O que aprendi com o PEAD : como explico o sucesso do curso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225630
Resumo: Por meio deste texto analiso o meu próprio percurso como docente do Curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância da UFRGS, especialmente minha atuação no polo de São Leopoldo. Recolhendo minhas percepções a respeito das transformações que ocorreram no curso, reflito, embasada na Epistemologia Genética de Jean Piaget (1983), sobre as razões pelas quais acredito que o curso conseguiu ser bem sucedido, inclusive obtendo uma taxa de evasão inferior a cursos na modalidade presencial. Desta forma, procuro traçar paralelos entre o meu percurso e o do curso, identificando minhas próprias aprendizagens e os fatores que contribuíram o para o sucesso do curso.
id UFRGS-2_34db1467e24fa40a168f68c272de76a5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225630
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Marques, Tânia Beatriz Iwaszko2021-08-13T04:37:40Z20131679-1916http://hdl.handle.net/10183/225630000906970Por meio deste texto analiso o meu próprio percurso como docente do Curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância da UFRGS, especialmente minha atuação no polo de São Leopoldo. Recolhendo minhas percepções a respeito das transformações que ocorreram no curso, reflito, embasada na Epistemologia Genética de Jean Piaget (1983), sobre as razões pelas quais acredito que o curso conseguiu ser bem sucedido, inclusive obtendo uma taxa de evasão inferior a cursos na modalidade presencial. Desta forma, procuro traçar paralelos entre o meu percurso e o do curso, identificando minhas próprias aprendizagens e os fatores que contribuíram o para o sucesso do curso.Through this article I analyze my own journey as a teacher in pedagogy in distance in UFRGS, especially my work on the pole of São Leopoldo. Gathering my perceptions about the transformation that occurred in the course, I reflect, based on Jean Piaget's (1983) Genetic Epistemology, on the reasons why I believe that the course could be successful, even getting a dropout rate below courses in attendance. Thus, I try to draw parallels between my journey and the history of the course, identifying my own learning and the factors that contributed to the success of the course.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 2 (jul. 2013), 10 f.Ensino a distânciaEpistemologia genéticaConstrutivismoInteracionismoCurso de PedagogiaLearningO que aprendi com o PEAD : como explico o sucesso do cursoWhat i learned with PEAD : my explanation for the success of the courseinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000906970.pdf.txt000906970.pdf.txtExtracted Texttext/plain33913http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225630/2/000906970.pdf.txt8a302160d958058cb55823be501dec51MD52ORIGINAL000906970.pdfTexto completoapplication/pdf89752http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225630/1/000906970.pdf94e7f8435d795182e96fd70dff6d6c3bMD5110183/2256302021-08-18 04:41:53.609396oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225630Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:41:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O que aprendi com o PEAD : como explico o sucesso do curso
dc.title.alternative.en.fl_str_mv What i learned with PEAD : my explanation for the success of the course
title O que aprendi com o PEAD : como explico o sucesso do curso
spellingShingle O que aprendi com o PEAD : como explico o sucesso do curso
Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
Ensino a distância
Epistemologia genética
Construtivismo
Interacionismo
Curso de Pedagogia
Learning
title_short O que aprendi com o PEAD : como explico o sucesso do curso
title_full O que aprendi com o PEAD : como explico o sucesso do curso
title_fullStr O que aprendi com o PEAD : como explico o sucesso do curso
title_full_unstemmed O que aprendi com o PEAD : como explico o sucesso do curso
title_sort O que aprendi com o PEAD : como explico o sucesso do curso
author Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
author_facet Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Epistemologia genética
Construtivismo
Interacionismo
Curso de Pedagogia
topic Ensino a distância
Epistemologia genética
Construtivismo
Interacionismo
Curso de Pedagogia
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning
description Por meio deste texto analiso o meu próprio percurso como docente do Curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância da UFRGS, especialmente minha atuação no polo de São Leopoldo. Recolhendo minhas percepções a respeito das transformações que ocorreram no curso, reflito, embasada na Epistemologia Genética de Jean Piaget (1983), sobre as razões pelas quais acredito que o curso conseguiu ser bem sucedido, inclusive obtendo uma taxa de evasão inferior a cursos na modalidade presencial. Desta forma, procuro traçar paralelos entre o meu percurso e o do curso, identificando minhas próprias aprendizagens e os fatores que contribuíram o para o sucesso do curso.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-13T04:37:40Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/225630
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000906970
identifier_str_mv 1679-1916
000906970
url http://hdl.handle.net/10183/225630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 2 (jul. 2013), 10 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225630/2/000906970.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225630/1/000906970.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a302160d958058cb55823be501dec51
94e7f8435d795182e96fd70dff6d6c3b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225032209268736