Movimentos imagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/MMMD-A7VJ8P |
Resumo: | Na escala da vida ordinária, à altura do olho, a cidade é condicionada, e não submissa, à relação de poderes e forças centrípetas das instituições públicas, do poder econômico, do poder político, do poder social, do poder midiático mas ela é também o que dessas forças escapa pelas bordas, o que delas resta, o que delas se apaga, o que delas não nos alcança. Mesmo nas condições mais inóspitas e duramente inumanas, há alguns pedaços de cidade que resistem na potência de suas trincas. Há algo que consegue romper o ordenamento do tempo, do espaço e do corpo e instituiroutras cidades. Isso é o que alguns movimentos de ocupação do espaço de uso público conseguem constituir de mais potente, criando rupturas no espaçoctempo da cidade. Este trabalho é uma reflexão sobre a produção e circulação das imagens dos movimentos de ocupação coletiva do espaço de uso público de Belo Horizonte. Foi desenvolvido a partir da vivência junto a alguns movimentos e grupos, do compartilhamento de fotografias e vídeos e da construção coletiva da pesquisa através de rodas de conversa. É uma investigação acerca da potência expressiva da imagem enquanto desestabilizadora de espaços e tempos socialmente estabelecidos e a sua capacidade de redistribuir o sensível, a partir da análise da relação entre os seus agentes fotógrafa, fotografado, espectador e câmera. |
id |
UFMG_4933de98bc615ff562e58ef01e20f48a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/MMMD-A7VJ8P |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Renata Moreira MarquezRita de Cassia Lucena VellosoCesar Geraldo GuimaraesPriscila Mesquita Musa2019-08-14T08:50:27Z2019-08-14T08:50:27Z2015-10-29http://hdl.handle.net/1843/MMMD-A7VJ8PNa escala da vida ordinária, à altura do olho, a cidade é condicionada, e não submissa, à relação de poderes e forças centrípetas das instituições públicas, do poder econômico, do poder político, do poder social, do poder midiático mas ela é também o que dessas forças escapa pelas bordas, o que delas resta, o que delas se apaga, o que delas não nos alcança. Mesmo nas condições mais inóspitas e duramente inumanas, há alguns pedaços de cidade que resistem na potência de suas trincas. Há algo que consegue romper o ordenamento do tempo, do espaço e do corpo e instituiroutras cidades. Isso é o que alguns movimentos de ocupação do espaço de uso público conseguem constituir de mais potente, criando rupturas no espaçoctempo da cidade. Este trabalho é uma reflexão sobre a produção e circulação das imagens dos movimentos de ocupação coletiva do espaço de uso público de Belo Horizonte. Foi desenvolvido a partir da vivência junto a alguns movimentos e grupos, do compartilhamento de fotografias e vídeos e da construção coletiva da pesquisa através de rodas de conversa. É uma investigação acerca da potência expressiva da imagem enquanto desestabilizadora de espaços e tempos socialmente estabelecidos e a sua capacidade de redistribuir o sensível, a partir da análise da relação entre os seus agentes fotógrafa, fotografado, espectador e câmera.On the scale of ordinary life, up to the eye, the city is conditioned, not submissive, to relations of power and centripetal forces from public institutions, economic power, political power, social power, media power but the city is also what escapes from these forces, what remains, what goes out, what does not reach us. Even in the most inhospitable, hard and inhumane conditions, there are some pieces of city that resist in the power of its cracks. There is something which is able to break time, space and body planning and then institute other cities. That's the greater power of some occupation movements in public space, aiming to create breaks in the city spacetime. This whork is a reflection on the production and circulation of images of collective movements in public space of Belo Horizonte. It was developed from the experience with a few movements and groups, sharing photos and videos and from the collective construction of research through conversation circles. It is an investigation of the expressive power of the image as destabilizing spaces and times socially established and its ability to redistribute the sensitive, from the analysis of the relationship between its agents c photographer, photographed, spectator and camera.