Informação, aprendizagem, conhecimento: a tríplice aliança no contexto da educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jose Wilson da Costa
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A4RFZQ
Resumo: A educação a distancia torna se uma realidade na sociedade contemporânea e nesse sentido as novas tecnologias da comunicação e da informação potencializam a cognição humana e ampliam as possibilidades de mediação entre os diversos atores do processo de ensino/aprendizagem. Refletindo uma concepção de ciência que integra o homem no contexto social e de uma ecologia cognitiva, na qual a informação e conhecimento são, ao mesmo tempo, fonte e produto do saber fez se investigação de um dos cursos oferecidos a distancia pela PUC Minas Virtual que utiliza intensamente as novas tecnologias de informação com o objetivo de discutir e avaliar o processo de conhecimento que ocorre e que pode vir a ocorrer nos ambientes a distancia. A pesquisa apoiou-se na técnica da observação, dentro da perspectiva de se analisar, sob múltiplos olhares, o processo de ensino/aprendizagem. A pesquisa foi feita sob a ótica de uma visão construtivista do conhecimento, buscando contribuir com diretrizes orientadoras para uma nova metodologia de ensino nas modalidades de ensino nas modalidades de cursos a distancia.
id UFMG_4824aae1c996d7c76d9be1ca6037e547
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-A4RFZQ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Isis PaimLigia Maria Moreira DumontMaria Tereza da Cunha CoutinhoMaria Auxiliadora Monteiro OliveiraCarlos Alberto Marques PietrobonJose Wilson da Costa2019-08-14T20:56:01Z2019-08-14T20:56:01Z2002-09-27http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A4RFZQA educação a distancia torna se uma realidade na sociedade contemporânea e nesse sentido as novas tecnologias da comunicação e da informação potencializam a cognição humana e ampliam as possibilidades de mediação entre os diversos atores do processo de ensino/aprendizagem. Refletindo uma concepção de ciência que integra o homem no contexto social e de uma ecologia cognitiva, na qual a informação e conhecimento são, ao mesmo tempo, fonte e produto do saber fez se investigação de um dos cursos oferecidos a distancia pela PUC Minas Virtual que utiliza intensamente as novas tecnologias de informação com o objetivo de discutir e avaliar o processo de conhecimento que ocorre e que pode vir a ocorrer nos ambientes a distancia. A pesquisa apoiou-se na técnica da observação, dentro da perspectiva de se analisar, sob múltiplos olhares, o processo de ensino/aprendizagem. A pesquisa foi feita sob a ótica de uma visão construtivista do conhecimento, buscando contribuir com diretrizes orientadoras para uma nova metodologia de ensino nas modalidades de ensino nas modalidades de cursos a distancia.Distance education (learning) has become a reality in contemporary society. New information and communication technologies continue to expand the number of pedagogical possibilities for both student and techer (instructor). The current investigation of distance education reflects a scientific orientation that perceives man as a social being who learns through relations with others, large cultural influences are also explored. Futhermore, human cognition is examined through an ecological framework where information and knowledge are, at the same time, source and product of knowing. Specifically, this work inquiry examines a distance learning course offered by PUC Minas Virtual that implements new information and communication technologies with the objective of furthering this educational modality and providing evidence for is efficacy. The research paradigm utilized was observational in nature. It analyze, through multiple perspectives, both the teaching and learning process involved in distance learning and was established in theories of learning in compliance with a constructivism conception of the knowledge. The current investigation seeks to provide readers with relatively new methodology of education in the modalities of distance courses.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGConstrutivismo (Educação)Ensino à distânciaCogniçãoTecnologia da informaçãoConstrutivismoInteracionismoTecnologias da comunicação e da informaçãoEducação a distanciaEnsino/AprendizagemEnsino a distânciaInformação, aprendizagem, conhecimento: a tríplice aliança no contexto da educação a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALjose_wilson_da_costa.pdfapplication/pdf60023633https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-A4RFZQ/1/jose_wilson_da_costa.pdfb95d828efb14a9c8dbf48dd95423de34MD51TEXTjose_wilson_da_costa.pdf.txtjose_wilson_da_costa.pdf.txtExtracted texttext/plain185https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-A4RFZQ/2/jose_wilson_da_costa.pdf.txt91d037e620643d73145a54e44da2fd6bMD521843/BUOS-A4RFZQ2019-11-14 15:28:21.714oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-A4RFZQRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:28:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Informação, aprendizagem, conhecimento: a tríplice aliança no contexto da educação a distância
