Satisfação dos funcionários e estilos de liderança: existe uma relação?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/61714 |
Resumo: | Introdução Na política estratégica de uma empresa deve estar inserido o compromisso com a gestão de pessoas, a fim de contribuir para o alcance dos resultados do negócio, porque “são importantes para o contexto social e devem buscar principalmente sinergia para alcançar metas e corresponder às expectativas das organizações para as quais desempenham suas funções” (BENEVIDES, 2010, p. 15). Problema de Pesquisa e Objetivo Esta pesquisa procura resolver o seguinte problema: qual a relação existente entre a satisfação dos funcionários e os estilos de liderança, na percepção dos gestores e dos seus liderados, em empresas contábeis de Belo Horizonte? Logo, o objetivo geral deste trabalho é identificar a relação existente entre a satisfação dos funcionários e os estilos de liderança, na percepção dos gestores e dos seus liderados, em empresas contábeis de Belo Horizonte. Fundamentação Teórica As características e habilidades dos gestores são o que definem seus estilos de liderança, mas nesta optou-se por classifica-los em três: liderança transformacional, transacional e ausência de liderança, conforme Bento (2008). Cada uma desses estilos é marcada por características repercutem mais positivamente ou negativamente no ambiente empresarial do ponto de vista do clima organizacional e financeiro de modo mais frequentemente que em outra. Metodologia Para levantamento de dados foi desenvolvido dois instrumentos (um para os gestores e outro para seus liderados) estruturados a partir do Multifactor Leadership Questionnaire (MLQ) de Bass (1995), na versão de Benevides (2010) para diagnóstico do estilo de liderança e do instrumento de Melià e Peiró (1989) na versão de Santos (2012) para identificação da satisfação dos liderados. Foi aplicado em 08 escritórios de contabilidade que resultou em uma amostra de 13 gestores e 54 liderados por eles. Análise dos Resultados Em relação ao grau de satisfação geral do liderado e a sua percepção sobre o estilo de liderança do seu gestor, constatou-se que é positivamente influenciado pelos estilos Transformacional (correlação de 0, 6702, p-valor < 0,01) e Transacional (correlação de 0, 5911, p-valor < 0,01). Sendo que o estilo de liderança Laissez-Faire exerce influência negativa (correlação de -0, 0240) porém não significava (p-valor > 0,1). Conclusão Os achados desta pesquisa corroboram com a definição de satisfação trazida por Lizote et al. (2014) como sensação de prazer ou decepção, em consequência do que está sendo recebido ou comparado ao que se é esperado, mostrando que gestores preocupados com o ambiente organizacional, com ouvir os funcionários tanto em críticas como sugestões, com o bem estar geral da equipe, não visando apenas recompensa, tem chances significativas maiores de criar um bom clima organizacional e promover resultados |
id |
UFMG_481b601e3be57629678f131f4152452a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/61714 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-12-05T14:24:55Z2023-12-05T14:24:55Z2016-11192177-3866http://hdl.handle.net/1843/61714Introdução Na política estratégica de uma empresa deve estar inserido o compromisso com a gestão de pessoas, a fim de contribuir para o alcance dos resultados do negócio, porque “são importantes para o contexto social e devem buscar principalmente sinergia para alcançar metas e corresponder às expectativas das organizações para as quais desempenham suas funções” (BENEVIDES, 2010, p. 15). Problema de Pesquisa e Objetivo Esta pesquisa procura resolver o seguinte problema: qual a relação existente entre a satisfação dos funcionários e os estilos de liderança, na percepção dos gestores e dos seus liderados, em empresas contábeis de Belo Horizonte? Logo, o objetivo geral deste trabalho é identificar a relação existente entre a satisfação dos funcionários e os estilos de liderança, na percepção dos gestores e dos seus liderados, em empresas contábeis de Belo Horizonte. Fundamentação Teórica As características e habilidades dos gestores são o que definem seus estilos de liderança, mas nesta optou-se por classifica-los em três: liderança transformacional, transacional e ausência de liderança, conforme Bento (2008). Cada uma desses estilos é marcada por características repercutem mais positivamente ou negativamente no ambiente empresarial do ponto de vista do clima organizacional e financeiro de modo mais frequentemente que em outra. Metodologia Para levantamento de dados foi desenvolvido dois instrumentos (um para os gestores e outro para seus liderados) estruturados a partir do Multifactor Leadership Questionnaire (MLQ) de Bass (1995), na versão de Benevides (2010) para diagnóstico do estilo de liderança e do instrumento de Melià e Peiró (1989) na versão de Santos (2012) para identificação da satisfação dos liderados. Foi aplicado em 08 escritórios de contabilidade que resultou em uma amostra de 13 gestores e 54 liderados por eles. Análise dos Resultados Em relação ao grau de satisfação geral do liderado e a sua percepção sobre o estilo de liderança do seu gestor, constatou-se que é positivamente influenciado pelos estilos Transformacional (correlação de 0, 6702, p-valor < 0,01) e Transacional (correlação de 0, 5911, p-valor < 0,01). Sendo que o estilo de liderança Laissez-Faire exerce influência negativa (correlação de -0, 0240) porém não significava (p-valor > 0,1). Conclusão Os achados desta pesquisa corroboram com a definição de satisfação trazida por Lizote et al. (2014) como sensação de prazer ou decepção, em consequência do que está sendo recebido ou comparado ao que se é esperado, mostrando que gestores preocupados com o ambiente organizacional, com ouvir os funcionários tanto em críticas como sugestões, com o bem estar geral da equipe, não visando apenas recompensa, tem chances significativas maiores de criar um bom clima organizacional e promover resultadosporUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISSEMEAD Seminários em AdministraçãoLiderançaContabilidadeEstilos de LiderançaLiderença TransformacionalTransacionalLaissez-FEmpresas ContábeisSatisfação dos funcionários e estilos de liderança: existe uma relação?