Trópicos em arte a abstração geométrica e a busca de uma visualidade auroral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigo Borges Coelho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/EBAP-B6ZUFH
Resumo: Esta pesquisa investiga o encontro da abstração geométrica com uma visualidade originária. A colocação de um desenho indígena em diálogo com um guache de Hélio Oiticica, no catálogo da exposição Geometria Sensível realizada pelo crítico Roberto Pontual, no MAM do Rio de Janeiro, em 1978, foi o dado disparador das questões desenvolvidas ao longo da pesquisa. A partir das relações entre a arte moderna e a visualidade das culturas chamadas primitivas, buscou-se rever as tentativas de aproximação dos grafismos ameríndios com a arte construtiva brasileira. Desviando-se de uma análise excessivamente formal, a pesquisa buscou refletir sobre o interesse dos artistas abstratos por um sentido de arte originário (auroral). Uma origem formulada pelo filósofo brasileiro Vicente Ferreira da Silva como um passado mais atual do que qualquer presente, revelando-se aqui e ali, de tempos em tempos; revelando-se no anseio da arte abstrata pelas origens; revelando-se nos estudos etnográficos sobre os sistemas de pensamento não ocidentais. A escolha deste caminho levou a uma reflexão sobre o (re)encontro fascinado do artista moderno com um conhecimento arcaico, promotor de experiências trópicas, ou seja, promotor de mudanças, voltas e desvios a partir de um lugar de partida originário. Questionando-se sobre o modo como uma barbárie de origem poderia se transfigurar em energia moderna; sobre o modo como expressões artísticas primitivas poderiam se transmudar em arte não figurativa, abstrata e moderna, a pesquisa buscou (re)desenhar, no encontro da abstração geométrica com uma visualidade originária, novas cenas para a história das relações entre as culturas visuais não-ocidentais e a arte abstrata.
id UFMG_4b2d6b0eff34a99c4a2aed0f37fb9d13
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAP-B6ZUFH
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Stephane Denis Albert Rene HuchetMario Cesar de AzevedoMaria Elisa Martins Campos do AmaralMarina Andrade CâmaraVerônica Antonine StiggerRodrigo Borges Coelho2019-08-13T08:51:14Z2019-08-13T08:51:14Z2017-09-15http://hdl.handle.net/1843/EBAP-B6ZUFHEsta pesquisa investiga o encontro da abstração geométrica com uma visualidade originária. A colocação de um desenho indígena em diálogo com um guache de Hélio Oiticica, no catálogo da exposição Geometria Sensível realizada pelo crítico Roberto Pontual, no MAM do Rio de Janeiro, em 1978, foi o dado disparador das questões desenvolvidas ao longo da pesquisa. A partir das relações entre a arte moderna e a visualidade das culturas chamadas primitivas, buscou-se rever as tentativas de aproximação dos grafismos ameríndios com a arte construtiva brasileira. Desviando-se de uma análise excessivamente formal, a pesquisa buscou refletir sobre o interesse dos artistas abstratos por um sentido de arte originário (auroral). Uma origem formulada pelo filósofo brasileiro Vicente Ferreira da Silva como um passado mais atual do que qualquer presente, revelando-se aqui e ali, de tempos em tempos; revelando-se no anseio da arte abstrata pelas origens; revelando-se nos estudos etnográficos sobre os sistemas de pensamento não ocidentais. A escolha deste caminho levou a uma reflexão sobre o (re)encontro fascinado do artista moderno com um conhecimento arcaico, promotor de experiências trópicas, ou seja, promotor de mudanças, voltas e desvios a partir de um lugar de partida originário. Questionando-se sobre o modo como uma barbárie de origem poderia se transfigurar em energia moderna; sobre o modo como expressões artísticas primitivas poderiam se transmudar em arte não figurativa, abstrata e moderna, a pesquisa buscou (re)desenhar, no encontro da abstração geométrica com uma visualidade originária, novas cenas para a história das relações entre as culturas visuais não-ocidentais e a arte abstrata.Cette recherche étudie la rencontre de labstraction géométrique avec une visualité«originale». Le placement dun dessin indigène en dialogue avec une gouache par HélioOiticica, dans le catalogue de lexposition Geometria Sensível du critique RobertoPontual, au MAM à Rio de Janeiro en 1978, a été le déclencheur des problèmes développéstout au long de la recherche. A partir des relations entre lart moderne et la visibilité descultures dites primitives, nous avons cherché à réviser les tentatives dapproximationdes graphiques amérindiens avec lart constructif brésilien. En divergeant dune analysetrop formelle, la recherche a dedié à réfléchir sur lintérêt des artistes abstraits pourun sens de lart original (auroral). Une « origine » formulée par le philosophe brésilienVicente Ferreira da Silva comme un passé plus courant que tout présent, se révélantici et là, de temps en temps; révéler dans laspiration à lart abstrait pour ses origines;révéler dans les études ethnographiques des systèmes de pensée non occidentaux.Le choix de ce chemin a conduit à une réflexion sur une rencontre fascinée de lartistemoderne avec une connaissance archaïque, promoteur dexpériences « tropiques »,cest-à-dire promoteur des changements, des virages et des écarts par rapport à unpoint de départ original. Se demandant comment une barbarie dorigine pourrait êtretransfigurée en énergie moderne; sur la façon dont les expressions artistiques primitifspeuvent être transmuées en art non figuratif, abstrait et moderne, la recherche acherché à redessiner, dans la rencontre de labstraction géométrique avec une visualitéoriginale, de nouvelles scènes pour lhistoire des relations entre les cultures visuellesnon-occidentaux et lart abstrait.