Danças de nós: da dança do ventre à dança tribal: entre pistas e reflexões de uma arte cênica em fluxo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Clara Santos Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/63862
https://orcid.org/0000-0003-4810-8507
Resumo: A dança do ventre de fusão, de maneira genérica, tratada como, dança tribal, sugere a transformação de conceitos, técnicas e elementos estéticos de diferentes grupos sociais numa dimensão atualizada. A partir da notável efervescência da dança oriental, nesta situação, dança do ventre, caracteriza-se pelo cultivo da pluralidade “étnica” que afeiçoada aos reprocessamentos e mutações, acondiciona um campo de problemáticas tangíveis no mundo vigente. Como todo ramo em ascensão e repleto de uma natureza de inovação, surge a necessidade de mapear as inúmeras temáticas em desenvolvimento do campo. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender o estado da arte da dança do ventre de fusão no Brasil, apresentando um levantamento de suas informações artísticas e pedagógicas em conjunto com questões culturais, econômicas, sociais e políticas. Para dar conta deste delineamento, este estudo se respaldou no método misto que prevê a triangulação quantitativa e qualitativa dos dados. A abordagem metodológica combina revisão de literatura, pesquisa de campo via aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas com pessoas praticantes da dança do ventre de fusão do Brasil e por fim, reflexão conforme as seguintes categorias: dimensões dos aspectos pedagógicos, dimensões dos aspectos criativos, dimensões dos aspectos econômicos e político-sociais. Os resultados apoiam a importância do reconhecimento das narrativas de praticantes da dança para o entendimento “pluriversal” da cena. Espera-se que esta pesquisa possa provocar “movências” no campo tanto no sentido de subsidiar futuras pesquisas, quanto de inspirar debates sobre assuntos educacionais, artísticos, de instrumentalização profissional, das políticas setoriais da dança, e não menos relevante, temas que possam encorajar os processos de humanização.
id UFMG_4938a4a2c0c333902ab648093b8df458
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/63862
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Arnaldo Leite de Alvarengahttp://lattes.cnpq.br/0737216092823558Rafael Guarato dos SantosMárcia Virgínia Mignac da SilvaGabriela Córdova ChristófaroMariana Emiliano Simõeshttp://lattes.cnpq.br/2391508835450548Ana Clara Santos Oliveira2024-02-08T11:55:16Z2024-02-08T11:55:16Z2023-09-29http://hdl.handle.net/1843/63862https://orcid.org/0000-0003-4810-8507A dança do ventre de fusão, de maneira genérica, tratada como, dança tribal, sugere a transformação de conceitos, técnicas e elementos estéticos de diferentes grupos sociais numa dimensão atualizada. A partir da notável efervescência da dança oriental, nesta situação, dança do ventre, caracteriza-se pelo cultivo da pluralidade “étnica” que afeiçoada aos reprocessamentos e mutações, acondiciona um campo de problemáticas tangíveis no mundo vigente. Como todo ramo em ascensão e repleto de uma natureza de inovação, surge a necessidade de mapear as inúmeras temáticas em desenvolvimento do campo. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender o estado da arte da dança do ventre de fusão no Brasil, apresentando um levantamento de suas informações artísticas e pedagógicas em conjunto com questões culturais, econômicas, sociais e políticas. Para dar conta deste delineamento, este estudo se respaldou no método misto que prevê a triangulação quantitativa e qualitativa dos dados. A abordagem metodológica combina revisão de literatura, pesquisa de campo via aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas com pessoas praticantes da dança do ventre de fusão do Brasil e por fim, reflexão conforme as seguintes categorias: dimensões dos aspectos pedagógicos, dimensões dos aspectos criativos, dimensões dos aspectos econômicos e político-sociais. Os resultados apoiam a importância do reconhecimento das narrativas de praticantes da dança para o entendimento “pluriversal” da cena. Espera-se que esta pesquisa possa provocar “movências” no campo tanto no sentido de subsidiar futuras pesquisas, quanto de inspirar debates sobre assuntos educacionais, artísticos, de instrumentalização profissional, das políticas setoriais da dança, e não menos relevante, temas que possam encorajar os processos de humanização.The fusion belly dance, generically treated as tribal dance, suggests the transformation of concepts, techniques and aesthetic elements of different social groups in an updated dimension. From the remarkable effervescence of oriental dance, in this situation, belly dancing, is characterized by the cultivation of “ethnic” plurality that, fond of reprocessing and mutations, conditions a field of tangible problems in the current world. Like every branch on the rise and filled with a nature of innovation, there is a need to map numerous themes in the development of the field. The general objective of this research is to understand the state of the art of fusion belly dancing in Brazil, presenting a survey of its artistic and pedagogical information together with cultural, economic, social and political issues. To account for this design, this study was based on the mixed method that provides for the quantitative and qualitative triangulation of data. The methodological approach combines a literature review, field research via the application of questionnaires and semi-structured interviews with people who practice fusion belly dancing in Brazil and, finally, reflection according to the following categories: dimensions of pedagogical aspects, dimensions of creative aspects, dimensions economic and politicalsocial aspects. The results support the importance of recognizing the narratives of dance practitioners for the “pluriversal” understanding of the scene. It is hoped that this research can provoke "movements" in the field both in subsidizing future research and in the sense of inspiring debates on educational, artistic, professional instrumentalization, sectorial dance policies, and not least, themes that can encourage humanization processes.