Análise psicométrica dos itens da Avaliação da Coordenação e Destreza Motora ( ACOORDEM) em crianças de 4 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cynthia Girundi da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9PMLGL
Resumo: O processo de desenvolvimento motor é caracterizado pela constante mudança nas formas de aprender e controlar os movimentos. Dois aspectos importantes do desenvolvimento motor são coordenação e destreza motora. Embora a coordenação seja resultado do processo natural do desenvolvimento e da prática, existem crianças que apresentam dificuldade para realizar movimentos coordenados e com destreza. Muitas vezes essas dificuldades estão relacionadas a algum déficit neurológico ou devido a algum fator psicológico. Contudo, existem casos em que a dificuldade motora ocorre de forma isolada, sem uma causa específica que possa explicar esse comportamento. Nesses casos pode ser diagnosticado o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) que se refere a alteração motora discreta, mas que pode ter impacto na vida escolar, familiar e social da criança. Atualmente, existem diversos instrumentos para detecção desse transtorno, entretanto, são testes internacionais, de alto custo e sem dados normativos para o uso com crianças brasileiras. Visando contribuir para facilitar a identificação de problemas motores como o TDC, pesquisadoras brasileiras iniciaram em 2001, a criação da Avaliação da Coordenação e Destreza Manual (ACOORDEM), voltada para crianças de 4 a 8 anos, composta por itens para avaliar aspectos do desenvolvimento motor e desempenho funcional relevantes para o desempenho escolar e participação social. A ACOORDEM está em processo de validação, sendo que crianças de 6 a 8 anos já foram avaliadas. O presente estudo dá continuidade ao processo de validação da ACOORDEM avaliando o desempenho de crianças de 4 anos com os objetivos de: investigar confiabilidade teste reteste, verificar se há diferenças significativas no desempenho nos itens do teste relacionadas ao sexo e tipo de escola que poderiam ter impacto na validade dos escores do teste, estabelecer normas preliminares de desempenho motor para crianças brasileiras de 4 anos de idade e descrever os padrões de preensão no lápis durante as provas de escrita da ACOORDEM. Participaram do estudo 80 crianças de escolas públicas e particulares de Belo Horizonte. As crianças foram divididas em dois grupos com igual representação de sexo (feminino/masculino) e tipo de escola (pública/ particular). Os pais que aceitaram participar do estudo assinaram o TCLE e responderam os questionários de pais da ACOORDEM, o DCDQ-Little e o questionário socioeconômico. As professoras foram convidadas a preencher o questionário de professores da ACOORDEM. Em seguida a criança foi avaliada, nas dependências da sua escola. Foram aplicados um teste cognitivo (Columbia) para descartar possíveis déficits cognitivos, e dois testes motores (ACOORDEM e MABC-2). Durante as provas de escrita da ACOORDEM as mãos das crianças foram fotografadas para documentar o padrão de preensão no lápis. Para fins de confiabilidade teste reteste, a ACOORDEM foi reaplicada em 10 crianças, incluindo os questionários de pais e professores. Foram encontradas poucas diferenças significativas no desempenho nos itens da ACOORDEM ao comparar sexo e tipo de escola, o que sugere que o processo de normatização do teste pode seguir com tabela normativa única por idade, sem necessidade de diferenciação pelo sexo ou tipo de escola, o que deve ser confirmado com a amostra total de validação do teste. Os questionários de pais e professores parecem adequados para avaliar o desempenho motor das crianças em casa e na escola, mas a baixa confiabilidade teste reteste de itens do questionário de pais indica necessidade de ajuste e redução no número de itens. A confiabilidade teste reteste dos itens quantitativos da ACOORDEM foi satisfatória, uma vez que poucos itens não apresentaram bons índices de confiabilidade. Entretanto, os itens qualitativos precisam ser revisados, com estabelecimento de ponto de corte ou mesmo eliminação de alguns itens, para evitar que crianças de 4 anos tenham que fazer atividades acima de seu nível de desenvolvimento. De maneira geral, os resultados são consistentes com os trabalhos anteriores, realizados com crianças de 6 a 8 anos de idade, mostrando que o teste foi bem aceito pelas crianças, tem qualidades psicométricas aceitáveis. Sugere-se, no entanto, que alguns itens sejam ajustados ou eliminados para crianças de 4 anos, reduzindo o tamanho do teste.
