Quem se torna bolsista de iniciação científica na UFMG?: uma análise de fatores que influenciam no acesso à bolsa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariana Gadoni Canaan
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EAHAD
Resumo: Esta dissertação se propõe a analisar a distribuição de bolsas de iniciação científica na Universidade Federal de Minas Gerais. O trabalho foi guiado por algumas perguntas básicas: quem são os bolsistas? Como e por que eles se tornaram bolsistas? Para responder a essas perguntas, utilizaram-se diferentes técnicas e métodos de pesquisa: a) realização de um estudo de coorte; b) tratamento de dados estatísticos secundários sobre os ingressantes nos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Elétrica e História nos anos de 2007, 2008 e 2009; e c) entrevistas semiestruturadas com doze bolsistas de iniciação científica dos três cursos analisados. Os resultados evidenciaram que o perfil médio do bolsista de iniciação científica não se diferencia significativamente do perfil médio do aluno dos cursos analisados. São, em sua maioria, jovens, brancos, solteiros, pertencentes às camadas médias de Belo Horizonte e região, com pais altamente escolarizados e uma trajetória escolar anterior bem sucedida. Apesar de perfil semelhante, alguns fatores socioeconômicos aumentam as chances de um aluno se tornar bolsista de IC durante a graduação, e esses fatores variam entre os cursos analisados. O curso de História foi o único no qual a hipótese inicial do estudo se confirmou, a saber, a posse de capital cultural mostrou-se vantajosa no acesso à bolsa, assim como o capital econômico. Ao contrário do esperado, no caso do curso de Ciências Biológicas, maior capital cultural significa menos chances de se tornar bolsista, mas, mais capital econômico, significa maior chance de acesso à bolsa. No caso de Engenharia Elétrica, apenas o capital escolar parece trazer alguma vantagem na obtenção da bolsa. As motivações que impulsionam o aluno à iniciação científica não diferem significativamente de acordo com o curso e a origem social. Destacam-se a busca pelo aprofundamento de temas de interesse, o aprendizado de métodos e técnicas de pesquisa, a preocupação de inserção na lógica de funcionamento da universidade e o aprimoramento do currículo visando à pós-graduação. Entretanto, a origem social parece ter efeito na mobilização dos estudantes: aqueles pertencentes aos estratos socioeconômicos C e D são mais propensos a desenvolverem estratégias para obtenção da bolsa, tais como procurar vários professores, trabalhar como voluntários, buscar bolsas em outras unidades da universidade, procurar bolsas em linhas de pesquisa com mais recursos, etc.
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Os resultados evidenciaram que o perfil médio do bolsista de iniciação científica não se diferencia significativamente do perfil médio do aluno dos cursos analisados. São, em sua maioria, jovens, brancos, solteiros, pertencentes às camadas médias de Belo Horizonte e região, com pais altamente escolarizados e uma trajetória escolar anterior bem sucedida. Apesar de perfil semelhante, alguns fatores socioeconômicos aumentam as chances de um aluno se tornar bolsista de IC durante a graduação, e esses fatores variam entre os cursos analisados. O curso de História foi o único no qual a hipótese inicial do estudo se confirmou, a saber, a posse de capital cultural mostrou-se vantajosa no acesso à bolsa, assim como o capital econômico. Ao contrário do esperado, no caso do curso de Ciências Biológicas, maior capital cultural significa menos chances de se tornar bolsista, mas, mais capital econômico, significa maior chance de acesso à bolsa. No caso de Engenharia Elétrica, apenas o capital escolar parece trazer alguma vantagem na obtenção da bolsa. As motivações que impulsionam o aluno à iniciação científica não diferem significativamente de acordo com o curso e a origem social. Destacam-se a busca pelo aprofundamento de temas de interesse, o aprendizado de métodos e técnicas de pesquisa, a preocupação de inserção na lógica de funcionamento da universidade e o aprimoramento do currículo visando à pós-graduação. Entretanto, a origem social parece ter efeito na mobilização dos estudantes: aqueles pertencentes aos estratos socioeconômicos C e D são mais propensos a desenvolverem estratégias para obtenção da bolsa, tais como procurar vários professores, trabalhar como voluntários, buscar bolsas em outras unidades da universidade, procurar bolsas em linhas de pesquisa com mais recursos, etc.This dissertation aims to analyze the distribution of scientific initiation scholarships at UFMG. The work was guided by some basic questions: who are the scholarship holders? How and why do they become scholarship holders? In order to answer these questions, different research methods and techniques have been used: a) the execution of a cohort study; b) the treatment of secondary statistical data about entrants into the Biological Sciences, Electrical Engineering, and History undergraduate programs in the years 2007, 2008, and 2009; c) semi-structured interviews with twelve scientific initiation scholarship holders attending the three programs analyzed. The results have made evident that the average profile of the scientific initiation scholarship holder does not differ significantly from the average profile of the students in the programs analyzed. They are, in their majority, young, white, single, members of the middle class of Belo Horizonte and surrounding areas, whose parents have higher levels of education, and who have a successful educational background. Albeit the similar profiles, some socioeconomic factors increase the chances of a student becoming a scientific initiation scholarship holder during undergraduate studies. These factors vary among the programs analyzed. The History program was the only one in which the study's initial hypothesis has been confirmed, namely, the possession of cultural capital proved to be advantageous in terms of access to the scholarship, as well as economic capital. As opposed to the expectations, in the case of the Biological Sciences program, a larger cultural capital means less chance of access to the scholarship. In the case of the Electrical Engineering program, only the educational capital seems to bring some advantage to the scholarship attainment. The motivations that stimulate the student toward scientific initiation don't differ significantly according to the program and the social background. Search for advancement in topics of interest, research techniques and methods learning, concern with insertion in the university's operational logic, and academic record improvement aiming graduate programs stand out. Nevertheless, the social background seems to affect the students' mobility: students of socioeconomic segments C and D are more prone to developing strategies for scholarship attainment, such as approaching professors, doing volunteer work, searching for scholarships in other departments of the university, searching for scholarships in research fields where more resources are available, etc.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPesquisa  Metodologia  EducaçãoDemocratização da educaçãoBolsas de pesquisa Estudantes universitários  Bolsista de iniciação científicaIniciação científicaDemocratização de oportunidades educacionaisQuem se torna bolsista de iniciação científica na UFMG?: uma análise de fatores que influenciam no acesso à bolsainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmariana_gadoni_canaan.pdfapplication/pdf2529721https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EAHAD/1/mariana_gadoni_canaan.pdf2defccc71156aec3ddd5b10cfb6a2a61MD51TEXTmariana_gadoni_canaan.pdf.txtmariana_gadoni_canaan.pdf.txtExtracted texttext/plain380180https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EAHAD/2/mariana_gadoni_canaan.pdf.txt6beee62aafd61550725f506b02fd48c3MD521843/BUBD-9EAHAD2019-11-14 21:17:12.61oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9EAHADRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:17:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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