A educação física no ensino fundamental: o lugar ocupado na hierarquia dos saberes escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leonardo Jose Jeber
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84GJAG
Resumo: A pesquisa aborda o ensino de Educação Física na Escola Fundamental - 5ª a 8ª série- e o lugar ocupado por essa disciplina no quadro hierárquico dos saberes escolares. Teve como objetivo geral verificar como o cotidiano da escola fabrica e reproduz a inferiorização da Educação Física, e a lógica que subjaz a esse processo e como base, alguns trabalhos no campo da Sociologia do Currículo, abordagem emergente no campo da Sociologia da Educação, que focaliza os conteúdos do ensino e seus processos de transmissão. Sobretudo, utilizou-se dos fundamentos e estudos de Michael Young sobre a questão da hierarquia dos saberes escolares. A partir desse referencial, investigou-se a prática pedagógica de três escolas públicas municipais de Belo Horizonte, mediante uma metodologia qualitativa baseada na observação direta dos professores nas atividades em que se envolveram. Além disso, foram entrevistados todos os professores observados e os coordenadores de turno das escolas. Fizemos o confronto dos dados colhidos com o referencial teórico da Sociologia do Currículo e com as teorias mais recentes da Educação Física escolar brasileira, objetivando problematizar e compreender a posição inferiorapresentada pela Educação Física no conjunto das disciplinas que compõem o currículo escolar. Verificamos que dentro da lógica da escola atual, a Educação Física é uma disciplina inferiorizada pela escola, mas, sobretudo, é ela própria que se inferioriza no quadro hierarquico das disciplinas escolares.
id UFMG_4c6efa9e0396fcd3acc2b21640108bc7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-84GJAG
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Alice de Lima Gomes NogueiraLeila de Alvarenga MafraLuciola Licinio de C P SantosEustaquia Salvadora de SousaLeonardo Jose Jeber2019-08-10T09:56:23Z2019-08-10T09:56:23Z1996-04-26http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84GJAGA pesquisa aborda o ensino de Educação Física na Escola Fundamental - 5ª a 8ª série- e o lugar ocupado por essa disciplina no quadro hierárquico dos saberes escolares. Teve como objetivo geral verificar como o cotidiano da escola fabrica e reproduz a inferiorização da Educação Física, e a lógica que subjaz a esse processo e como base, alguns trabalhos no campo da Sociologia do Currículo, abordagem emergente no campo da Sociologia da Educação, que focaliza os conteúdos do ensino e seus processos de transmissão. Sobretudo, utilizou-se dos fundamentos e estudos de Michael Young sobre a questão da hierarquia dos saberes escolares. A partir desse referencial, investigou-se a prática pedagógica de três escolas públicas municipais de Belo Horizonte, mediante uma metodologia qualitativa baseada na observação direta dos professores nas atividades em que se envolveram. Além disso, foram entrevistados todos os professores observados e os coordenadores de turno das escolas. Fizemos o confronto dos dados colhidos com o referencial teórico da Sociologia do Currículo e com as teorias mais recentes da Educação Física escolar brasileira, objetivando problematizar e compreender a posição inferiorapresentada pela Educação Física no conjunto das disciplinas que compõem o currículo escolar. Verificamos que dentro da lógica da escola atual, a Educação Física é uma disciplina inferiorizada pela escola, mas, sobretudo, é ela própria que se inferioriza no quadro hierarquico das disciplinas escolares.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores de educação fisica AtitudesInstalações para educação fisicaSociologia educacionalEducaçãoCurriculos PlanejamentoDidáticaEducação fisícaEducaçãoEnsino fundamentalA educação física no ensino fundamental: o lugar ocupado na hierarquia dos saberes escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1000000247.pdfapplication/pdf402458https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84GJAG/1/1000000247.pdfae0aa169f5e45dfc07de03d770b0a8aaMD51TEXT1000000247.pdf.txt1000000247.pdf.txtExtracted texttext/plain362656https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84GJAG/2/1000000247.pdf.txte62f8b3d9c9c14fcecc3091712b66dfaMD521843/FAEC-84GJAG2019-11-14 06:32:34.787oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-84GJAGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:32:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação física no ensino fundamental: o lugar ocupado na hierarquia dos saberes escolares
