Uma análise motívica da Sonata Breve para piano de Oscar Lorenzo Fernandez : critérios para uma interpretação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1990 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/189597 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo demonstrar a estrutura motívica da Sonata Breve para piano (1947) de Oscar Lorenzo Fernandez, determinada a partir do exame de um motivo básico. São destacados seus elementos e observadas as relações entre este motivo e as linhas temáticas decorrentes de suas modificações, transformações e funções exercidas no desenvolvimento da obra. Estas questões são analisadas dentro dos contextos melódico, rítmico e harmônico. A definição da macro estrutura da Sonata emerge como resultado da análise da sua micro estrutura. Como referencial teórico, optou-se por realizar a análise a partir das teorias sobre "Transformação Temática" e "Variação Progressiva" de Rudolf Réti e Arnold Schoenberg, respectivamente. Quanto ao aspecto formal, este foi tratado segundo critérios que admitem ser o "Allegro" de sonata uma estrutura que segue o princípio composicional da recorrência motívico-temática e não uma forma musical restrita. Concomitantemente são questionados os pressupostos da "livre interpretação" enquanto método de trabalho músicoinstrumental e apresentada uma proposta de critérios para uma interpretação pianística da referida obra, com respaldo na análise realizada. A análise revelou que a natureza propulsiva do motivo básico impulsiona o desenvolvimento do discurso musical da Sonata, cuja estrutura decorre da manipulação dos seus elementos intrínsecos. O modelo é modificado, transformado e combinado com elementos derivados e recapitulados, sendo, por estas razões, além de gerador do desenvolvimento da Sonata, fator de unidade estrutural. Em decorrencia dos resultados da análise realizada, concluiu-se que o conhecimento do arcabouço estrutural de uma composição torna-se condição essencial à realização interpretativa. A escolha da Sonata Breve ateve-se a dois aspectos: a relevância do material nela contido para o aprofundamento de questões estruturais, estéticas e musicais, e a carência de estudos analíticos sobre as composições de Lorenzo Fernandez. |
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Póvoas, Maria Bernadete CastelanGerling, Cristina Maria Pavan Capparelli2019-03-27T04:06:40Z1990http://hdl.handle.net/10183/189597000044123Este estudo tem por objetivo demonstrar a estrutura motívica da Sonata Breve para piano (1947) de Oscar Lorenzo Fernandez, determinada a partir do exame de um motivo básico. São destacados seus elementos e observadas as relações entre este motivo e as linhas temáticas decorrentes de suas modificações, transformações e funções exercidas no desenvolvimento da obra. Estas questões são analisadas dentro dos contextos melódico, rítmico e harmônico. A definição da macro estrutura da Sonata emerge como resultado da análise da sua micro estrutura. Como referencial teórico, optou-se por realizar a análise a partir das teorias sobre "Transformação Temática" e "Variação Progressiva" de Rudolf Réti e Arnold Schoenberg, respectivamente. Quanto ao aspecto formal, este foi tratado segundo critérios que admitem ser o "Allegro" de sonata uma estrutura que segue o princípio composicional da recorrência motívico-temática e não uma forma musical restrita. Concomitantemente são questionados os pressupostos da "livre interpretação" enquanto método de trabalho músicoinstrumental e apresentada uma proposta de critérios para uma interpretação pianística da referida obra, com respaldo na análise realizada. A análise revelou que a natureza propulsiva do motivo básico impulsiona o desenvolvimento do discurso musical da Sonata, cuja estrutura decorre da manipulação dos seus elementos intrínsecos. O modelo é modificado, transformado e combinado com elementos derivados e recapitulados, sendo, por estas razões, além de gerador do desenvolvimento da Sonata, fator de unidade estrutural. Em decorrencia dos resultados da análise realizada, concluiu-se que o conhecimento do arcabouço estrutural de uma composição torna-se condição essencial à realização interpretativa. A escolha da Sonata Breve ateve-se a dois aspectos: a relevância do material nela contido para o aprofundamento de questões estruturais, estéticas e musicais, e a carência de estudos analíticos sobre as composições de Lorenzo Fernandez.The aim of this study is to show the basic motivic structure as it supports and determines the Sonata Breve (1947) of Oscar Lorenzo Fernandez. The component parts of the motive are defined and relationships betweem motives and resulting themes are not only determined but related as well to the overall development of the melodic, rhythmic and harmonic contents of the work. The understanding of the structure of the Sonata as a whole emerges as a result of the analysis of the transformations of the motive in its diverse guises. The theorical foundation is given by Rudolf Reti in his work entitled "The Thematic Process in Music", and by Arnold Schoenberg in the books "Fundamentais of Musical Composition", "Models for Beginners in Composition" and in some articles of "Style and Idea". Formally the Sonata Breve is written as a three movement sonata, following the principle of motivic and thernatic recurrence. As part of this study interpretive criteria are pointed at as a result of analytical conclusions and its interpretation is understood as a result of this process. The choice of the work is due to two rnain points, first the intrinsic artistic qualities of the Sonata Breve itself and second, the lack of analythical studies on the rnusic of Brasilian composer Oscar Lorenzo Fernandez (1898-1948).application/pdfporAnalise musical : SonatasEstrutura musical : SonatasInterpretacao musical : SonatasPiano : Musica brasileiraFernandez, Oscar Lorenzo. Sonata BreveUma análise motívica da Sonata Breve para piano de Oscar Lorenzo Fernandez : critérios para uma interpretaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesCurso de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS1990mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000044123.pdf.txt000044123.pdf.txtExtracted Texttext/plain150863http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189597/2/000044123.pdf.txtc3096a96ca79c9174f23a040af8f33f7MD52ORIGINAL000044123.pdfTexto completoapplication/pdf4709915http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189597/1/000044123.pdfd9d4a139de35e7b9367d396ddb62fe70MD5110183/1895972019-03-28 04:09:39.238005oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189597Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-03-28T07:09:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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