Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_4c6efa9e0396fcd3acc2b21640108bc7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-84GJAG
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Maria Alice de Lima Gomes NogueiraLeila de Alvarenga MafraLuciola Licinio de C P SantosEustaquia Salvadora de SousaLeonardo Jose Jeber2019-08-10T09:56:23Z2019-08-10T09:56:23Z1996-04-26http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84GJAGA pesquisa aborda o ensino de Educação Física na Escola Fundamental - 5ª a 8ª série- e o lugar ocupado por essa disciplina no quadro hierárquico dos saberes escolares. Teve como objetivo geral verificar como o cotidiano da escola fabrica e reproduz a inferiorização da Educação Física, e a lógica que subjaz a esse processo e como base, alguns trabalhos no campo da Sociologia do Currículo, abordagem emergente no campo da Sociologia da Educação, que focaliza os conteúdos do ensino e seus processos de transmissão. Sobretudo, utilizou-se dos fundamentos e estudos de Michael Young sobre a questão da hierarquia dos saberes escolares. A partir desse referencial, investigou-se a prática pedagógica de três escolas públicas municipais de Belo Horizonte, mediante uma metodologia qualitativa baseada na observação direta dos professores nas atividades em que se envolveram. Além disso, foram entrevistados todos os professores observados e os coordenadores de turno das escolas. Fizemos o confronto dos dados colhidos com o referencial teórico da Sociologia do Currículo e com as teorias mais recentes da Educação Física escolar brasileira, objetivando problematizar e compreender a posição inferiorapresentada pela Educação Física no conjunto das disciplinas que compõem o currículo escolar. Verificamos que dentro da lógica da escola atual, a Educação Física é uma disciplina inferiorizada pela escola, mas, sobretudo, é ela própria que se inferioriza no quadro hierarquico das disciplinas escolares.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores de educação fisica AtitudesInstalações para educação fisicaSociologia educacionalEducaçãoCurriculos PlanejamentoDidáticaEducação fisícaEducaçãoEnsino fundamentalA educação física no ensino fundamental: o lugar ocupado na hierarquia dos saberes escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1000000247.pdfapplication/pdf402458https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84GJAG/1/1000000247.pdfae0aa169f5e45dfc07de03d770b0a8aaMD51TEXT1000000247.pdf.txt1000000247.pdf.txtExtracted texttext/plain362656https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84GJAG/2/1000000247.pdf.txte62f8b3d9c9c14fcecc3091712b66dfaMD521843/FAEC-84GJAG2019-11-14 06:32:34.787oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-84GJAGRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:32:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547941464375296