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArte FilosofiaGeometria na arteArte modernaArte abstrataArte indígenaVisãoTrópicoTramaGeometria sensívelArte abstrataOriginárioTrópicos em arte a abstração geométrica e a busca de uma visualidade auroralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtropicos_em_arte_rodrigo_borges_coelho_bx.pdfapplication/pdf3157756https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-B6ZUFH/1/tropicos_em_arte_rodrigo_borges_coelho_bx.pdf4523e7474924c9be97759b69d130192fMD51TEXTtropicos_em_arte_rodrigo_borges_coelho_bx.pdf.txttropicos_em_arte_rodrigo_borges_coelho_bx.pdf.txtExtracted texttext/plain372253https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-B6ZUFH/2/tropicos_em_arte_rodrigo_borges_coelho_bx.pdf.txtdd8a452d6c09bb184e2dc1c3fe89ad0eMD521843/EBAP-B6ZUFH2019-11-14 22:14:40.898oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAP-B6ZUFHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:14:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Trópicos em arte a abstração geométrica e a busca de uma visualidade auroral
title Trópicos em arte a abstração geométrica e a busca de uma visualidade auroral
spellingShingle Trópicos em arte a abstração geométrica e a busca de uma visualidade auroral
Rodrigo Borges Coelho
Visão
Trópico
Trama
Geometria sensível
Arte abstrata
Originário
Arte Filosofia
Geometria na arte
Arte moderna
Arte abstrata
Arte indígena
title_short Trópicos em arte a abstração geométrica e a busca de uma visualidade auroral
title_full Trópicos em arte a abstração geométrica e a busca de uma visualidade auroral
title_fullStr Trópicos em arte a abstração geométrica e a busca de uma visualidade auroral
title_full_unstemmed Trópicos em arte a abstração geométrica e a busca de uma visualidade auroral
title_sort Trópicos em arte a abstração geométrica e a busca de uma visualidade auroral
author Rodrigo Borges Coelho
author_facet Rodrigo Borges Coelho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stephane Denis Albert Rene Huchet
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Mario Cesar de Azevedo
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Elisa Martins Campos do Amaral
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Marina Andrade Câmara
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Verônica Antonine Stigger
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigo Borges Coelho
contributor_str_mv Stephane Denis Albert Rene Huchet
Mario Cesar de Azevedo
Maria Elisa Martins Campos do Amaral
Marina Andrade Câmara
Verônica Antonine Stigger
dc.subject.por.fl_str_mv Visão
Trópico
Trama
Geometria sensível
Arte abstrata
Originário
topic Visão
Trópico
Trama
Geometria sensível
Arte abstrata
Originário
Arte Filosofia
Geometria na arte
Arte moderna
Arte abstrata
Arte indígena
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Arte Filosofia
Geometria na arte
Arte moderna
Arte abstrata
Arte indígena
description Esta pesquisa investiga o encontro da abstração geométrica com uma visualidade originária. A colocação de um desenho indígena em diálogo com um guache de Hélio Oiticica, no catálogo da exposição Geometria Sensível realizada pelo crítico Roberto Pontual, no MAM do Rio de Janeiro, em 1978, foi o dado disparador das questões desenvolvidas ao longo da pesquisa. A partir das relações entre a arte moderna e a visualidade das culturas chamadas primitivas, buscou-se rever as tentativas de aproximação dos grafismos ameríndios com a arte construtiva brasileira. Desviando-se de uma análise excessivamente formal, a pesquisa buscou refletir sobre o interesse dos artistas abstratos por um sentido de arte originário (auroral). Uma origem formulada pelo filósofo brasileiro Vicente Ferreira da Silva como um passado mais atual do que qualquer presente, revelando-se aqui e ali, de tempos em tempos; revelando-se no anseio da arte abstrata pelas origens; revelando-se nos estudos etnográficos sobre os sistemas de pensamento não ocidentais. A escolha deste caminho levou a uma reflexão sobre o (re)encontro fascinado do artista moderno com um conhecimento arcaico, promotor de experiências trópicas, ou seja, promotor de mudanças, voltas e desvios a partir de um lugar de partida originário. Questionando-se sobre o modo como uma barbárie de origem poderia se transfigurar em energia moderna; sobre o modo como expressões artísticas primitivas poderiam se transmudar em arte não figurativa, abstrata e moderna, a pesquisa buscou (re)desenhar, no encontro da abstração geométrica com uma visualidade originária, novas cenas para a história das relações entre as culturas visuais não-ocidentais e a arte abstrata.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-09-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T08:51:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T08:51:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/EBAP-B6ZUFH
url http://hdl.handle.net/1843/EBAP-B6ZUFH
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-B6ZUFH/1/tropicos_em_arte_rodrigo_borges_coelho_bx.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-B6ZUFH/2/tropicos_em_arte_rodrigo_borges_coelho_bx.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4523e7474924c9be97759b69d130192f
dd8a452d6c09bb184e2dc1c3fe89ad0e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589519189999616