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMovimentos sociais urbanosFotografia Aspectos sociaisImagens Aspectos sociaisMovimentos sociaisIntervenções urbanasARQUITETURA E URBANISMOMovimentos imageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmovimentos_imagem_priscila_mesquita_musa.pdfapplication/pdf104473680https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-A7VJ8P/1/movimentos_imagem_priscila_mesquita_musa.pdfcc188f2ea65ba7a7f53895ce9f3b28b0MD51TEXTmovimentos_imagem_priscila_mesquita_musa.pdf.txtmovimentos_imagem_priscila_mesquita_musa.pdf.txtExtracted texttext/plain452263https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-A7VJ8P/2/movimentos_imagem_priscila_mesquita_musa.pdf.txtde43346346684a1e299244c108aff536MD521843/MMMD-A7VJ8P2019-11-14 16:14:23.553oai:repositorio.ufmg.br:1843/MMMD-A7VJ8PRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:14:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Movimentos imagem |
title |
Movimentos imagem |
spellingShingle |
Movimentos imagem Priscila Mesquita Musa ARQUITETURA E URBANISMO Movimentos sociais urbanos Fotografia Aspectos sociais Imagens Aspectos sociais Movimentos sociais Intervenções urbanas |
title_short |
Movimentos imagem |
title_full |
Movimentos imagem |
title_fullStr |
Movimentos imagem |
title_full_unstemmed |
Movimentos imagem |
title_sort |
Movimentos imagem |
author |
Priscila Mesquita Musa |
author_facet |
Priscila Mesquita Musa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Renata Moreira Marquez |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Rita de Cassia Lucena Velloso |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Cesar Geraldo Guimaraes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Priscila Mesquita Musa |
contributor_str_mv |
Renata Moreira Marquez Rita de Cassia Lucena Velloso Cesar Geraldo Guimaraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ARQUITETURA E URBANISMO |
topic |
ARQUITETURA E URBANISMO Movimentos sociais urbanos Fotografia Aspectos sociais Imagens Aspectos sociais Movimentos sociais Intervenções urbanas |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Movimentos sociais urbanos Fotografia Aspectos sociais Imagens Aspectos sociais Movimentos sociais Intervenções urbanas |
description |
Na escala da vida ordinária, à altura do olho, a cidade é condicionada, e não submissa, à relação de poderes e forças centrípetas das instituições públicas, do poder econômico, do poder político, do poder social, do poder midiático mas ela é também o que dessas forças escapa pelas bordas, o que delas resta, o que delas se apaga, o que delas não nos alcança. Mesmo nas condições mais inóspitas e duramente inumanas, há alguns pedaços de cidade que resistem na potência de suas trincas. Há algo que consegue romper o ordenamento do tempo, do espaço e do corpo e instituiroutras cidades. Isso é o que alguns movimentos de ocupação do espaço de uso público conseguem constituir de mais potente, criando rupturas no espaçoctempo da cidade. Este trabalho é uma reflexão sobre a produção e circulação das imagens dos movimentos de ocupação coletiva do espaço de uso público de Belo Horizonte. Foi desenvolvido a partir da vivência junto a alguns movimentos e grupos, do compartilhamento de fotografias e vídeos e da construção coletiva da pesquisa através de rodas de conversa. É uma investigação acerca da potência expressiva da imagem enquanto desestabilizadora de espaços e tempos socialmente estabelecidos e a sua capacidade de redistribuir o sensível, a partir da análise da relação entre os seus agentes fotógrafa, fotografado, espectador e câmera. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-10-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T08:50:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T08:50:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/MMMD-A7VJ8P |
url |
http://hdl.handle.net/1843/MMMD-A7VJ8P |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-A7VJ8P/1/movimentos_imagem_priscila_mesquita_musa.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-A7VJ8P/2/movimentos_imagem_priscila_mesquita_musa.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cc188f2ea65ba7a7f53895ce9f3b28b0 de43346346684a1e299244c108aff536 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589465725206528 |