Estratégias educativas utilizadas por profissionais de saúde na abordagem à mulher vítima de violência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sirleide Corrêa Rangel
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9MXHDC
Resumo: Introdução: A violência contra a mulher tem sido reconhecida como um problema de Saúde Pública considerando que afeta significativamente o processo saúde-doença das mulheres. Os profissionais de saúde estão em posição estratégica para o diagnóstico e a atuação no problema da violência, em especial quanto à violência contra a mulher. Objetivo: identificar as estratégias educativas que estão sendo utilizadas por profissionais de saúde na abordagem às mulheres vítimas de violência. Metodologia: revisão integrativa da literatura. Resultados: A estratégia educativa mais apontada pelos autores pesquisados como forma de abordagem a essas mulheres foi o estabelecimento de uma relação dialógica através de oficinas de grupo, utilizando-se dinâmicas e dramatizações para facilitar a interação do grupo estimulando as mulheres a construírem juntas estratégias de enfrentamento. Conclusão: É necessária a conscientização dos profissionais para uma educação em saúde emancipatória, que considere a mulher como sujeito ativo em seu processo de transformação da realidade vivida. Os grupos foram as melhores estratégias identificadas, propiciando a interação entre os sujeitos que vivenciam situação semelhante, e o apoio mútuo auxiliando as mulheres a saírem da situação de violência.
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