Fusão na dança do ventre tribal : corpreendendo éticas e estéticas.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31937 |
Resumo: | A problemática fundamental que move a escrita deste trabalho gira em torno da observação de um histórico colonial orientalista bastante evidente na dança do ventre de fusão estilo tribal. Meu objetivo é contribuir na construção de uma ética-estética de corpo para essa dança que escape das noções de apropriação cultural nela historicamente presentes, a partir de leituras afrocentradas e do conceito de corpreensão em desenvolvimento a partir desse trabalho. Esse estudo de abordagem qualitativa de se realiza através de pesquisa bibliográfica, documental e autoetnográfica e está dividido em três capítulos, no primeiro, trato das dimensões éticas do tribal, a partir do contexto histórico dessa dança, no segundo, as dimensões estéticas, discutindo as questões de apropriação cultural presentes nessa dança desde perspectivas afrocentradas, por fim, no terceiro, apresento brevemente alguns caminhos para fusões em dança a partir da minha experiência como professora e artista. Concluo que seguir o caminho de olhar a dança tribal numa perspectiva afrocentrada visualizando a inter-relação entre as dimensões éticas e estéticas é o primeiro passo para construir as mudanças necessárias para se conceber essa dança de fusão por outros vieses. Indico queconceber a dimensão ritual, a relação entre arte e cotidiano, o caminho da improvisação são proposições que tornam o processo de elaboração do estilo tribal mais aproximado das realidades que o inspiram. |
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2024-09-19T13:36:44Z2024-09-162024-09-19T13:36:44Z2022-08-10https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31937A problemática fundamental que move a escrita deste trabalho gira em torno da observação de um histórico colonial orientalista bastante evidente na dança do ventre de fusão estilo tribal. Meu objetivo é contribuir na construção de uma ética-estética de corpo para essa dança que escape das noções de apropriação cultural nela historicamente presentes, a partir de leituras afrocentradas e do conceito de corpreensão em desenvolvimento a partir desse trabalho. Esse estudo de abordagem qualitativa de se realiza através de pesquisa bibliográfica, documental e autoetnográfica e está dividido em três capítulos, no primeiro, trato das dimensões éticas do tribal, a partir do contexto histórico dessa dança, no segundo, as dimensões estéticas, discutindo as questões de apropriação cultural presentes nessa dança desde perspectivas afrocentradas, por fim, no terceiro, apresento brevemente alguns caminhos para fusões em dança a partir da minha experiência como professora e artista. Concluo que seguir o caminho de olhar a dança tribal numa perspectiva afrocentrada visualizando a inter-relação entre as dimensões éticas e estéticas é o primeiro passo para construir as mudanças necessárias para se conceber essa dança de fusão por outros vieses. Indico queconceber a dimensão ritual, a relação entre arte e cotidiano, o caminho da improvisação são proposições que tornam o processo de elaboração do estilo tribal mais aproximado das realidades que o inspiram.The fundamental issue that drives the writing of this work revolves around the observation of an orientalist colonial history quite evident in Tribal Fusion Belly Dance. My objective is to contribute to the construction of an ethics-aesthetics of the body for this dance that escapes the notions of cultural appropriation that are historically present in it, based on Afrocentric readings and the concept of corpreensão in development from this work. This qualitative approach study is carried out through bibliographical, documentary and autoethnographic research and is divided into three chapters, in the first, I deal with the ethical dimensions of the tribal, from the historical context of this dance, in the second, the aesthetic dimensions, discussing the questions of cultural appropriation present in this dance from Afrocentric perspectives, finally, in the third, I briefly present some paths for fusions in dance from my experience as a teacher and artist. I conclude that following the path of looking at tribal dance from an Afrocentered perspective, visualizing the interrelationship between ethical and aesthetic dimensions, is the first step to build the necessary changes to conceive this fusion dance from other perspectives. I indicate that conceiving the ritual dimension, the relationship between art and everyday life, the way of improvisation are propositions that make the process of elaboration of the tribal style closer to the realities that inspire it.Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2024-09-19T13:36:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LAS16092024.pdf: 2840399 bytes, checksum: efa357292e7d0f16d6ed3feea03f5e3b (MD5)Made available in DSpace on 2024-09-19T13:36:44Z (GMT). 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