Progressão da dificuldade técnica nas três suítes brasileiras para piano de Oscar Lorenzo Fernândez
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/MUSI-734NGL |
Resumo: | Este estudo enfoca a investigação de uma progressão de dificuldade técnica ao longo das três Suítes Brasileiras para piano solo, de Oscar Lorenzo Fernândez (1897 1948), sob os aspectos da escrita e técnica pianística e utilizando-se de ferramentas que ajudem a identificar as dificuldades existentes. Foi feita uma análise da obra a partir das seguintes categorias previamente estabelecidas: tempo e ritmo, melodia, textura e sonoridade. A cada uma destas categorias foram conferidos três possíveis níveis de dificuldade: pouca dificuldade, razoável dificuldade e muita dificuldade. Esta análise, produzida de forma tanto quantitativa quanto qualitativa, estabeleceu comparações entre as peças e confirmou, a partir dos critérios utilizados, a existência de uma gradação de dificuldade pianística nas três Suítes Brasileiras. |
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Mauricio Veloso Queiroz PintoLucas Jose Bretas dos SantosCarlos Henrique CoutinhoJunia Goncalves Santiago2019-08-12T21:01:09Z2019-08-12T21:01:09Z2007-03-27http://hdl.handle.net/1843/MUSI-734NGLEste estudo enfoca a investigação de uma progressão de dificuldade técnica ao longo das três Suítes Brasileiras para piano solo, de Oscar Lorenzo Fernândez (1897 1948), sob os aspectos da escrita e técnica pianística e utilizando-se de ferramentas que ajudem a identificar as dificuldades existentes. Foi feita uma análise da obra a partir das seguintes categorias previamente estabelecidas: tempo e ritmo, melodia, textura e sonoridade. A cada uma destas categorias foram conferidos três possíveis níveis de dificuldade: pouca dificuldade, razoável dificuldade e muita dificuldade. Esta análise, produzida de forma tanto quantitativa quanto qualitativa, estabeleceu comparações entre as peças e confirmou, a partir dos critérios utilizados, a existência de uma gradação de dificuldade pianística nas três Suítes Brasileiras.This study focuses on the investigation of a progression of technical difficulty throughout the three Suítes Brasileiras for solo piano, by Oscar Lorenzo Fernândez (1897 1948), departing from its writing and piano technique, using tools that help to identify the existing difficulties. An analysis of the work was made through the use of the following pre-determined categories: tempo and rhythm, melody, texture andsonority. To each one of these categories three possible levels of difficulty were given: low difficulty, reasonable difficulty, much difficulty. This analysis, produced in a quantitative and qualitative way, established comparisons between the pieces and confirmed, through the criteria used, the existence of a gradation of pianistic difficultyin the three Suítes Brasileiras.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMúsica para pianoMusica Analise, apreciaçãoPianoLorenzo FernândezNível de dificuldadeSuítesbrasileirasAnáliseProgressão da dificuldade técnica nas três suítes brasileiras para piano de Oscar Lorenzo Fernândezinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALartigo_finall.pdfapplication/pdf4875829https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MUSI-734NGL/1/artigo_finall.pdf9f7be121194a4c7ab2f34777a533546cMD511843/MUSI-734NGL2019-08-12 18:01:09.851oai:repositorio.ufmg.br:1843/MUSI-734NGLRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-12T21:01:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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