O que aprendi com o PEAD : como explico o sucesso do curso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/225630 |
Resumo: | Por meio deste texto analiso o meu próprio percurso como docente do Curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância da UFRGS, especialmente minha atuação no polo de São Leopoldo. Recolhendo minhas percepções a respeito das transformações que ocorreram no curso, reflito, embasada na Epistemologia Genética de Jean Piaget (1983), sobre as razões pelas quais acredito que o curso conseguiu ser bem sucedido, inclusive obtendo uma taxa de evasão inferior a cursos na modalidade presencial. Desta forma, procuro traçar paralelos entre o meu percurso e o do curso, identificando minhas próprias aprendizagens e os fatores que contribuíram o para o sucesso do curso. |
id |
UFRGS-2_34db1467e24fa40a168f68c272de76a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225630 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Marques, Tânia Beatriz Iwaszko2021-08-13T04:37:40Z20131679-1916http://hdl.handle.net/10183/225630000906970Por meio deste texto analiso o meu próprio percurso como docente do Curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância da UFRGS, especialmente minha atuação no polo de São Leopoldo. Recolhendo minhas percepções a respeito das transformações que ocorreram no curso, reflito, embasada na Epistemologia Genética de Jean Piaget (1983), sobre as razões pelas quais acredito que o curso conseguiu ser bem sucedido, inclusive obtendo uma taxa de evasão inferior a cursos na modalidade presencial. Desta forma, procuro traçar paralelos entre o meu percurso e o do curso, identificando minhas próprias aprendizagens e os fatores que contribuíram o para o sucesso do curso.Through this article I analyze my own journey as a teacher in pedagogy in distance in UFRGS, especially my work on the pole of São Leopoldo. Gathering my perceptions about the transformation that occurred in the course, I reflect, based on Jean Piaget's (1983) Genetic Epistemology, on the reasons why I believe that the course could be successful, even getting a dropout rate below courses in attendance. Thus, I try to draw parallels between my journey and the history of the course, identifying my own learning and the factors that contributed to the success of the course.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 2 (jul. 2013), 10 f.Ensino a distânciaEpistemologia genéticaConstrutivismoInteracionismoCurso de PedagogiaLearningO que aprendi com o PEAD : como explico o sucesso do cursoWhat i learned with PEAD : my explanation for the success of the courseinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000906970.pdf.txt000906970.pdf.txtExtracted Texttext/plain33913http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225630/2/000906970.pdf.txt8a302160d958058cb55823be501dec51MD52ORIGINAL000906970.pdfTexto completoapplication/pdf89752http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225630/1/000906970.pdf94e7f8435d795182e96fd70dff6d6c3bMD5110183/2256302021-08-18 04:41:53.609396oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225630Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:41:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O que aprendi com o PEAD : como explico o sucesso do curso |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
What i learned with PEAD : my explanation for the success of the course |
title |
O que aprendi com o PEAD : como explico o sucesso do curso |
spellingShingle |
O que aprendi com o PEAD : como explico o sucesso do curso Marques, Tânia Beatriz Iwaszko Ensino a distância Epistemologia genética Construtivismo Interacionismo Curso de Pedagogia Learning |
title_short |
O que aprendi com o PEAD : como explico o sucesso do curso |
title_full |
O que aprendi com o PEAD : como explico o sucesso do curso |
title_fullStr |
O que aprendi com o PEAD : como explico o sucesso do curso |
title_full_unstemmed |
O que aprendi com o PEAD : como explico o sucesso do curso |
title_sort |
O que aprendi com o PEAD : como explico o sucesso do curso |
author |
Marques, Tânia Beatriz Iwaszko |
author_facet |
Marques, Tânia Beatriz Iwaszko |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Tânia Beatriz Iwaszko |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Epistemologia genética Construtivismo Interacionismo Curso de Pedagogia |
topic |
Ensino a distância Epistemologia genética Construtivismo Interacionismo Curso de Pedagogia Learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning |
description |
Por meio deste texto analiso o meu próprio percurso como docente do Curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância da UFRGS, especialmente minha atuação no polo de São Leopoldo. Recolhendo minhas percepções a respeito das transformações que ocorreram no curso, reflito, embasada na Epistemologia Genética de Jean Piaget (1983), sobre as razões pelas quais acredito que o curso conseguiu ser bem sucedido, inclusive obtendo uma taxa de evasão inferior a cursos na modalidade presencial. Desta forma, procuro traçar paralelos entre o meu percurso e o do curso, identificando minhas próprias aprendizagens e os fatores que contribuíram o para o sucesso do curso. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-13T04:37:40Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/225630 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000906970 |
identifier_str_mv |
1679-1916 000906970 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/225630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 2 (jul. 2013), 10 f. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225630/2/000906970.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225630/1/000906970.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a302160d958058cb55823be501dec51 94e7f8435d795182e96fd70dff6d6c3b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447762687229952 |