Análise comparativa das habilidades e competências necessárias para o engenheiro na visão da indústria, dos discentes e dos docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Norimar de Melo Verticchio
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/SBPS-756PGQ
Resumo: Formar um engenheiro contemporâneo, com as habilidades e competências exigidas pelo mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo e onde ocorrem constantes mudanças tecnológicas e organizacionais é o grande desafio dos cursos de engenharia do Brasil e do Mundo. Como fazer isso sem ter uma bússola que possa nortear o trabalho dos docentes e da coordenação do curso? Para encontraressa bússola é necessário identificar as necessidades do mercado, classificá-las em competências e habilidades, comparando-as com a opinião dos docentes e discentes da instituição de ensino, a fim de verificar se o problema está na meta ou se está na implementação efetiva de metodologias de ensino diferenciadas. O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário de Likert, que foi aplicado nosdocentes e discentes do curso de graduação em Engenharia Mecânica da UFMG e em profissionais que atuam na indústria. Constata-se que não há muita divergência entre a indústria e a academia, sendo que a academia considerou a maioria das competências e habilidades mais importantes que a indústria. As habilidades e competências intelectuais foram consideradas como essenciais para o engenheiro. Para obter essas competências na universidade é necessária uma formaçãoprofissional e principalmente com metodologias pedagógicas diferentes daquelas fornecidas hoje em dia. Verifica-se que o novo currículo do curso de graduação em Engenharia Mecânica possibilita uma flexibilização na formação do engenheiro. O objetivo está bem definido, logo é necessário então melhorar os caminhos pedagógicos, para então atingir o objetivo, que é formar o engenheiro do século XXI.
id UFMG_4d4c745b6f5ce85294cd38879c915d03
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/SBPS-756PGQ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Marcos Vinicius BortolusDanilo AmaralFrancisco de Paula Antunes LimaHaroldo Beria CamposNorimar de Melo Verticchio2019-08-12T15:02:10Z2019-08-12T15:02:10Z2006-09-27http://hdl.handle.net/1843/SBPS-756PGQFormar um engenheiro contemporâneo, com as habilidades e competências exigidas pelo mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo e onde ocorrem constantes mudanças tecnológicas e organizacionais é o grande desafio dos cursos de engenharia do Brasil e do Mundo. Como fazer isso sem ter uma bússola que possa nortear o trabalho dos docentes e da coordenação do curso? Para encontraressa bússola é necessário identificar as necessidades do mercado, classificá-las em competências e habilidades, comparando-as com a opinião dos docentes e discentes da instituição de ensino, a fim de verificar se o problema está na meta ou se está na implementação efetiva de metodologias de ensino diferenciadas. O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário de Likert, que foi aplicado nosdocentes e discentes do curso de graduação em Engenharia Mecânica da UFMG e em profissionais que atuam na indústria. Constata-se que não há muita divergência entre a indústria e a academia, sendo que a academia considerou a maioria das competências e habilidades mais importantes que a indústria. As habilidades e competências intelectuais foram consideradas como essenciais para o engenheiro. Para obter essas competências na universidade é necessária uma formaçãoprofissional e principalmente com metodologias pedagógicas diferentes daquelas fornecidas hoje em dia. Verifica-se que o novo currículo do curso de graduação em Engenharia Mecânica possibilita uma flexibilização na formação do engenheiro. O objetivo está bem definido, logo é necessário então melhorar os caminhos pedagógicos, para então atingir o objetivo, que é formar o engenheiro do século XXI.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEngenharia mecanicaEngenharia Estudo e ensinoEngenheiros mecânicosDesempenhoHabilidadesCompetênciasEnsino e engenhariaAnálise comparativa das habilidades e competências necessárias para o engenheiro na visão da indústria, dos discentes e dos docentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALvers_o_final___mestrado___23_11_2006.pdfapplication/pdf1629224https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/SBPS-756PGQ/1/vers_o_final___mestrado___23_11_2006.pdf3264dec814d779e8b1fe3b69b589c2b5MD51vers_o_final___mestrado___23_11_2006.pdfapplication/pdf1629224https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/SBPS-756PGQ/2/vers_o_final___mestrado___23_11_2006.pdf3264dec814d779e8b1fe3b69b589c2b5MD52TEXTvers_o_final___mestrado___23_11_2006.pdf.txtvers_o_final___mestrado___23_11_2006.pdf.txtExtracted texttext/plain268327https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/SBPS-756PGQ/3/vers_o_final___mestrado___23_11_2006.pdf.txt0959604a3cc3e484f4b4d7d713a546ddMD531843/SBPS-756PGQ2019-11-14 18:21:06.822oai:repositorio.ufmg.br:1843/SBPS-756PGQRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:21:06Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise comparativa das habilidades e competências necessárias para o engenheiro na visão da indústria, dos discentes e dos docentes
