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Reynaldo Maia MunizEduardo Madeira Marques2019-08-14T10:58:51Z2019-08-14T10:58:51Z2004-08-12http://hdl.handle.net/1843/BUBD-99YHLTO varejo, um dos setores mais significativos da economia mundial, está atravessando um período de mudanças dramáticas, em que o varejista tradicional ou se adapta à nova realidade ou abandona seu negócio. Os consumidores estão mais informados, exigindo mais direitos e melhores serviços de atendimento aos clientes, e os varejistas estão atendendo a essas necessidades. No grande setor varejista brasileiro, encontra-se o mercado de venda de medicamentos, que é caracterizado pela fragmentação, com um grande número de organizações envolvidas na comercialização destes produtos. A disputa pelo consumidor no setor varejista de medicamentos tem levado a remodelações de estratégia, mudanças de perfil e surgimento de negócios com novas estruturas. Dois traços relevantes são observados no setor varejista de medicamentos no Brasil: primeiro, a formação degrandes cadeias de varejo, com redes de lojas que vendem não apenas remédios, mas também uma ampla linha de produtos de perfumaria, saúde bucal e dermatológica, produtos para animais de estimação, de conveniência e correlatos; segundo, o surgimento de empresas calcadas em telemarketing, realizando delivery e fazendo grande concorrência às grandes redes na comercialização de medicamentos. Este último é que constitui o foco de pesquisa do presente trabalho,cujo objetivo consiste em analisar a estratégia competitiva utilizada pela Unifar no setor varejista de medicamentos, procurando explicitar sua fundamentação, em termos de percepção das condições de competitividade de sua indústria, e o processo de formação de competências internas mobilizadoras de recursos, que podem gerar vantagem competitiva. Esta empresa possui suas atividades de venda de medicamentos calcadas principalmente em telemarketing, demonstrando rápida consolidação e bom desempenho no mercado varejista de medicamentos, fazendo frente às grandes redes de drogarias existentes, no que diz respeito à venda de remédios. Foi realizada uma análise da estrutura da indústria de medicamentos e da cadeia de valor dos tipos de empresas encontrados neste setor para identificar as fontes de vantagem competitiva da Drogaria Unifar e o seu posicionamento estratégico perante o mercado, analisando assim a sua estratégia.The retail, one of the most significant sectors in the world economy, is going through a period of drastic changes, where the traditional retailer either adapts to the new reality or abandons his business. The consumers are more informed, demanding more rights and best services. In the big Brazilian retail sector is the market of medicine sale, characterized by a fragmentation, with a big number of organizationsinvolved in the commerce of these products. The competition for the consumer in the retail sector of medicine has led to new strategy designs, profile changes and new business with new structures. Two relevant features can be observed in the retail sector of medicine in Brazil: first, the formation of big retail chains, with stores that sell not only medicines, but also a large number of perfumery products, hygienic anddermatologic products, pet products, convenience products and correlated; second, the appearance of telemarketing firms, carrying out delivery and greatly competing with big store nets in the commercialization of medicine. The latter constitutes the focus of this research, and the objective consists of analyzing the competitivestrategy used by the Unifar in the retail sector of medicine, trying to explicit its foundations in terms of perception of the competitive conditions of industry, and the formation process of internal competences that mobilize resources that can create a competitive advantage. This firm has the activities of medicine sale based principally in telemarketing, demonstrating a fast consolidation and good performance in theretail sector of medicines, greatly competing with the big net stores in terms of medicine sales. A structural analysis of the medicine industry and the valor chain of the firm types found in this sector has been carried out, aiming at identifying the sources of competitive advantage of Drogaria Unifar and its strategic positioning in the market, thus analyzing its strategyUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGAdministraçãoConcorrênciaPlanejamento estratégicoEstratégia competitivavalorDeliveryCadeia deVarejo de medicamentosEstratégia competitiva no setor varejista de medicamentos: o caso da Unifarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_eduardo_madeira_marques.pdfapplication/pdf391270https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-99YHLT/1/disserta__o_eduardo_madeira_marques.pdfc90e36fceae6d0da5290326567b2b051MD511843/BUBD-99YHLT2019-08-14 07:58:51.417oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-99YHLTRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-14T10:58:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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