Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Sandra Regina Goulart AlmeidaConstancia Lima DuarteSara Del Carmen Rojo de La RosaLucia Helena de Azevedo VilelaRita Terezinha SchmidtPatricia Carvalho Rocha2019-08-12T15:11:15Z2019-08-12T15:11:15Z2008-06-20http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7FVFKHCharlotte Bront (1816-1855), figura importante no questionamento da ideologia do feminino na sociedade vitoriana, evidencia em suas obras não apenas uma preocupação com a arbitrariedade atrelada ao conceito de gênero no século XIX, mas também uma reflexão sobre esse conceito por meio de personagens construídas em dissonância com a ideologia do período. Em 'The Professor', Jane Eyre, Shirley e Villette apresentam personagens à margem dos ideais de gênero comuns no século XIX e que questionam explicitamente o paralelismo vigente na época entre sexo e gênero, assim como a crença em uma suposta essência do feminino capaz de justificar uma postura submissa da mulher perante o homem. Objetivando uma leitura contemporânea das discussões apresentadas por Bront em seus romances, valho-me de teorias de gênero de cunho social e performático, mais especificamente da vertente proposta por Judith Butler, nas quais se vislumbra um novo paradigma capaz de abarcar a fragmentação, o pluralismo e a multiplicidade de possibilidades performáticas nas questões de gênero, conforme apresentado pela autora.Charlotte Brontë (1816-1855), one of the most prominent figures in the questioning of the ideology of the feminine in the literature of the nineteenth century, shows in her works not only a concern with the arbitrariness of the notion of gender, but also a discussion about this notion through the portrayal of protagonists that can be said to be dissonant in the relation to the ideology of the period. In The Professor, Jane Eyre, Shirley and Villette, Brontë portrays characters that do not conform to idealized notions of gender in the period and that explicitly reflect upon the established parallelism between sex and gender, questioning the subservient position ascribed to women in society. With a view to presenting a more contemporary reading of Brontës work, I focus on gender theories that emphasize social and performance aspects, especially Judith Butlers concept of gender as performance, in my reading of Brontës novels. These works require an analysis based on new paradigms that might encompass the fragmentation and multiplicity of the possibilities of performance regarding issues of gender, as presented by the author.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAlteridadeBrontë, Charlotte, 1816-1855 Crítica e interpretaçãoEscritoras inglesas Séc XIX Crítica e interpretaçãoSexo DiferençasGêneroIdentidade social na literaturaPerformanceLiteraturaperformancedissonânciagêneroA estética da dissonância nas obras de Charlotte Brontëinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALpatricia_rocha.pdfapplication/pdf821048https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-7FVFKH/1/patricia_rocha.pdf13866fead5b0e30368218d8e5321a4fbMD51TEXTpatricia_rocha.pdf.txtpatricia_rocha.pdf.txtExtracted texttext/plain618488https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-7FVFKH/2/patricia_rocha.pdf.txt3924635ccefbffa6da62da39f03605b5MD521843/ECAP-7FVFKH2019-11-14 18:20:51.795oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-7FVFKHRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:20:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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