Informação, aprendizagem, conhecimento: a tríplice aliança no contexto da educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A4RFZQ |
Resumo: | A educação a distancia torna se uma realidade na sociedade contemporânea e nesse sentido as novas tecnologias da comunicação e da informação potencializam a cognição humana e ampliam as possibilidades de mediação entre os diversos atores do processo de ensino/aprendizagem. Refletindo uma concepção de ciência que integra o homem no contexto social e de uma ecologia cognitiva, na qual a informação e conhecimento são, ao mesmo tempo, fonte e produto do saber fez se investigação de um dos cursos oferecidos a distancia pela PUC Minas Virtual que utiliza intensamente as novas tecnologias de informação com o objetivo de discutir e avaliar o processo de conhecimento que ocorre e que pode vir a ocorrer nos ambientes a distancia. A pesquisa apoiou-se na técnica da observação, dentro da perspectiva de se analisar, sob múltiplos olhares, o processo de ensino/aprendizagem. A pesquisa foi feita sob a ótica de uma visão construtivista do conhecimento, buscando contribuir com diretrizes orientadoras para uma nova metodologia de ensino nas modalidades de ensino nas modalidades de cursos a distancia. |
id |
UFMG_4824aae1c996d7c76d9be1ca6037e547 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-A4RFZQ |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Isis PaimLigia Maria Moreira DumontMaria Tereza da Cunha CoutinhoMaria Auxiliadora Monteiro OliveiraCarlos Alberto Marques PietrobonJose Wilson da Costa2019-08-14T20:56:01Z2019-08-14T20:56:01Z2002-09-27http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A4RFZQA educação a distancia torna se uma realidade na sociedade contemporânea e nesse sentido as novas tecnologias da comunicação e da informação potencializam a cognição humana e ampliam as possibilidades de mediação entre os diversos atores do processo de ensino/aprendizagem. Refletindo uma concepção de ciência que integra o homem no contexto social e de uma ecologia cognitiva, na qual a informação e conhecimento são, ao mesmo tempo, fonte e produto do saber fez se investigação de um dos cursos oferecidos a distancia pela PUC Minas Virtual que utiliza intensamente as novas tecnologias de informação com o objetivo de discutir e avaliar o processo de conhecimento que ocorre e que pode vir a ocorrer nos ambientes a distancia. A pesquisa apoiou-se na técnica da observação, dentro da perspectiva de se analisar, sob múltiplos olhares, o processo de ensino/aprendizagem. A pesquisa foi feita sob a ótica de uma visão construtivista do conhecimento, buscando contribuir com diretrizes orientadoras para uma nova metodologia de ensino nas modalidades de ensino nas modalidades de cursos a distancia.Distance education (learning) has become a reality in contemporary society. New information and communication technologies continue to expand the number of pedagogical possibilities for both student and techer (instructor). The current investigation of distance education reflects a scientific orientation that perceives man as a social being who learns through relations with others, large cultural influences are also explored. Futhermore, human cognition is examined through an ecological framework where information and knowledge are, at the same time, source and product of knowing. Specifically, this work inquiry examines a distance learning course offered by PUC Minas Virtual that implements new information and communication technologies with the objective of furthering this educational modality and providing evidence for is efficacy. The research paradigm utilized was observational in nature. It analyze, through multiple perspectives, both the teaching and learning process involved in distance learning and was established in theories of learning in compliance with a constructivism conception of the knowledge. The current investigation seeks to provide readers with relatively new methodology of education in the modalities of distance courses.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGConstrutivismo (Educação)Ensino à distânciaCogniçãoTecnologia da informaçãoConstrutivismoInteracionismoTecnologias da comunicação e da informaçãoEducação a distanciaEnsino/AprendizagemEnsino a distânciaInformação, aprendizagem, conhecimento: a tríplice aliança no contexto da educação a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALjose_wilson_da_costa.pdfapplication/pdf60023633https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-A4RFZQ/1/jose_wilson_da_costa.pdfb95d828efb14a9c8dbf48dd95423de34MD51TEXTjose_wilson_da_costa.pdf.txtjose_wilson_da_costa.pdf.txtExtracted texttext/plain185https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-A4RFZQ/2/jose_wilson_da_costa.pdf.txt91d037e620643d73145a54e44da2fd6bMD521843/BUOS-A4RFZQ2019-11-14 15:28:21.714oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-A4RFZQRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:28:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Informação, aprendizagem, conhecimento: a tríplice aliança no contexto da educação a distância |
