A educação física no ensino fundamental: o lugar ocupado na hierarquia dos saberes escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84GJAG |
Resumo: | A pesquisa aborda o ensino de Educação Física na Escola Fundamental - 5ª a 8ª série- e o lugar ocupado por essa disciplina no quadro hierárquico dos saberes escolares. Teve como objetivo geral verificar como o cotidiano da escola fabrica e reproduz a inferiorização da Educação Física, e a lógica que subjaz a esse processo e como base, alguns trabalhos no campo da Sociologia do Currículo, abordagem emergente no campo da Sociologia da Educação, que focaliza os conteúdos do ensino e seus processos de transmissão. Sobretudo, utilizou-se dos fundamentos e estudos de Michael Young sobre a questão da hierarquia dos saberes escolares. A partir desse referencial, investigou-se a prática pedagógica de três escolas públicas municipais de Belo Horizonte, mediante uma metodologia qualitativa baseada na observação direta dos professores nas atividades em que se envolveram. Além disso, foram entrevistados todos os professores observados e os coordenadores de turno das escolas. Fizemos o confronto dos dados colhidos com o referencial teórico da Sociologia do Currículo e com as teorias mais recentes da Educação Física escolar brasileira, objetivando problematizar e compreender a posição inferiorapresentada pela Educação Física no conjunto das disciplinas que compõem o currículo escolar. Verificamos que dentro da lógica da escola atual, a Educação Física é uma disciplina inferiorizada pela escola, mas, sobretudo, é ela própria que se inferioriza no quadro hierarquico das disciplinas escolares. |
id |
UFMG_4c6efa9e0396fcd3acc2b21640108bc7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-84GJAG |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria Alice de Lima Gomes NogueiraLeila de Alvarenga MafraLuciola Licinio de C P SantosEustaquia Salvadora de SousaLeonardo Jose Jeber2019-08-10T09:56:23Z2019-08-10T09:56:23Z1996-04-26http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84GJAGA pesquisa aborda o ensino de Educação Física na Escola Fundamental - 5ª a 8ª série- e o lugar ocupado por essa disciplina no quadro hierárquico dos saberes escolares. Teve como objetivo geral verificar como o cotidiano da escola fabrica e reproduz a inferiorização da Educação Física, e a lógica que subjaz a esse processo e como base, alguns trabalhos no campo da Sociologia do Currículo, abordagem emergente no campo da Sociologia da Educação, que focaliza os conteúdos do ensino e seus processos de transmissão. Sobretudo, utilizou-se dos fundamentos e estudos de Michael Young sobre a questão da hierarquia dos saberes escolares. A partir desse referencial, investigou-se a prática pedagógica de três escolas públicas municipais de Belo Horizonte, mediante uma metodologia qualitativa baseada na observação direta dos professores nas atividades em que se envolveram. Além disso, foram entrevistados todos os professores observados e os coordenadores de turno das escolas. Fizemos o confronto dos dados colhidos com o referencial teórico da Sociologia do Currículo e com as teorias mais recentes da Educação Física escolar brasileira, objetivando problematizar e compreender a posição inferiorapresentada pela Educação Física no conjunto das disciplinas que compõem o currículo escolar. Verificamos que dentro da lógica da escola atual, a Educação Física é uma disciplina inferiorizada pela escola, mas, sobretudo, é ela própria que se inferioriza no quadro hierarquico das disciplinas escolares.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores de educação fisica AtitudesInstalações para educação fisicaSociologia educacionalEducaçãoCurriculos PlanejamentoDidáticaEducação fisícaEducaçãoEnsino fundamentalA educação física no ensino fundamental: o lugar ocupado na hierarquia dos saberes escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1000000247.pdfapplication/pdf402458https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84GJAG/1/1000000247.pdfae0aa169f5e45dfc07de03d770b0a8aaMD51TEXT1000000247.pdf.txt1000000247.pdf.txtExtracted texttext/plain362656https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84GJAG/2/1000000247.pdf.txte62f8b3d9c9c14fcecc3091712b66dfaMD521843/FAEC-84GJAG2019-11-14 06:32:34.787oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-84GJAGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:32:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A educação física no ensino fundamental: o lugar ocupado na hierarquia dos saberes escolares |
