Movimentos imagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Priscila Mesquita Musa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/MMMD-A7VJ8P
Resumo: Na escala da vida ordinária, à altura do olho, a cidade é condicionada, e não submissa, à relação de poderes e forças centrípetas das instituições públicas, do poder econômico, do poder político, do poder social, do poder midiático mas ela é também o que dessas forças escapa pelas bordas, o que delas resta, o que delas se apaga, o que delas não nos alcança. Mesmo nas condições mais inóspitas e duramente inumanas, há alguns pedaços de cidade que resistem na potência de suas trincas. Há algo que consegue romper o ordenamento do tempo, do espaço e do corpo e instituiroutras cidades. Isso é o que alguns movimentos de ocupação do espaço de uso público conseguem constituir de mais potente, criando rupturas no espaçoctempo da cidade. Este trabalho é uma reflexão sobre a produção e circulação das imagens dos movimentos de ocupação coletiva do espaço de uso público de Belo Horizonte. Foi desenvolvido a partir da vivência junto a alguns movimentos e grupos, do compartilhamento de fotografias e vídeos e da construção coletiva da pesquisa através de rodas de conversa. É uma investigação acerca da potência expressiva da imagem enquanto desestabilizadora de espaços e tempos socialmente estabelecidos e a sua capacidade de redistribuir o sensível, a partir da análise da relação entre os seus agentes fotógrafa, fotografado, espectador e câmera.
id UFMG_4933de98bc615ff562e58ef01e20f48a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/MMMD-A7VJ8P
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Renata Moreira MarquezRita de Cassia Lucena VellosoCesar Geraldo GuimaraesPriscila Mesquita Musa2019-08-14T08:50:27Z2019-08-14T08:50:27Z2015-10-29http://hdl.handle.net/1843/MMMD-A7VJ8PNa escala da vida ordinária, à altura do olho, a cidade é condicionada, e não submissa, à relação de poderes e forças centrípetas das instituições públicas, do poder econômico, do poder político, do poder social, do poder midiático mas ela é também o que dessas forças escapa pelas bordas, o que delas resta, o que delas se apaga, o que delas não nos alcança. Mesmo nas condições mais inóspitas e duramente inumanas, há alguns pedaços de cidade que resistem na potência de suas trincas. Há algo que consegue romper o ordenamento do tempo, do espaço e do corpo e instituiroutras cidades. Isso é o que alguns movimentos de ocupação do espaço de uso público conseguem constituir de mais potente, criando rupturas no espaçoctempo da cidade. Este trabalho é uma reflexão sobre a produção e circulação das imagens dos movimentos de ocupação coletiva do espaço de uso público de Belo Horizonte. Foi desenvolvido a partir da vivência junto a alguns movimentos e grupos, do compartilhamento de fotografias e vídeos e da construção coletiva da pesquisa através de rodas de conversa. É uma investigação acerca da potência expressiva da imagem enquanto desestabilizadora de espaços e tempos socialmente estabelecidos e a sua capacidade de redistribuir o sensível, a partir da análise da relação entre os seus agentes fotógrafa, fotografado, espectador e câmera.On the scale of ordinary life, up to the eye, the city is conditioned, not submissive, to relations of power and centripetal forces from public institutions, economic power, political power, social power, media power but the city is also what escapes from these forces, what remains, what goes out, what does not reach us. Even in the most inhospitable, hard and inhumane conditions, there are some pieces of city that resist in the power of its cracks. There is something which is able to break time, space and body planning and then institute other cities. That's the greater power of some occupation movements in public space, aiming to create breaks in the city spacetime. This whork is a reflection on the production and circulation of images of collective movements in public space of Belo Horizonte. It was developed from the experience with a few movements and groups, sharing photos and videos and from the collective construction of research through conversation circles. It is an investigation of the expressive power of the image as destabilizing spaces and times socially established and its ability to redistribute the sensitive, from the analysis of the relationship between its agents c photographer, photographed, spectator and camera.