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Luiz Otavio Carvalho Goncalves de SouzaAntonia Pereira BerrezaAntonio Barreto HildebrandoSara Del Carmen Rojo de La RosaLeandro Geraldo da Silva Acacio2019-08-13T09:50:54Z2019-08-13T09:50:54Z2011-08-30http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8PAPRTO objeto desta dissertação é o operador conceitual teatro performativo, formulado pela pesquisadora franco-canadense Josette Féral. O teatro performativo é abordado como uma ferramenta de reflexão e análise sobre algumas práticas cênicas contemporâneas. Nosso objetivo é o de mapear a pesquisa de Fèral, que ainda se encontra em processo de elaboração. Para Féral, o conceito de performatividade está no centro da discussão da arte e do teatro contemporâneos. A autora faz uso de duas visões de performance para construir sua noção de performatividade. A primeira é cultural e antropológica e segue na esteira dos Performance Studies, difundidos pelo diretor e estudioso americano Richard Schechner. A segunda visão é mais voltada para a esfera artística/estética e tem como fonte o campo da performance art. A dissertação apresenta, ainda, uma reflexão sobre uma das marcas do teatro performativo atual, que é trabalhar com o recurso ao real, instalando na cena a ideia de evento (acontecimento). Ao trazer o real para a cena, a obra pode gerar uma quebra momentânea com a ilusão (teatralidade), provocando um embaçamento nos paradigmas da representação tradicional no teatro.The object of this dissertation is the conceptual analyzer, performative theater, formulated by Franc-Canadian researcher Josette Féral. The performative theater is approached along this research as a tool of reflection and analysis of some scenic contemporary practices. In these circumstances, our goal is to systematize Férals research, which is still in process of elaboration. To Féral, the concept of performativity is the center of the debate about art and the contemporary theater. Féral uses two visions of performance to construct her notion of performativity. The first vision is cultural and anthropologic and follows a course by Performance Studies, divulged by the American director and intellectual Richard Schechner. The second vision is focused around artistic/aesthetic concepts, and it sources from the field of performance art. The dissertation also shows a reflection of one of the hallmarks of the current performative theater which is working with features of the tangibleestablishing the idea of event (occurrence). By bringing the tangible (real) to the scene, the performance can create a sudden break of illusion (theatricality), thus creating a disorder in the paradigms of the traditional representation in theater.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArtes cênicasTeatroPerformance (Arte)Representação teatral Estudo e ensinoFéral, Josette, 1949- Critica e interpretaçãoTeatralidadeTeatro performativoPerformatividadeO teatro performativo: a construção de um operador conceitualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_leandro_ac_cio.pdfapplication/pdf1049016https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8PAPRT/1/disserta__o_leandro_ac_cio.pdf26697504bfb02028f5255c4fb9a7ae71MD51TEXTdisserta__o_leandro_ac_cio.pdf.txtdisserta__o_leandro_ac_cio.pdf.txtExtracted texttext/plain246105https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8PAPRT/2/disserta__o_leandro_ac_cio.pdf.txtb138d0a9c82fb21ecddef6120bb5e09fMD521843/JSSS-8PAPRT2019-11-14 22:26:39.799oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-8PAPRTRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:26:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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