title Análise comparativa das habilidades e competências necessárias para o engenheiro na visão da indústria, dos discentes e dos docentes
spellingShingle Análise comparativa das habilidades e competências necessárias para o engenheiro na visão da indústria, dos discentes e dos docentes
Norimar de Melo Verticchio
Habilidades
Competências
Ensino e engenharia
Engenharia mecanica
Engenharia Estudo e ensino
Engenheiros mecânicos
Desempenho
title_short Análise comparativa das habilidades e competências necessárias para o engenheiro na visão da indústria, dos discentes e dos docentes
title_full Análise comparativa das habilidades e competências necessárias para o engenheiro na visão da indústria, dos discentes e dos docentes
title_fullStr Análise comparativa das habilidades e competências necessárias para o engenheiro na visão da indústria, dos discentes e dos docentes
title_full_unstemmed Análise comparativa das habilidades e competências necessárias para o engenheiro na visão da indústria, dos discentes e dos docentes
title_sort Análise comparativa das habilidades e competências necessárias para o engenheiro na visão da indústria, dos discentes e dos docentes
author Norimar de Melo Verticchio
author_facet Norimar de Melo Verticchio
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcos Vinicius Bortolus
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Danilo Amaral
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Francisco de Paula Antunes Lima
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Haroldo Beria Campos
dc.contributor.author.fl_str_mv Norimar de Melo Verticchio
contributor_str_mv Marcos Vinicius Bortolus
Danilo Amaral
Francisco de Paula Antunes Lima
Haroldo Beria Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades
Competências
Ensino e engenharia
topic Habilidades
Competências
Ensino e engenharia
Engenharia mecanica
Engenharia Estudo e ensino
Engenheiros mecânicos
Desempenho
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Engenharia mecanica
Engenharia Estudo e ensino
Engenheiros mecânicos
Desempenho
description Formar um engenheiro contemporâneo, com as habilidades e competências exigidas pelo mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo e onde ocorrem constantes mudanças tecnológicas e organizacionais é o grande desafio dos cursos de engenharia do Brasil e do Mundo. Como fazer isso sem ter uma bússola que possa nortear o trabalho dos docentes e da coordenação do curso? Para encontraressa bússola é necessário identificar as necessidades do mercado, classificá-las em competências e habilidades, comparando-as com a opinião dos docentes e discentes da instituição de ensino, a fim de verificar se o problema está na meta ou se está na implementação efetiva de metodologias de ensino diferenciadas. O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário de Likert, que foi aplicado nosdocentes e discentes do curso de graduação em Engenharia Mecânica da UFMG e em profissionais que atuam na indústria. Constata-se que não há muita divergência entre a indústria e a academia, sendo que a academia considerou a maioria das competências e habilidades mais importantes que a indústria. As habilidades e competências intelectuais foram consideradas como essenciais para o engenheiro. Para obter essas competências na universidade é necessária uma formaçãoprofissional e principalmente com metodologias pedagógicas diferentes daquelas fornecidas hoje em dia. Verifica-se que o novo currículo do curso de graduação em Engenharia Mecânica possibilita uma flexibilização na formação do engenheiro. O objetivo está bem definido, logo é necessário então melhorar os caminhos pedagógicos, para então atingir o objetivo, que é formar o engenheiro do século XXI.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-09-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T15:02:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T15:02:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/SBPS-756PGQ
url http://hdl.handle.net/1843/SBPS-756PGQ
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/SBPS-756PGQ/1/vers_o_final___mestrado___23_11_2006.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/SBPS-756PGQ/2/vers_o_final___mestrado___23_11_2006.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/SBPS-756PGQ/3/vers_o_final___mestrado___23_11_2006.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3264dec814d779e8b1fe3b69b589c2b5
3264dec814d779e8b1fe3b69b589c2b5
0959604a3cc3e484f4b4d7d713a546dd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589179379023872