluiu, no entanto, ele ainda não consegue perceber e representar unidades distintivas em final de sílabas complexas cuja estrutura é CVC.
id UNSP_cf2b3f58c34b16ce0d60b7079645d831
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/93953
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O desenvolvimento da consciência fonêmica e a aquisição do princípio alfabéticoLinguísticaFoneticaAquisição da escritaConsciência fonêmicaPrincípio alfabéticoLiteracy acquisitionPhonemics awarenessAlphabetical principleA aprendizagem da escrita requer mais do que a simples transposição dos sons da fala em um outro plano. É preciso tornar-se consciente das estruturas fonológicas da linguagem e compreender o princípio alfabético. A condição para que a criança internalize procedimentos de um sitema alfabético implica a capacidade de lidar com fonemas, de chegar à noção de que as plavras são compostas pro sons e que estes correspondem a letras que se empregam para escrever. Para se alcançar esse saber a respeito das relações estreitas e precisas entre letras e sons, a criança percorre um longo processo de construção de seus conhecimentos no mundo da escrita. Para um estudo mais objetivo e prático da consciência fonêmica, analisamos dados coletados de um jovem que manifesta dificuldades significativas em termos de domínio da escrita. Percebemos que sua consciência acerca dos fonemas evoluiu, no entanto, ele ainda não consegue perceber e representar unidades distintivas em final de sílabas complexas cuja estrutura é CVC.Learning how to write requires more than the simple transpositions of speech sounds into another plan. It is necessary to be aware of phonological structures of the language and to comprehend the alphabetical principle. The condition for child to grasp the mechanisms of an alphabetical system implies in the ability of dealing with phonemes, of noting that words are composed by sounds, which correspond to letters used to write. In order to reach that knowledge about the close and precise relationship between letters and sounds, a clhild goes through a long construction process of his/her knowledge into the world of writing. In order to perform a more practical and objective survey of the phonemics awareness, data collected from a teenager who presents significant difficulties in the field of writing. The development of his conscience about the phonemes was noted, even though he was not able to note or represent distinctive units at the end of complex syllables endowed with the CVC structure.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes, Sílvia Dinucci [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gonçalves, Solange de Souza [UNESP]2014-06-11T19:26:50Z2014-06-11T19:26:50Z2006-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis128 f.application/pdfGONÇALVES, Solange de Souza. O desenvolvimento da consciência fonêmica e a aquisição do princípio alfabético. 2006.. 128 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, 2006..http://hdl.handle.net/11449/93953000463674goncalves_ss_me_arafcl.pdf33004030009P4Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-24T06:16:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/93953Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-24T06:16:41Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento da consciência fonêmica e a aquisição do princípio alfabético
title O desenvolvimento da consciência fonêmica e a aquisição do princípio alfabético
spellingShingle O desenvolvimento da consciência fonêmica e a aquisição do princípio alfabético
Gonçalves, Solange de Souza [UNESP]
Linguística
Fonetica
Aquisição da escrita
Consciência fonêmica
Princípio alfabético
Literacy acquisition
Phonemics awareness
Alphabetical principle
title_short O desenvolvimento da consciência fonêmica e a aquisição do princípio alfabético
title_full O desenvolvimento da consciência fonêmica e a aquisição do princípio alfabético
title_fullStr O desenvolvimento da consciência fonêmica e a aquisição do princípio alfabético
title_full_unstemmed O desenvolvimento da consciência fonêmica e a aquisição do princípio alfabético
title_sort O desenvolvimento da consciência fonêmica e a aquisição do princípio alfabético
author Gonçalves, Solange de Souza [UNESP]
author_facet Gonçalves, Solange de Souza [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Sílvia Dinucci [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Solange de Souza [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Fonetica
Aquisição da escrita
Consciência fonêmica
Princípio alfabético
Literacy acquisition
Phonemics awareness
Alphabetical principle
topic Linguística
Fonetica
Aquisição da escrita
Consciência fonêmica
Princípio alfabético
Literacy acquisition
Phonemics awareness
Alphabetical principle
description A aprendizagem da escrita requer mais do que a simples transposição dos sons da fala em um outro plano. É preciso tornar-se consciente das estruturas fonológicas da linguagem e compreender o princípio alfabético. A condição para que a criança internalize procedimentos de um sitema alfabético implica a capacidade de lidar com fonemas, de chegar à noção de que as plavras são compostas pro sons e que estes correspondem a letras que se empregam para escrever. Para se alcançar esse saber a respeito das relações estreitas e precisas entre letras e sons, a criança percorre um longo processo de construção de seus conhecimentos no mundo da escrita. Para um estudo mais objetivo e prático da consciência fonêmica, analisamos dados coletados de um jovem que manifesta dificuldades significativas em termos de domínio da escrita. Percebemos que sua consciência acerca dos fonemas evoluiu, no entanto, ele ainda não consegue perceber e representar unidades distintivas em final de sílabas complexas cuja estrutura é CVC.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03-29
2014-06-11T19:26:50Z
2014-06-11T19:26:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONÇALVES, Solange de Souza. O desenvolvimento da consciência fonêmica e a aquisição do princípio alfabético. 2006.. 128 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, 2006..
http://hdl.handle.net/11449/93953
000463674
goncalves_ss_me_arafcl.pdf
33004030009P4
identifier_str_mv GONÇALVES, Solange de Souza. O desenvolvimento da consciência fonêmica e a aquisição do princípio alfabético. 2006.. 128 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, 2006..
000463674
goncalves_ss_me_arafcl.pdf
33004030009P4
url http://hdl.handle.net/11449/93953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 128 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965390964523008