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTEShttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessDança do ventreDança - Aspectos sociaisArte e sociedadeArtes cênicasDança - Pesquisa - BrasilDança do ventreDança tribalDança do ventre de fusãoEstado da arteDanças de nós: da dança do ventre à dança tribal: entre pistas e reflexões de uma arte cênica em fluxoDance of us: from belly dance to tribal dance: between clues and reflections of a scenic art in fluxinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTese - Ana Clara Santos Oliveira.pdfTese - Ana Clara Santos Oliveira.pdfTese de Doutoradoapplication/pdf7548700https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/63862/1/Tese%20-%20Ana%20Clara%20Santos%20Oliveira.pdf590bfe9197298085b20f39f3ba0eb75bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/63862/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/63862/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD531843/638622024-02-08 08:55:16.878oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2024-02-08T11:55:16Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Danças de nós: da dança do ventre à dança tribal: entre pistas e reflexões de uma arte cênica em fluxo
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Dance of us: from belly dance to tribal dance: between clues and reflections of a scenic art in flux
title Danças de nós: da dança do ventre à dança tribal: entre pistas e reflexões de uma arte cênica em fluxo
spellingShingle Danças de nós: da dança do ventre à dança tribal: entre pistas e reflexões de uma arte cênica em fluxo
Ana Clara Santos Oliveira
Dança do ventre
Dança tribal
Dança do ventre de fusão
Estado da arte
Dança do ventre
Dança - Aspectos sociais
Arte e sociedade
Artes cênicas
Dança - Pesquisa - Brasil
title_short Danças de nós: da dança do ventre à dança tribal: entre pistas e reflexões de uma arte cênica em fluxo
title_full Danças de nós: da dança do ventre à dança tribal: entre pistas e reflexões de uma arte cênica em fluxo
title_fullStr Danças de nós: da dança do ventre à dança tribal: entre pistas e reflexões de uma arte cênica em fluxo
title_full_unstemmed Danças de nós: da dança do ventre à dança tribal: entre pistas e reflexões de uma arte cênica em fluxo
title_sort Danças de nós: da dança do ventre à dança tribal: entre pistas e reflexões de uma arte cênica em fluxo
author Ana Clara Santos Oliveira
author_facet Ana Clara Santos Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Arnaldo Leite de Alvarenga
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0737216092823558
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rafael Guarato dos Santos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Márcia Virgínia Mignac da Silva
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Gabriela Córdova Christófaro
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Mariana Emiliano Simões
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2391508835450548
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Clara Santos Oliveira
contributor_str_mv Arnaldo Leite de Alvarenga
Rafael Guarato dos Santos
Márcia Virgínia Mignac da Silva
Gabriela Córdova Christófaro
Mariana Emiliano Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Dança do ventre
Dança tribal
Dança do ventre de fusão
Estado da arte
topic Dança do ventre
Dança tribal
Dança do ventre de fusão
Estado da arte
Dança do ventre
Dança - Aspectos sociais
Arte e sociedade
Artes cênicas
Dança - Pesquisa - Brasil
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Dança do ventre
Dança - Aspectos sociais
Arte e sociedade
Artes cênicas
Dança - Pesquisa - Brasil
description A dança do ventre de fusão, de maneira genérica, tratada como, dança tribal, sugere a transformação de conceitos, técnicas e elementos estéticos de diferentes grupos sociais numa dimensão atualizada. A partir da notável efervescência da dança oriental, nesta situação, dança do ventre, caracteriza-se pelo cultivo da pluralidade “étnica” que afeiçoada aos reprocessamentos e mutações, acondiciona um campo de problemáticas tangíveis no mundo vigente. Como todo ramo em ascensão e repleto de uma natureza de inovação, surge a necessidade de mapear as inúmeras temáticas em desenvolvimento do campo. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender o estado da arte da dança do ventre de fusão no Brasil, apresentando um levantamento de suas informações artísticas e pedagógicas em conjunto com questões culturais, econômicas, sociais e políticas. Para dar conta deste delineamento, este estudo se respaldou no método misto que prevê a triangulação quantitativa e qualitativa dos dados. A abordagem metodológica combina revisão de literatura, pesquisa de campo via aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas com pessoas praticantes da dança do ventre de fusão do Brasil e por fim, reflexão conforme as seguintes categorias: dimensões dos aspectos pedagógicos, dimensões dos aspectos criativos, dimensões dos aspectos econômicos e político-sociais. Os resultados apoiam a importância do reconhecimento das narrativas de praticantes da dança para o entendimento “pluriversal” da cena. Espera-se que esta pesquisa possa provocar “movências” no campo tanto no sentido de subsidiar futuras pesquisas, quanto de inspirar debates sobre assuntos educacionais, artísticos, de instrumentalização profissional, das políticas setoriais da dança, e não menos relevante, temas que possam encorajar os processos de humanização.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-09-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-08T11:55:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-08T11:55:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/63862
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4810-8507
url http://hdl.handle.net/1843/63862
https://orcid.org/0000-0003-4810-8507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/63862/1/Tese%20-%20Ana%20Clara%20Santos%20Oliveira.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/63862/2/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/63862/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 590bfe9197298085b20f39f3ba0eb75b
cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589219007856640