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Nesses casos pode ser diagnosticado o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) que se refere a alteração motora discreta, mas que pode ter impacto na vida escolar, familiar e social da criança. Atualmente, existem diversos instrumentos para detecção desse transtorno, entretanto, são testes internacionais, de alto custo e sem dados normativos para o uso com crianças brasileiras. Visando contribuir para facilitar a identificação de problemas motores como o TDC, pesquisadoras brasileiras iniciaram em 2001, a criação da Avaliação da Coordenação e Destreza Manual (ACOORDEM), voltada para crianças de 4 a 8 anos, composta por itens para avaliar aspectos do desenvolvimento motor e desempenho funcional relevantes para o desempenho escolar e participação social. A ACOORDEM está em processo de validação, sendo que crianças de 6 a 8 anos já foram avaliadas. O presente estudo dá continuidade ao processo de validação da ACOORDEM avaliando o desempenho de crianças de 4 anos com os objetivos de: investigar confiabilidade teste reteste, verificar se há diferenças significativas no desempenho nos itens do teste relacionadas ao sexo e tipo de escola que poderiam ter impacto na validade dos escores do teste, estabelecer normas preliminares de desempenho motor para crianças brasileiras de 4 anos de idade e descrever os padrões de preensão no lápis durante as provas de escrita da ACOORDEM. Participaram do estudo 80 crianças de escolas públicas e particulares de Belo Horizonte. As crianças foram divididas em dois grupos com igual representação de sexo (feminino/masculino) e tipo de escola (pública/ particular). Os pais que aceitaram participar do estudo assinaram o TCLE e responderam os questionários de pais da ACOORDEM, o DCDQ-Little e o questionário socioeconômico. As professoras foram convidadas a preencher o questionário de professores da ACOORDEM. Em seguida a criança foi avaliada, nas dependências da sua escola. Foram aplicados um teste cognitivo (Columbia) para descartar possíveis déficits cognitivos, e dois testes motores (ACOORDEM e MABC-2). Durante as provas de escrita da ACOORDEM as mãos das crianças foram fotografadas para documentar o padrão de preensão no lápis. Para fins de confiabilidade teste reteste, a ACOORDEM foi reaplicada em 10 crianças, incluindo os questionários de pais e professores. Foram encontradas poucas diferenças significativas no desempenho nos itens da ACOORDEM ao comparar sexo e tipo de escola, o que sugere que o processo de normatização do teste pode seguir com tabela normativa única por idade, sem necessidade de diferenciação pelo sexo ou tipo de escola, o que deve ser confirmado com a amostra total de validação do teste. Os questionários de pais e professores parecem adequados para avaliar o desempenho motor das crianças em casa e na escola, mas a baixa confiabilidade teste reteste de itens do questionário de pais indica necessidade de ajuste e redução no número de itens. A confiabilidade teste reteste dos itens quantitativos da ACOORDEM foi satisfatória, uma vez que poucos itens não apresentaram bons índices de confiabilidade. Entretanto, os itens qualitativos precisam ser revisados, com estabelecimento de ponto de corte ou mesmo eliminação de alguns itens, para evitar que crianças de 4 anos tenham que fazer atividades acima de seu nível de desenvolvimento. De maneira geral, os resultados são consistentes com os trabalhos anteriores, realizados com crianças de 6 a 8 anos de idade, mostrando que o teste foi bem aceito pelas crianças, tem qualidades psicométricas aceitáveis. Sugere-se, no entanto, que alguns itens sejam ajustados ou eliminados para crianças de 4 anos, reduzindo o tamanho do teste.The motor development process is characterized by constant changes in motor behavior or in the way we learn and control movements. Two important aspects of motor development are coordination and dexterity. Although coordination is a natural result of the developmental process and practice, there are children who have difficulty performing coordinated and dexterous movements. Often these difficulties are related to some neurological deficit or even due to a psychological factor. However there are cases where the motor difficulty occurs in isolation, without an specific cause that could explain this behavior. In such cases the diagnosis of Developmental Coordination Disorder (DCD) might apply as it refers to discrete motor deficit, but that impacts the child´s school, family and social life. Currently, there are several tools for detecting this