title |
A educação física no ensino fundamental: o lugar ocupado na hierarquia dos saberes escolares |
spellingShingle |
A educação física no ensino fundamental: o lugar ocupado na hierarquia dos saberes escolares Leonardo Jose Jeber Educação fisíca Educação Ensino fundamental Professores de educação fisica Atitudes Instalações para educação fisica Sociologia educacional Educação Curriculos Planejamento Didática |
title_short |
A educação física no ensino fundamental: o lugar ocupado na hierarquia dos saberes escolares |
title_full |
A educação física no ensino fundamental: o lugar ocupado na hierarquia dos saberes escolares |
title_fullStr |
A educação física no ensino fundamental: o lugar ocupado na hierarquia dos saberes escolares |
title_full_unstemmed |
A educação física no ensino fundamental: o lugar ocupado na hierarquia dos saberes escolares |
title_sort |
A educação física no ensino fundamental: o lugar ocupado na hierarquia dos saberes escolares |
author |
Leonardo Jose Jeber |
author_facet |
Leonardo Jose Jeber |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Alice de Lima Gomes Nogueira |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Leila de Alvarenga Mafra |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Luciola Licinio de C P Santos |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Eustaquia Salvadora de Sousa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leonardo Jose Jeber |
contributor_str_mv |
Maria Alice de Lima Gomes Nogueira Leila de Alvarenga Mafra Luciola Licinio de C P Santos Eustaquia Salvadora de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação fisíca Educação Ensino fundamental |
topic |
Educação fisíca Educação Ensino fundamental Professores de educação fisica Atitudes Instalações para educação fisica Sociologia educacional Educação Curriculos Planejamento Didática |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Professores de educação fisica Atitudes Instalações para educação fisica Sociologia educacional Educação Curriculos Planejamento Didática |
description |
A pesquisa aborda o ensino de Educação Física na Escola Fundamental - 5ª a 8ª série- e o lugar ocupado por essa disciplina no quadro hierárquico dos saberes escolares. Teve como objetivo geral verificar como o cotidiano da escola fabrica e reproduz a inferiorização da Educação Física, e a lógica que subjaz a esse processo e como base, alguns trabalhos no campo da Sociologia do Currículo, abordagem emergente no campo da Sociologia da Educação, que focaliza os conteúdos do ensino e seus processos de transmissão. Sobretudo, utilizou-se dos fundamentos e estudos de Michael Young sobre a questão da hierarquia dos saberes escolares. A partir desse referencial, investigou-se a prática pedagógica de três escolas públicas municipais de Belo Horizonte, mediante uma metodologia qualitativa baseada na observação direta dos professores nas atividades em que se envolveram. Além disso, foram entrevistados todos os professores observados e os coordenadores de turno das escolas. Fizemos o confronto dos dados colhidos com o referencial teórico da Sociologia do Currículo e com as teorias mais recentes da Educação Física escolar brasileira, objetivando problematizar e compreender a posição inferiorapresentada pela Educação Física no conjunto das disciplinas que compõem o currículo escolar. Verificamos que dentro da lógica da escola atual, a Educação Física é uma disciplina inferiorizada pela escola, mas, sobretudo, é ela própria que se inferioriza no quadro hierarquico das disciplinas escolares. |
publishDate |
1996 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1996-04-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T09:56:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T09:56:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84GJAG |
url |
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84GJAG |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84GJAG/1/1000000247.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84GJAG/2/1000000247.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ae0aa169f5e45dfc07de03d770b0a8aa e62f8b3d9c9c14fcecc3091712b66dfa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589394638045184 |