A inclusão do aluno com deficiência visual no ensino de Artes Visuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AE6NBQ |
Resumo: | Este trabalho relata o processo de inclusão do aluno com deficiência visual no ensino de Artes Visuais. Inicialmente, é apresentado um histórico de sobre a inclusão, relatando como foi a trajetória da inclusão no Brasil, ressaltando os desafios e possibilidades da inclusão no ensino regular. Em seguida é discutido e questionado sobre a inclusão do aluno com deficiência visual, dando ênfase ao ensino de Artes Visuais e o papel do professor nesse processo. Nesse capítulo também é abordado as questões de adaptação do espaço e do material para o aluno com deficiência visual dentro do ensino de Artes Visuais. Dando sequência, é apresentado um projeto com referência nas obras de Lygia Clark, relatando a possibilidade e as adaptações necessárias para a inclusão do aluno com deficiência visual no ensino de Artes Visuais, e ainda sugere algumas atividades e maneiras que possam ajudar e facilitar a inclusão do aluno com deficiência visual. Ao final, são feitas considerações sobre o tema apresentado. |
id |
UFMG_4a972620b32f51d6aa7a95e350270534 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AE6NBQ |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Barbara de Oliveira AhouagiMaria Luiza Dias VianaFlaviana Meiriela Aparecida Baldoino2019-08-09T22:39:36Z2019-08-09T22:39:36Z2016-03-05http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AE6NBQEste trabalho relata o processo de inclusão do aluno com deficiência visual no ensino de Artes Visuais. Inicialmente, é apresentado um histórico de sobre a inclusão, relatando como foi a trajetória da inclusão no Brasil, ressaltando os desafios e possibilidades da inclusão no ensino regular. Em seguida é discutido e questionado sobre a inclusão do aluno com deficiência visual, dando ênfase ao ensino de Artes Visuais e o papel do professor nesse processo. Nesse capítulo também é abordado as questões de adaptação do espaço e do material para o aluno com deficiência visual dentro do ensino de Artes Visuais. Dando sequência, é apresentado um projeto com referência nas obras de Lygia Clark, relatando a possibilidade e as adaptações necessárias para a inclusão do aluno com deficiência visual no ensino de Artes Visuais, e ainda sugere algumas atividades e maneiras que possam ajudar e facilitar a inclusão do aluno com deficiência visual. Ao final, são feitas considerações sobre o tema apresentado.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGDeficientes visuaisInclusão em educaçãoArte Estudo e ensinoInclusãoDeficiência visualArteA inclusão do aluno com deficiência visual no ensino de Artes Visuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALflaviana_baldoino___monografia_final.pdfapplication/pdf644879https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AE6NBQ/1/flaviana_baldoino___monografia_final.pdfc23b26e5267f619b50cb6a1b73e050cbMD51TEXTflaviana_baldoino___monografia_final.pdf.txtflaviana_baldoino___monografia_final.pdf.txtExtracted texttext/plain48203https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AE6NBQ/2/flaviana_baldoino___monografia_final.pdf.txt82ea85c0d63848c149dae4c4e52dc9c4MD521843/BUOS-AE6NBQ2019-11-14 06:43:10.383oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AE6NBQRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:43:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A inclusão do aluno com deficiência visual no ensino de Artes Visuais |
title |
A inclusão do aluno com deficiência visual no ensino de Artes Visuais |
spellingShingle |
A inclusão do aluno com deficiência visual no ensino de Artes Visuais Flaviana Meiriela Aparecida Baldoino Inclusão Deficiência visual Arte Deficientes visuais Inclusão em educação Arte Estudo e ensino |
title_short |
A inclusão do aluno com deficiência visual no ensino de Artes Visuais |
title_full |
A inclusão do aluno com deficiência visual no ensino de Artes Visuais |
title_fullStr |
A inclusão do aluno com deficiência visual no ensino de Artes Visuais |
title_full_unstemmed |
A inclusão do aluno com deficiência visual no ensino de Artes Visuais |
title_sort |
A inclusão do aluno com deficiência visual no ensino de Artes Visuais |
author |
Flaviana Meiriela Aparecida Baldoino |
author_facet |
Flaviana Meiriela Aparecida Baldoino |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barbara de Oliveira Ahouagi |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maria Luiza Dias Viana |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flaviana Meiriela Aparecida Baldoino |
contributor_str_mv |
Barbara de Oliveira Ahouagi Maria Luiza Dias Viana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Deficiência visual Arte |
topic |
Inclusão Deficiência visual Arte Deficientes visuais Inclusão em educação Arte Estudo e ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Deficientes visuais Inclusão em educação Arte Estudo e ensino |
description |
Este trabalho relata o processo de inclusão do aluno com deficiência visual no ensino de Artes Visuais. Inicialmente, é apresentado um histórico de sobre a inclusão, relatando como foi a trajetória da inclusão no Brasil, ressaltando os desafios e possibilidades da inclusão no ensino regular. Em seguida é discutido e questionado sobre a inclusão do aluno com deficiência visual, dando ênfase ao ensino de Artes Visuais e o papel do professor nesse processo. Nesse capítulo também é abordado as questões de adaptação do espaço e do material para o aluno com deficiência visual dentro do ensino de Artes Visuais. Dando sequência, é apresentado um projeto com referência nas obras de Lygia Clark, relatando a possibilidade e as adaptações necessárias para a inclusão do aluno com deficiência visual no ensino de Artes Visuais, e ainda sugere algumas atividades e maneiras que possam ajudar e facilitar a inclusão do aluno com deficiência visual. Ao final, são feitas considerações sobre o tema apresentado. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-03-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T22:39:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T22:39:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AE6NBQ |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AE6NBQ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AE6NBQ/1/flaviana_baldoino___monografia_final.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AE6NBQ/2/flaviana_baldoino___monografia_final.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c23b26e5267f619b50cb6a1b73e050cb 82ea85c0d63848c149dae4c4e52dc9c4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589403654750208 |