disorder. However, they were created abroad, have high cost and do not have normative data for Brazilian children. Aiming to contribute to facilitate the identification of motor problems such as DCD, in 2001 Brazilian researchers began to create the Avaliação da Coordenação e Destreza Motora ACOORDEM (Assessment of Motor Coordination and Dexterity) for children 4-8 years old, composed of items to assess aspects of motor development and functional performance that are relevant for school performance and social participation. The ACOORDEM is in validation process and children 6-8 years old have been assessed. The present study continues ACOORDEM´s validation process for children 4 years and aims are to: investigate test -retest reliability, verify if there are significant differences on item performance related to gender and type of school that might influence the validity of the test´s scores, establish preliminary standards for motor performance for 4 years old Brazilian children and describe the patterns of grip pencil during ACOORDEM´s handwriting tasks. The study included 80 children from public and private schools in Belo Horizonte. The children were divided into two groups with equal representation of gender (female/male) and type of school (public/private). Parents who agreed to participate signed the consent form and answered ACOORDEM´s parents questionnaires, the DCDQ-Little and a socioeconomic questionnaire. Then the children were assessed on the premises their own school. A cognitive test was used to rule out possible cognitive deficits, and two motor tests (ACOORDEM and MABC-2). During ACOORDEM´s handwriting tasks the children's hands were photographed to document the grip pencil pattern. Teachers were also asked to complete ACOORDEM´s teacher questionnaire. For test-retest reliability verification, ACOORDEM was reapplied in 10 children, including the questionnaires for parents and teachers. Few significant differences were found in the performance of ACOORDEM´s items when compared by gender and type of school, which suggests that the process of standardization of the test can proceed with a single normative table for age, without differentiation by gender or type of school, which should be confirmed with the test´s total validation sample. The questionnaires for parents and teachers seem appropriate to assess the motor performance of the children at home and school, but the low test-retest reliability of several the items in the parents questionnaire indicates the need to adjust and reduce the number of items. The test-retest reliability of ACOORDEM´s quantitative items was satisfactory, since few of them did not show good reliability. However, the qualitative items need to be reviewed, with the establishment of cutoff scores or the deletion of some items, to prevent 4 years old children to do activities above their level of development. In general the results are consistent with previous work with children 6-8 years of age, showing that the test was well accepted by the children, has acceptable psychometric qualities, however, some items need adjustment or to be eliminated for 4 years old children, reducing the length of the test.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTerapia ocupacionalCapacidade motora nas criançasReprodutibilidade dos testesACOORDEMDesenvolvimento motorValidadeTerapia OcupacionalCoordenação motoraConfiabilidadeAnálise psicométrica dos itens da Avaliação da Coordenação e Destreza Motora ( ACOORDEM) em crianças de 4 anosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_pos_defesa_final_cynthia_girundi__analise_psicometrica_dos_itens__da_avalia__o_da_coor.pdfapplication/pdf1944015https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9PMLGL/1/dissertacao_pos_defesa_final_cynthia_girundi__analise_psicometrica_dos_itens__da_avalia__o_da_coor.pdf93a4171397b660f486f1892fa6254021MD51TEXTdissertacao_pos_defesa_final_cynthia_girundi__analise_psicometrica_dos_itens__da_avalia__o_da_coor.pdf.txtdissertacao_pos_defesa_final_cynthia_girundi__analise_psicometrica_dos_itens__da_avalia__o_da_coor.pdf.txtExtracted texttext/plain175776https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9PMLGL/2/dissertacao_pos_defesa_final_cynthia_girundi__analise_psicometrica_dos_itens__da_avalia__o_da_coor.pdf.txt62c94a057c63de6e515ce496c1dc057aMD521843/BUOS-9PMLGL2019-11-14 07:55:37.051oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9PMLGLRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:55:37Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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