Análise comparativa das habilidades e competências necessárias para o engenheiro na visão da indústria, dos discentes e dos docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/SBPS-756PGQ |
Resumo: | Formar um engenheiro contemporâneo, com as habilidades e competências exigidas pelo mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo e onde ocorrem constantes mudanças tecnológicas e organizacionais é o grande desafio dos cursos de engenharia do Brasil e do Mundo. Como fazer isso sem ter uma bússola que possa nortear o trabalho dos docentes e da coordenação do curso? Para encontraressa bússola é necessário identificar as necessidades do mercado, classificá-las em competências e habilidades, comparando-as com a opinião dos docentes e discentes da instituição de ensino, a fim de verificar se o problema está na meta ou se está na implementação efetiva de metodologias de ensino diferenciadas. O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário de Likert, que foi aplicado nosdocentes e discentes do curso de graduação em Engenharia Mecânica da UFMG e em profissionais que atuam na indústria. Constata-se que não há muita divergência entre a indústria e a academia, sendo que a academia considerou a maioria das competências e habilidades mais importantes que a indústria. As habilidades e competências intelectuais foram consideradas como essenciais para o engenheiro. Para obter essas competências na universidade é necessária uma formaçãoprofissional e principalmente com metodologias pedagógicas diferentes daquelas fornecidas hoje em dia. Verifica-se que o novo currículo do curso de graduação em Engenharia Mecânica possibilita uma flexibilização na formação do engenheiro. O objetivo está bem definido, logo é necessário então melhorar os caminhos pedagógicos, para então atingir o objetivo, que é formar o engenheiro do século XXI. |
id |
UFMG_4d4c745b6f5ce85294cd38879c915d03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/SBPS-756PGQ |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Marcos Vinicius BortolusDanilo AmaralFrancisco de Paula Antunes LimaHaroldo Beria CamposNorimar de Melo Verticchio2019-08-12T15:02:10Z2019-08-12T15:02:10Z2006-09-27http://hdl.handle.net/1843/SBPS-756PGQFormar um engenheiro contemporâneo, com as habilidades e competências exigidas pelo mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo e onde ocorrem constantes mudanças tecnológicas e organizacionais é o grande desafio dos cursos de engenharia do Brasil e do Mundo. Como fazer isso sem ter uma bússola que possa nortear o trabalho dos docentes e da coordenação do curso? Para encontraressa bússola é necessário identificar as necessidades do mercado, classificá-las em competências e habilidades, comparando-as com a opinião dos docentes e discentes da instituição de ensino, a fim de verificar se o problema está na meta ou se está na implementação efetiva de metodologias de ensino diferenciadas. O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário de Likert, que foi aplicado nosdocentes e discentes do curso de graduação em Engenharia Mecânica da UFMG e em profissionais que atuam na indústria. Constata-se que não há muita divergência entre a indústria e a academia, sendo que a academia considerou a maioria das competências e habilidades mais importantes que a indústria. As habilidades e competências intelectuais foram consideradas como essenciais para o engenheiro. Para obter essas competências na universidade é necessária uma formaçãoprofissional e principalmente com metodologias pedagógicas diferentes daquelas fornecidas hoje em dia. Verifica-se que o novo currículo do curso de graduação em Engenharia Mecânica possibilita uma flexibilização na formação do engenheiro. O objetivo está bem definido, logo é necessário então melhorar os caminhos pedagógicos, para então atingir o objetivo, que é formar o engenheiro do século XXI.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEngenharia mecanicaEngenharia Estudo e ensinoEngenheiros mecânicosDesempenhoHabilidadesCompetênciasEnsino e engenhariaAnálise comparativa das habilidades e competências necessárias para o engenheiro na visão da indústria, dos discentes e dos docentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALvers_o_final___mestrado___23_11_2006.pdfapplication/pdf1629224https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/SBPS-756PGQ/1/vers_o_final___mestrado___23_11_2006.pdf3264dec814d779e8b1fe3b69b589c2b5MD51vers_o_final___mestrado___23_11_2006.pdfapplication/pdf1629224https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/SBPS-756PGQ/2/vers_o_final___mestrado___23_11_2006.pdf3264dec814d779e8b1fe3b69b589c2b5MD52TEXTvers_o_final___mestrado___23_11_2006.pdf.txtvers_o_final___mestrado___23_11_2006.pdf.txtExtracted texttext/plain268327https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/SBPS-756PGQ/3/vers_o_final___mestrado___23_11_2006.pdf.txt0959604a3cc3e484f4b4d7d713a546ddMD531843/SBPS-756PGQ2019-11-14 18:21:06.822oai:repositorio.ufmg.br:1843/SBPS-756PGQRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:21:06Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise comparativa das habilidades e competências necessárias para o engenheiro na visão da indústria, dos discentes e dos docentes |