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMovimentos sociais urbanosFotografia Aspectos sociaisImagens Aspectos sociaisMovimentos sociaisIntervenções urbanasARQUITETURA E URBANISMOMovimentos imageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmovimentos_imagem_priscila_mesquita_musa.pdfapplication/pdf104473680https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-A7VJ8P/1/movimentos_imagem_priscila_mesquita_musa.pdfcc188f2ea65ba7a7f53895ce9f3b28b0MD51TEXTmovimentos_imagem_priscila_mesquita_musa.pdf.txtmovimentos_imagem_priscila_mesquita_musa.pdf.txtExtracted texttext/plain452263https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-A7VJ8P/2/movimentos_imagem_priscila_mesquita_musa.pdf.txtde43346346684a1e299244c108aff536MD521843/MMMD-A7VJ8P2019-11-14 16:14:23.553oai:repositorio.ufmg.br:1843/MMMD-A7VJ8PRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:14:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Movimentos imagem
title Movimentos imagem
spellingShingle Movimentos imagem
Priscila Mesquita Musa
ARQUITETURA E URBANISMO
Movimentos sociais urbanos
Fotografia Aspectos sociais
Imagens Aspectos sociais
Movimentos sociais
Intervenções urbanas
title_short Movimentos imagem
title_full Movimentos imagem
title_fullStr Movimentos imagem
title_full_unstemmed Movimentos imagem
title_sort Movimentos imagem
author Priscila Mesquita Musa
author_facet Priscila Mesquita Musa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Renata Moreira Marquez
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rita de Cassia Lucena Velloso
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Cesar Geraldo Guimaraes
dc.contributor.author.fl_str_mv Priscila Mesquita Musa
contributor_str_mv Renata Moreira Marquez
Rita de Cassia Lucena Velloso
Cesar Geraldo Guimaraes
dc.subject.por.fl_str_mv ARQUITETURA E URBANISMO
topic ARQUITETURA E URBANISMO
Movimentos sociais urbanos
Fotografia Aspectos sociais
Imagens Aspectos sociais
Movimentos sociais
Intervenções urbanas
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Movimentos sociais urbanos
Fotografia Aspectos sociais
Imagens Aspectos sociais
Movimentos sociais
Intervenções urbanas
description Na escala da vida ordinária, à altura do olho, a cidade é condicionada, e não submissa, à relação de poderes e forças centrípetas das instituições públicas, do poder econômico, do poder político, do poder social, do poder midiático mas ela é também o que dessas forças escapa pelas bordas, o que delas resta, o que delas se apaga, o que delas não nos alcança. Mesmo nas condições mais inóspitas e duramente inumanas, há alguns pedaços de cidade que resistem na potência de suas trincas. Há algo que consegue romper o ordenamento do tempo, do espaço e do corpo e instituiroutras cidades. Isso é o que alguns movimentos de ocupação do espaço de uso público conseguem constituir de mais potente, criando rupturas no espaçoctempo da cidade. Este trabalho é uma reflexão sobre a produção e circulação das imagens dos movimentos de ocupação coletiva do espaço de uso público de Belo Horizonte. Foi desenvolvido a partir da vivência junto a alguns movimentos e grupos, do compartilhamento de fotografias e vídeos e da construção coletiva da pesquisa através de rodas de conversa. É uma investigação acerca da potência expressiva da imagem enquanto desestabilizadora de espaços e tempos socialmente estabelecidos e a sua capacidade de redistribuir o sensível, a partir da análise da relação entre os seus agentes fotógrafa, fotografado, espectador e câmera.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-10-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T08:50:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T08:50:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/MMMD-A7VJ8P
url http://hdl.handle.net/1843/MMMD-A7VJ8P
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-A7VJ8P/1/movimentos_imagem_priscila_mesquita_musa.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-A7VJ8P/2/movimentos_imagem_priscila_mesquita_musa.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cc188f2ea65ba7a7f53895ce9f3b28b0
de43346346684a1e299244c108aff536
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589465725206528