O teatro performativo: a construção de um operador conceitual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leandro Geraldo da Silva Acacio
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8PAPRT
Resumo: O objeto desta dissertação é o operador conceitual teatro performativo, formulado pela pesquisadora franco-canadense Josette Féral. O teatro performativo é abordado como uma ferramenta de reflexão e análise sobre algumas práticas cênicas contemporâneas. Nosso objetivo é o de mapear a pesquisa de Fèral, que ainda se encontra em processo de elaboração. Para Féral, o conceito de performatividade está no centro da discussão da arte e do teatro contemporâneos. A autora faz uso de duas visões de performance para construir sua noção de performatividade. A primeira é cultural e antropológica e segue na esteira dos Performance Studies, difundidos pelo diretor e estudioso americano Richard Schechner. A segunda visão é mais voltada para a esfera artística/estética e tem como fonte o campo da performance art. A dissertação apresenta, ainda, uma reflexão sobre uma das marcas do teatro performativo atual, que é trabalhar com o recurso ao real, instalando na cena a ideia de evento (acontecimento). Ao trazer o real para a cena, a obra pode gerar uma quebra momentânea com a ilusão (teatralidade), provocando um embaçamento nos paradigmas da representação tradicional no teatro.
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