A estética da dissonância nas obras de Charlotte Brontë

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patricia Carvalho Rocha
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7FVFKH
Resumo: Charlotte Bront (1816-1855), figura importante no questionamento da ideologia do feminino na sociedade vitoriana, evidencia em suas obras não apenas uma preocupação com a arbitrariedade atrelada ao conceito de gênero no século XIX, mas também uma reflexão sobre esse conceito por meio de personagens construídas em dissonância com a ideologia do período. Em 'The Professor', Jane Eyre, Shirley e Villette apresentam personagens à margem dos ideais de gênero comuns no século XIX e que questionam explicitamente o paralelismo vigente na época entre sexo e gênero, assim como a crença em uma suposta essência do feminino capaz de justificar uma postura submissa da mulher perante o homem. Objetivando uma leitura contemporânea das discussões apresentadas por Bront em seus romances, valho-me de teorias de gênero de cunho social e performático, mais especificamente da vertente proposta por Judith Butler, nas quais se vislumbra um novo paradigma capaz de abarcar a fragmentação, o pluralismo e a multiplicidade de possibilidades performáticas nas questões de gênero, conforme apresentado pela autora.
id UFMG_492e1f24d79885ad10df7c5b16897fb9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-7FVFKH
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Sandra Regina Goulart AlmeidaConstancia Lima DuarteSara Del Carmen Rojo de La RosaLucia Helena de Azevedo VilelaRita Terezinha SchmidtPatricia Carvalho Rocha2019-08-12T15:11:15Z2019-08-12T15:11:15Z2008-06-20http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7FVFKHCharlotte Bront (1816-1855), figura importante no questionamento da ideologia do feminino na sociedade vitoriana, evidencia em suas obras não apenas uma preocupação com a arbitrariedade atrelada ao conceito de gênero no século XIX, mas também uma reflexão sobre esse conceito por meio de personagens construídas em dissonância com a ideologia do período. Em 'The Professor', Jane Eyre, Shirley e Villette apresentam personagens à margem dos ideais de gênero comuns no século XIX e que questionam explicitamente o paralelismo vigente na época entre sexo e gênero, assim como a crença em uma suposta essência do feminino capaz de justificar uma postura submissa da mulher perante o homem. Objetivando uma leitura contemporânea das discussões apresentadas por Bront em seus romances, valho-me de teorias de gênero de cunho social e performático, mais especificamente da vertente proposta por Judith Butler, nas quais se vislumbra um novo paradigma capaz de abarcar a fragmentação, o pluralismo e a multiplicidade de possibilidades performáticas nas questões de gênero, conforme apresentado pela autora.Charlotte Brontë (1816-1855), one of the most prominent figures in the questioning of the ideology of the feminine in the literature of the nineteenth century, shows in her works not only a concern with the arbitrariness of the notion of gender, but also a discussion about this notion through the portrayal of protagonists that can be said to be dissonant in the relation to the ideology of the period. In The Professor, Jane Eyre, Shirley and Villette, Brontë portrays characters that do not conform to idealized notions of gender in the period and that explicitly reflect upon the established parallelism between sex and gender, questioning the subservient position ascribed to women in society. With a view to presenting a more contemporary reading of Brontës work, I focus on gender theories that emphasize social and performance aspects, especially Judith Butlers concept of gender as performance, in my reading of Brontës novels. These works require an analysis based on new paradigms that might encompass the fragmentation and multiplicity of the possibilities of performance regarding issues of gender, as presented by the author.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAlteridadeBrontë, Charlotte, 1816-1855 Crítica e interpretaçãoEscritoras inglesas Séc XIX Crítica e interpretaçãoSexo DiferençasGêneroIdentidade social na literaturaPerformanceLiteraturaperformancedissonânciagêneroA estética da dissonância nas obras de Charlotte Brontëinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALpatricia_rocha.pdfapplication/pdf821048https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-7FVFKH/1/patricia_rocha.pdf13866fead5b0e30368218d8e5321a4fbMD51TEXTpatricia_rocha.pdf.txtpatricia_rocha.pdf.txtExtracted texttext/plain618488https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-7FVFKH/2/patricia_rocha.pdf.txt3924635ccefbffa6da62da39f03605b5MD521843/ECAP-7FVFKH2019-11-14 18:20:51.795oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-7FVFKHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:20:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A estética da dissonância nas obras de Charlotte Brontë
title A estética da dissonância nas obras de Charlotte Brontë
spellingShingle A estética da dissonância nas obras de Charlotte Brontë
Patricia Carvalho Rocha
performance
dissonância
gênero
Alteridade
Brontë, Charlotte, 1816-1855 Crítica e interpretação
Escritoras inglesas Séc XIX Crítica e interpretação
Sexo Diferenças
Gênero
Identidade social na literatura
Performance
Literatura
title_short A estética da dissonância nas obras de Charlotte Brontë
title_full A estética da dissonância nas obras de Charlotte Brontë
title_fullStr A estética da dissonância nas obras de Charlotte Brontë
title_full_unstemmed A estética da dissonância nas obras de Charlotte Brontë
title_sort A estética da dissonância nas obras de Charlotte Brontë
author Patricia Carvalho Rocha
author_facet Patricia Carvalho Rocha
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sandra Regina Goulart Almeida
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Constancia Lima Duarte
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Sara Del Carmen Rojo de La Rosa
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Lucia Helena de Azevedo Vilela
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Rita Terezinha Schmidt
dc.contributor.author.fl_str_mv Patricia Carvalho Rocha
contributor_str_mv Sandra Regina Goulart Almeida
Constancia Lima Duarte
Sara Del Carmen Rojo de La Rosa
Lucia Helena de Azevedo Vilela
Rita Terezinha Schmidt
dc.subject.por.fl_str_mv performance
dissonância
gênero
topic performance
dissonância
gênero
Alteridade
Brontë, Charlotte, 1816-1855 Crítica e interpretação
Escritoras inglesas Séc XIX Crítica e interpretação
Sexo Diferenças
Gênero
Identidade social na literatura
Performance
Literatura
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Alteridade
Brontë, Charlotte, 1816-1855 Crítica e interpretação
Escritoras inglesas Séc XIX Crítica e interpretação
Sexo Diferenças
Gênero
Identidade social na literatura
Performance
Literatura
description Charlotte Bront (1816-1855), figura importante no questionamento da ideologia do feminino na sociedade vitoriana, evidencia em suas obras não apenas uma preocupação com a arbitrariedade atrelada ao conceito de gênero no século XIX, mas também uma reflexão sobre esse conceito por meio de personagens construídas em dissonância com a ideologia do período. Em 'The Professor', Jane Eyre, Shirley e Villette apresentam personagens à margem dos ideais de gênero comuns no século XIX e que questionam explicitamente o paralelismo vigente na época entre sexo e gênero, assim como a crença em uma suposta essência do feminino capaz de justificar uma postura submissa da mulher perante o homem. Objetivando uma leitura contemporânea das discussões apresentadas por Bront em seus romances, valho-me de teorias de gênero de cunho social e performático, mais especificamente da vertente proposta por Judith Butler, nas quais se vislumbra um novo paradigma capaz de abarcar a fragmentação, o pluralismo e a multiplicidade de possibilidades performáticas nas questões de gênero, conforme apresentado pela autora.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-06-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T15:11:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T15:11:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7FVFKH
url http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7FVFKH
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-7FVFKH/1/patricia_rocha.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-7FVFKH/2/patricia_rocha.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 13866fead5b0e30368218d8e5321a4fb
3924635ccefbffa6da62da39f03605b5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589275355185152