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://login.semead.com.br/19semead/anais/resumo.php?cod_trabalho=1453Mirian Mara Batista da SilvaEduardo Mendes NascimentoJacqueline Veneroso Alves da Cunhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61714/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALSatisfação dos Funcionários e Estilos de Liderança.pdfSatisfação dos Funcionários e Estilos de Liderança.pdfapplication/pdf207659https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61714/2/Satisfa%c3%a7%c3%a3o%20dos%20Funcion%c3%a1rios%20e%20Estilos%20de%20Lideran%c3%a7a.pdfa5552c106fe5245ba5ef8c2a70a1f74cMD521843/617142023-12-05 11:24:55.719oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-12-05T14:24:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Satisfação dos funcionários e estilos de liderança: existe uma relação? |
title |
Satisfação dos funcionários e estilos de liderança: existe uma relação? |
spellingShingle |
Satisfação dos funcionários e estilos de liderança: existe uma relação? Mirian Mara Batista da Silva Estilos de Liderança Liderença Transformacional Transacional Laissez-F Empresas Contábeis Liderança Contabilidade |
title_short |
Satisfação dos funcionários e estilos de liderança: existe uma relação? |
title_full |
Satisfação dos funcionários e estilos de liderança: existe uma relação? |
title_fullStr |
Satisfação dos funcionários e estilos de liderança: existe uma relação? |
title_full_unstemmed |
Satisfação dos funcionários e estilos de liderança: existe uma relação? |
title_sort |
Satisfação dos funcionários e estilos de liderança: existe uma relação? |
author |
Mirian Mara Batista da Silva |
author_facet |
Mirian Mara Batista da Silva Eduardo Mendes Nascimento Jacqueline Veneroso Alves da Cunha |
author_role |
author |
author2 |
Eduardo Mendes Nascimento Jacqueline Veneroso Alves da Cunha |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mirian Mara Batista da Silva Eduardo Mendes Nascimento Jacqueline Veneroso Alves da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estilos de Liderança Liderença Transformacional Transacional Laissez-F Empresas Contábeis |
topic |
Estilos de Liderança Liderença Transformacional Transacional Laissez-F Empresas Contábeis Liderança Contabilidade |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Liderança Contabilidade |
description |
Introdução Na política estratégica de uma empresa deve estar inserido o compromisso com a gestão de pessoas, a fim de contribuir para o alcance dos resultados do negócio, porque “são importantes para o contexto social e devem buscar principalmente sinergia para alcançar metas e corresponder às expectativas das organizações para as quais desempenham suas funções” (BENEVIDES, 2010, p. 15). Problema de Pesquisa e Objetivo Esta pesquisa procura resolver o seguinte problema: qual a relação existente entre a satisfação dos funcionários e os estilos de liderança, na percepção dos gestores e dos seus liderados, em empresas contábeis de Belo Horizonte? Logo, o objetivo geral deste trabalho é identificar a relação existente entre a satisfação dos funcionários e os estilos de liderança, na percepção dos gestores e dos seus liderados, em empresas contábeis de Belo Horizonte. Fundamentação Teórica As características e habilidades dos gestores são o que definem seus estilos de liderança, mas nesta optou-se por classifica-los em três: liderança transformacional, transacional e ausência de liderança, conforme Bento (2008). Cada uma desses estilos é marcada por características repercutem mais positivamente ou negativamente no ambiente empresarial do ponto de vista do clima organizacional e financeiro de modo mais frequentemente que em outra. Metodologia Para levantamento de dados foi desenvolvido dois instrumentos (um para os gestores e outro para seus liderados) estruturados a partir do Multifactor Leadership Questionnaire (MLQ) de Bass (1995), na versão de Benevides (2010) para diagnóstico do estilo de liderança e do instrumento de Melià e Peiró (1989) na versão de Santos (2012) para identificação da satisfação dos liderados. Foi aplicado em 08 escritórios de contabilidade que resultou em uma amostra de 13 gestores e 54 liderados por eles. Análise dos Resultados Em relação ao grau de satisfação geral do liderado e a sua percepção sobre o estilo de liderança do seu gestor, constatou-se que é positivamente influenciado pelos estilos Transformacional (correlação de 0, 6702, p-valor < 0,01) e Transacional (correlação de 0, 5911, p-valor < 0,01). Sendo que o estilo de liderança Laissez-Faire exerce influência negativa (correlação de -0, 0240) porém não significava (p-valor > 0,1). Conclusão Os achados desta pesquisa corroboram com a definição de satisfação trazida por Lizote et al. (2014) como sensação de prazer ou decepção, em consequência do que está sendo recebido ou comparado ao que se é esperado, mostrando que gestores preocupados com o ambiente organizacional, com ouvir os funcionários tanto em críticas como sugestões, com o bem estar geral da equipe, não visando apenas recompensa, tem chances significativas maiores de criar um bom clima organizacional e promover resultados |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-05T14:24:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-05T14:24:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/61714 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2177-3866 |
identifier_str_mv |
2177-3866 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/61714 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
SEMEAD Seminários em Administração |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61714/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61714/2/Satisfa%c3%a7%c3%a3o%20dos%20Funcion%c3%a1rios%20e%20Estilos%20de%20Lideran%c3%a7a.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 a5552c106fe5245ba5ef8c2a70a1f74c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589357894893568 |