title A educação física no ensino fundamental: o lugar ocupado na hierarquia dos saberes escolares
spellingShingle A educação física no ensino fundamental: o lugar ocupado na hierarquia dos saberes escolares
Leonardo Jose Jeber
Educação fisíca
Educação
Ensino fundamental
Professores de educação fisica Atitudes
Instalações para educação fisica
Sociologia educacional
Educação
Curriculos Planejamento
Didática
title_short A educação física no ensino fundamental: o lugar ocupado na hierarquia dos saberes escolares
title_full A educação física no ensino fundamental: o lugar ocupado na hierarquia dos saberes escolares
title_fullStr A educação física no ensino fundamental: o lugar ocupado na hierarquia dos saberes escolares
title_full_unstemmed A educação física no ensino fundamental: o lugar ocupado na hierarquia dos saberes escolares
title_sort A educação física no ensino fundamental: o lugar ocupado na hierarquia dos saberes escolares
author Leonardo Jose Jeber
author_facet Leonardo Jose Jeber
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Alice de Lima Gomes Nogueira
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Leila de Alvarenga Mafra
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Luciola Licinio de C P Santos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Eustaquia Salvadora de Sousa
dc.contributor.author.fl_str_mv Leonardo Jose Jeber
contributor_str_mv Maria Alice de Lima Gomes Nogueira
Leila de Alvarenga Mafra
Luciola Licinio de C P Santos
Eustaquia Salvadora de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação fisíca
Educação
Ensino fundamental
topic Educação fisíca
Educação
Ensino fundamental
Professores de educação fisica Atitudes
Instalações para educação fisica
Sociologia educacional
Educação
Curriculos Planejamento
Didática
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Professores de educação fisica Atitudes
Instalações para educação fisica
Sociologia educacional
Educação
Curriculos Planejamento
Didática
description A pesquisa aborda o ensino de Educação Física na Escola Fundamental - 5ª a 8ª série- e o lugar ocupado por essa disciplina no quadro hierárquico dos saberes escolares. Teve como objetivo geral verificar como o cotidiano da escola fabrica e reproduz a inferiorização da Educação Física, e a lógica que subjaz a esse processo e como base, alguns trabalhos no campo da Sociologia do Currículo, abordagem emergente no campo da Sociologia da Educação, que focaliza os conteúdos do ensino e seus processos de transmissão. Sobretudo, utilizou-se dos fundamentos e estudos de Michael Young sobre a questão da hierarquia dos saberes escolares. A partir desse referencial, investigou-se a prática pedagógica de três escolas públicas municipais de Belo Horizonte, mediante uma metodologia qualitativa baseada na observação direta dos professores nas atividades em que se envolveram. Além disso, foram entrevistados todos os professores observados e os coordenadores de turno das escolas. Fizemos o confronto dos dados colhidos com o referencial teórico da Sociologia do Currículo e com as teorias mais recentes da Educação Física escolar brasileira, objetivando problematizar e compreender a posição inferiorapresentada pela Educação Física no conjunto das disciplinas que compõem o currículo escolar. Verificamos que dentro da lógica da escola atual, a Educação Física é uma disciplina inferiorizada pela escola, mas, sobretudo, é ela própria que se inferioriza no quadro hierarquico das disciplinas escolares.
publishDate 1996
dc.date.issued.fl_str_mv 1996-04-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T09:56:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T09:56:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84GJAG
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84GJAG
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84GJAG/1/1000000247.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84GJAG/2/1000000247.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ae0aa169f5e45dfc07de03d770b0a8aa
e62f8b3d9c9c14fcecc3091712b66dfa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589394638045184