title |
Informação, aprendizagem, conhecimento: a tríplice aliança no contexto da educação a distância |
spellingShingle |
Informação, aprendizagem, conhecimento: a tríplice aliança no contexto da educação a distância Jose Wilson da Costa Construtivismo Interacionismo Tecnologias da comunicação e da informação Educação a distancia Ensino/Aprendizagem Ensino a distância Construtivismo (Educação) Ensino à distância Cognição Tecnologia da informação |
title_short |
Informação, aprendizagem, conhecimento: a tríplice aliança no contexto da educação a distância |
title_full |
Informação, aprendizagem, conhecimento: a tríplice aliança no contexto da educação a distância |
title_fullStr |
Informação, aprendizagem, conhecimento: a tríplice aliança no contexto da educação a distância |
title_full_unstemmed |
Informação, aprendizagem, conhecimento: a tríplice aliança no contexto da educação a distância |
title_sort |
Informação, aprendizagem, conhecimento: a tríplice aliança no contexto da educação a distância |
author |
Jose Wilson da Costa |
author_facet |
Jose Wilson da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Isis Paim |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ligia Maria Moreira Dumont |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Maria Tereza da Cunha Coutinho |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Carlos Alberto Marques Pietrobon |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jose Wilson da Costa |
contributor_str_mv |
Isis Paim Ligia Maria Moreira Dumont Maria Tereza da Cunha Coutinho Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira Carlos Alberto Marques Pietrobon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Construtivismo Interacionismo Tecnologias da comunicação e da informação Educação a distancia Ensino/Aprendizagem Ensino a distância |
topic |
Construtivismo Interacionismo Tecnologias da comunicação e da informação Educação a distancia Ensino/Aprendizagem Ensino a distância Construtivismo (Educação) Ensino à distância Cognição Tecnologia da informação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Construtivismo (Educação) Ensino à distância Cognição Tecnologia da informação |
description |
A educação a distancia torna se uma realidade na sociedade contemporânea e nesse sentido as novas tecnologias da comunicação e da informação potencializam a cognição humana e ampliam as possibilidades de mediação entre os diversos atores do processo de ensino/aprendizagem. Refletindo uma concepção de ciência que integra o homem no contexto social e de uma ecologia cognitiva, na qual a informação e conhecimento são, ao mesmo tempo, fonte e produto do saber fez se investigação de um dos cursos oferecidos a distancia pela PUC Minas Virtual que utiliza intensamente as novas tecnologias de informação com o objetivo de discutir e avaliar o processo de conhecimento que ocorre e que pode vir a ocorrer nos ambientes a distancia. A pesquisa apoiou-se na técnica da observação, dentro da perspectiva de se analisar, sob múltiplos olhares, o processo de ensino/aprendizagem. A pesquisa foi feita sob a ótica de uma visão construtivista do conhecimento, buscando contribuir com diretrizes orientadoras para uma nova metodologia de ensino nas modalidades de ensino nas modalidades de cursos a distancia. |
publishDate |
2002 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2002-09-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T20:56:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T20:56:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A4RFZQ |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A4RFZQ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-A4RFZQ/1/jose_wilson_da_costa.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-A4RFZQ/2/jose_wilson_da_costa.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b95d828efb14a9c8dbf48dd95423de34 91d037e620643d73145a54e44da2fd6b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589333861531648 |