title |
Análise comparativa das habilidades e competências necessárias para o engenheiro na visão da indústria, dos discentes e dos docentes |
spellingShingle |
Análise comparativa das habilidades e competências necessárias para o engenheiro na visão da indústria, dos discentes e dos docentes Norimar de Melo Verticchio Habilidades Competências Ensino e engenharia Engenharia mecanica Engenharia Estudo e ensino Engenheiros mecânicos Desempenho |
title_short |
Análise comparativa das habilidades e competências necessárias para o engenheiro na visão da indústria, dos discentes e dos docentes |
title_full |
Análise comparativa das habilidades e competências necessárias para o engenheiro na visão da indústria, dos discentes e dos docentes |
title_fullStr |
Análise comparativa das habilidades e competências necessárias para o engenheiro na visão da indústria, dos discentes e dos docentes |
title_full_unstemmed |
Análise comparativa das habilidades e competências necessárias para o engenheiro na visão da indústria, dos discentes e dos docentes |
title_sort |
Análise comparativa das habilidades e competências necessárias para o engenheiro na visão da indústria, dos discentes e dos docentes |
author |
Norimar de Melo Verticchio |
author_facet |
Norimar de Melo Verticchio |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marcos Vinicius Bortolus |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Danilo Amaral |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Francisco de Paula Antunes Lima |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Haroldo Beria Campos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Norimar de Melo Verticchio |
contributor_str_mv |
Marcos Vinicius Bortolus Danilo Amaral Francisco de Paula Antunes Lima Haroldo Beria Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Habilidades Competências Ensino e engenharia |
topic |
Habilidades Competências Ensino e engenharia Engenharia mecanica Engenharia Estudo e ensino Engenheiros mecânicos Desempenho |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Engenharia mecanica Engenharia Estudo e ensino Engenheiros mecânicos Desempenho |
description |
Formar um engenheiro contemporâneo, com as habilidades e competências exigidas pelo mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo e onde ocorrem constantes mudanças tecnológicas e organizacionais é o grande desafio dos cursos de engenharia do Brasil e do Mundo. Como fazer isso sem ter uma bússola que possa nortear o trabalho dos docentes e da coordenação do curso? Para encontraressa bússola é necessário identificar as necessidades do mercado, classificá-las em competências e habilidades, comparando-as com a opinião dos docentes e discentes da instituição de ensino, a fim de verificar se o problema está na meta ou se está na implementação efetiva de metodologias de ensino diferenciadas. O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário de Likert, que foi aplicado nosdocentes e discentes do curso de graduação em Engenharia Mecânica da UFMG e em profissionais que atuam na indústria. Constata-se que não há muita divergência entre a indústria e a academia, sendo que a academia considerou a maioria das competências e habilidades mais importantes que a indústria. As habilidades e competências intelectuais foram consideradas como essenciais para o engenheiro. Para obter essas competências na universidade é necessária uma formaçãoprofissional e principalmente com metodologias pedagógicas diferentes daquelas fornecidas hoje em dia. Verifica-se que o novo currículo do curso de graduação em Engenharia Mecânica possibilita uma flexibilização na formação do engenheiro. O objetivo está bem definido, logo é necessário então melhorar os caminhos pedagógicos, para então atingir o objetivo, que é formar o engenheiro do século XXI. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-09-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T15:02:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T15:02:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/SBPS-756PGQ |
url |
http://hdl.handle.net/1843/SBPS-756PGQ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/SBPS-756PGQ/1/vers_o_final___mestrado___23_11_2006.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/SBPS-756PGQ/2/vers_o_final___mestrado___23_11_2006.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/SBPS-756PGQ/3/vers_o_final___mestrado___23_11_2006.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3264dec814d779e8b1fe3b69b589c2b5 3264dec814d779e8b1fe3b69b589c2b5 0959604a3cc3e484f4b4d7d713a546dd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589179379023872 |