A inclusão do aluno com deficiência visual no ensino de Artes Visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flaviana Meiriela Aparecida Baldoino
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AE6NBQ
Resumo: Este trabalho relata o processo de inclusão do aluno com deficiência visual no ensino de Artes Visuais. Inicialmente, é apresentado um histórico de sobre a inclusão, relatando como foi a trajetória da inclusão no Brasil, ressaltando os desafios e possibilidades da inclusão no ensino regular. Em seguida é discutido e questionado sobre a inclusão do aluno com deficiência visual, dando ênfase ao ensino de Artes Visuais e o papel do professor nesse processo. Nesse capítulo também é abordado as questões de adaptação do espaço e do material para o aluno com deficiência visual dentro do ensino de Artes Visuais. Dando sequência, é apresentado um projeto com referência nas obras de Lygia Clark, relatando a possibilidade e as adaptações necessárias para a inclusão do aluno com deficiência visual no ensino de Artes Visuais, e ainda sugere algumas atividades e maneiras que possam ajudar e facilitar a inclusão do aluno com deficiência visual. Ao final, são feitas considerações sobre o tema apresentado.
id UFMG_4a972620b32f51d6aa7a95e350270534
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AE6NBQ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Barbara de Oliveira AhouagiMaria Luiza Dias VianaFlaviana Meiriela Aparecida Baldoino2019-08-09T22:39:36Z2019-08-09T22:39:36Z2016-03-05http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AE6NBQEste trabalho relata o processo de inclusão do aluno com deficiência visual no ensino de Artes Visuais. Inicialmente, é apresentado um histórico de sobre a inclusão, relatando como foi a trajetória da inclusão no Brasil, ressaltando os desafios e possibilidades da inclusão no ensino regular. Em seguida é discutido e questionado sobre a inclusão do aluno com deficiência visual, dando ênfase ao ensino de Artes Visuais e o papel do professor nesse processo. Nesse capítulo também é abordado as questões de adaptação do espaço e do material para o aluno com deficiência visual dentro do ensino de Artes Visuais. Dando sequência, é apresentado um projeto com referência nas obras de Lygia Clark, relatando a possibilidade e as adaptações necessárias para a inclusão do aluno com deficiência visual no ensino de Artes Visuais, e ainda sugere algumas atividades e maneiras que possam ajudar e facilitar a inclusão do aluno com deficiência visual. Ao final, são feitas considerações sobre o tema apresentado.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGDeficientes visuaisInclusão em educaçãoArte Estudo e ensinoInclusãoDeficiência visualArteA inclusão do aluno com deficiência visual no ensino de Artes Visuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALflaviana_baldoino___monografia_final.pdfapplication/pdf644879https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AE6NBQ/1/flaviana_baldoino___monografia_final.pdfc23b26e5267f619b50cb6a1b73e050cbMD51TEXTflaviana_baldoino___monografia_final.pdf.txtflaviana_baldoino___monografia_final.pdf.txtExtracted texttext/plain48203https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AE6NBQ/2/flaviana_baldoino___monografia_final.pdf.txt82ea85c0d63848c149dae4c4e52dc9c4MD521843/BUOS-AE6NBQ2019-11-14 06:43:10.383oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AE6NBQRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:43:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A inclusão do aluno com deficiência visual no ensino de Artes Visuais
title A inclusão do aluno com deficiência visual no ensino de Artes Visuais
spellingShingle A inclusão do aluno com deficiência visual no ensino de Artes Visuais
Flaviana Meiriela Aparecida Baldoino
Inclusão
Deficiência visual
Arte
Deficientes visuais
Inclusão em educação
Arte Estudo e ensino
title_short A inclusão do aluno com deficiência visual no ensino de Artes Visuais
title_full A inclusão do aluno com deficiência visual no ensino de Artes Visuais
title_fullStr A inclusão do aluno com deficiência visual no ensino de Artes Visuais
title_full_unstemmed A inclusão do aluno com deficiência visual no ensino de Artes Visuais
title_sort A inclusão do aluno com deficiência visual no ensino de Artes Visuais
author Flaviana Meiriela Aparecida Baldoino
author_facet Flaviana Meiriela Aparecida Baldoino
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barbara de Oliveira Ahouagi
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Luiza Dias Viana
dc.contributor.author.fl_str_mv Flaviana Meiriela Aparecida Baldoino
contributor_str_mv Barbara de Oliveira Ahouagi
Maria Luiza Dias Viana
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Deficiência visual
Arte
topic Inclusão
Deficiência visual
Arte
Deficientes visuais
Inclusão em educação
Arte Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Deficientes visuais
Inclusão em educação
Arte Estudo e ensino
description Este trabalho relata o processo de inclusão do aluno com deficiência visual no ensino de Artes Visuais. Inicialmente, é apresentado um histórico de sobre a inclusão, relatando como foi a trajetória da inclusão no Brasil, ressaltando os desafios e possibilidades da inclusão no ensino regular. Em seguida é discutido e questionado sobre a inclusão do aluno com deficiência visual, dando ênfase ao ensino de Artes Visuais e o papel do professor nesse processo. Nesse capítulo também é abordado as questões de adaptação do espaço e do material para o aluno com deficiência visual dentro do ensino de Artes Visuais. Dando sequência, é apresentado um projeto com referência nas obras de Lygia Clark, relatando a possibilidade e as adaptações necessárias para a inclusão do aluno com deficiência visual no ensino de Artes Visuais, e ainda sugere algumas atividades e maneiras que possam ajudar e facilitar a inclusão do aluno com deficiência visual. Ao final, são feitas considerações sobre o tema apresentado.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-03-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T22:39:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T22:39:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AE6NBQ
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AE6NBQ
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AE6NBQ/1/flaviana_baldoino___monografia_final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AE6NBQ/2/flaviana_baldoino___monografia_final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c23b26e5267f619b50cb6a1b73e050cb
82ea85c0d63848c149dae4c4e52dc9c4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589403654750208