title Informação, aprendizagem, conhecimento: a tríplice aliança no contexto da educação a distância
spellingShingle Informação, aprendizagem, conhecimento: a tríplice aliança no contexto da educação a distância
Jose Wilson da Costa
Construtivismo
Interacionismo
Tecnologias da comunicação e da informação
Educação a distancia
Ensino/Aprendizagem
Ensino a distância
Construtivismo (Educação)
Ensino à distância
Cognição
Tecnologia da informação
title_short Informação, aprendizagem, conhecimento: a tríplice aliança no contexto da educação a distância
title_full Informação, aprendizagem, conhecimento: a tríplice aliança no contexto da educação a distância
title_fullStr Informação, aprendizagem, conhecimento: a tríplice aliança no contexto da educação a distância
title_full_unstemmed Informação, aprendizagem, conhecimento: a tríplice aliança no contexto da educação a distância
title_sort Informação, aprendizagem, conhecimento: a tríplice aliança no contexto da educação a distância
author Jose Wilson da Costa
author_facet Jose Wilson da Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Isis Paim
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ligia Maria Moreira Dumont
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Tereza da Cunha Coutinho
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Carlos Alberto Marques Pietrobon
dc.contributor.author.fl_str_mv Jose Wilson da Costa
contributor_str_mv Isis Paim
Ligia Maria Moreira Dumont
Maria Tereza da Cunha Coutinho
Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira
Carlos Alberto Marques Pietrobon
dc.subject.por.fl_str_mv Construtivismo
Interacionismo
Tecnologias da comunicação e da informação
Educação a distancia
Ensino/Aprendizagem
Ensino a distância
topic Construtivismo
Interacionismo
Tecnologias da comunicação e da informação
Educação a distancia
Ensino/Aprendizagem
Ensino a distância
Construtivismo (Educação)
Ensino à distância
Cognição
Tecnologia da informação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Construtivismo (Educação)
Ensino à distância
Cognição
Tecnologia da informação
description A educação a distancia torna se uma realidade na sociedade contemporânea e nesse sentido as novas tecnologias da comunicação e da informação potencializam a cognição humana e ampliam as possibilidades de mediação entre os diversos atores do processo de ensino/aprendizagem. Refletindo uma concepção de ciência que integra o homem no contexto social e de uma ecologia cognitiva, na qual a informação e conhecimento são, ao mesmo tempo, fonte e produto do saber fez se investigação de um dos cursos oferecidos a distancia pela PUC Minas Virtual que utiliza intensamente as novas tecnologias de informação com o objetivo de discutir e avaliar o processo de conhecimento que ocorre e que pode vir a ocorrer nos ambientes a distancia. A pesquisa apoiou-se na técnica da observação, dentro da perspectiva de se analisar, sob múltiplos olhares, o processo de ensino/aprendizagem. A pesquisa foi feita sob a ótica de uma visão construtivista do conhecimento, buscando contribuir com diretrizes orientadoras para uma nova metodologia de ensino nas modalidades de ensino nas modalidades de cursos a distancia.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002-09-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T20:56:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T20:56:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A4RFZQ
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A4RFZQ
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-A4RFZQ/1/jose_wilson_da_costa.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-A4RFZQ/2/jose_wilson_da_costa.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b95d828efb14a9c8dbf48dd95423de34
91d037e620643d73145a54e44da2fd6b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589333861531648