spelling |
Marcos Vinicius BortolusDanilo AmaralFrancisco de Paula Antunes LimaHaroldo Beria CamposNorimar de Melo Verticchio2019-08-12T15:02:10Z2019-08-12T15:02:10Z2006-09-27http://hdl.handle.net/1843/SBPS-756PGQFormar um engenheiro contemporâneo, com as habilidades e competências exigidas pelo mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo e onde ocorrem constantes mudanças tecnológicas e organizacionais é o grande desafio dos cursos de engenharia do Brasil e do Mundo. Como fazer isso sem ter uma bússola que possa nortear o trabalho dos docentes e da coordenação do curso? Para encontraressa bússola é necessário identificar as necessidades do mercado, classificá-las em competências e habilidades, comparando-as com a opinião dos docentes e discentes da instituição de ensino, a fim de verificar se o problema está na meta ou se está na implementação efetiva de metodologias de ensino diferenciadas. O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário de Likert, que foi aplicado nosdocentes e discentes do curso de graduação em Engenharia Mecânica da UFMG e em profissionais que atuam na indústria. Constata-se que não há muita divergência entre a indústria e a academia, sendo que a academia considerou a maioria das competências e habilidades mais importantes que a indústria. As habilidades e competências intelectuais foram consideradas como essenciais para o engenheiro. Para obter essas competências na universidade é necessária uma formaçãoprofissional e principalmente com metodologias pedagógicas diferentes daquelas fornecidas hoje em dia. Verifica-se que o novo currículo do curso de graduação em Engenharia Mecânica possibilita uma flexibilização na formação do engenheiro. O objetivo está bem definido, logo é necessário então melhorar os caminhos pedagógicos, para então atingir o objetivo, que é formar o engenheiro do século XXI.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEngenharia mecanicaEngenharia Estudo e ensinoEngenheiros mecânicosDesempenhoHabilidadesCompetênciasEnsino e engenhariaAnálise comparativa das habilidades e competências necessárias para o engenheiro na visão da indústria, dos discentes e dos docentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALvers_o_final___mestrado___23_11_2006.pdfapplication/pdf1629224https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/SBPS-756PGQ/1/vers_o_final___mestrado___23_11_2006.pdf3264dec814d779e8b1fe3b69b589c2b5MD51vers_o_final___mestrado___23_11_2006.pdfapplication/pdf1629224https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/SBPS-756PGQ/2/vers_o_final___mestrado___23_11_2006.pdf3264dec814d779e8b1fe3b69b589c2b5MD52TEXTvers_o_final___mestrado___23_11_2006.pdf.txtvers_o_final___mestrado___23_11_2006.pdf.txtExtracted texttext/plain268327https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/SBPS-756PGQ/3/vers_o_final___mestrado___23_11_2006.pdf.txt0959604a3cc3e484f4b4d7d713a546ddMD531843/SBPS-756PGQ2019-11-14 18:21:06.822oai:repositorio.ufmg.br:1843/SBPS-756PGQRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:21:06Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|