Entre imagens e palavras: educação e nacionalismo no Estado Novo (1937-1945)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84PJYM |
Resumo: | No período compreendido entre 1937 e 1945, o Estado Novo utilizou diversos elementos culturais como estratégia de socialização da cultura política nacionalista. Embora o esforço de difusão e legitimação desse ideário tenha se manifestado em diferentes dimensões da vida social, foi relevante o papel atribuído à educação, sobretudo a escolarizada, como instrumento privilegiado para conformar as novas gerações, moral e civicamente. Partindo dessa premissa, esta pesquisa situou-se na confluência entre a História da Educação e a História Política investigada a partir das relações entre educação e nacionalismo. A investigação centrou-se nas formas de produção e de apropriação do discurso nacionalista, construído por meio de imagens e palavras e veiculado nos livros escolares oficiais. A abordagem das obras foi realizada de forma triangulada com a revista Cultura Política e com materiais de natureza cívico-pedagógica, tais como cartazes, cartões, cadernos e obras literárias oficiais e não oficiais, na intenção de desconstruir o discurso estadonovista, buscando suas referências simbólicas, bem como suas apropriações e aproximações com representações veiculadas em bens culturais de natureza cívico-pedagógica à luz dos conceitos de imaginário e de representações. Para a apreensão de alguns indícios de apropriação do discurso nacionalista, recorreu-se à história oral, assim como às representações acerca dos valores da nacionalidade apropriados pelos jovens estudantes do período que circularam no caderno infantil Malazarte, do jornal Estado de Minas. Palavras-chave: Estado Novo nacionalismo literatura infanto-juvenil representações |
id |
UFMG_4d904c28936a693c7bf1f0dc1cfac4fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-84PJYM |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Thais Nivia de Lima e FonsecaCynthia Greive VeigaAna Heloísa MolinaVeronica Albano Viana Costa2019-08-09T12:56:39Z2019-08-09T12:56:39Z2009-08-21http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84PJYMNo período compreendido entre 1937 e 1945, o Estado Novo utilizou diversos elementos culturais como estratégia de socialização da cultura política nacionalista. Embora o esforço de difusão e legitimação desse ideário tenha se manifestado em diferentes dimensões da vida social, foi relevante o papel atribuído à educação, sobretudo a escolarizada, como instrumento privilegiado para conformar as novas gerações, moral e civicamente. Partindo dessa premissa, esta pesquisa situou-se na confluência entre a História da Educação e a História Política investigada a partir das relações entre educação e nacionalismo. A investigação centrou-se nas formas de produção e de apropriação do discurso nacionalista, construído por meio de imagens e palavras e veiculado nos livros escolares oficiais. A abordagem das obras foi realizada de forma triangulada com a revista Cultura Política e com materiais de natureza cívico-pedagógica, tais como cartazes, cartões, cadernos e obras literárias oficiais e não oficiais, na intenção de desconstruir o discurso estadonovista, buscando suas referências simbólicas, bem como suas apropriações e aproximações com representações veiculadas em bens culturais de natureza cívico-pedagógica à luz dos conceitos de imaginário e de representações. Para a apreensão de alguns indícios de apropriação do discurso nacionalista, recorreu-se à história oral, assim como às representações acerca dos valores da nacionalidade apropriados pelos jovens estudantes do período que circularam no caderno infantil Malazarte, do jornal Estado de Minas. Palavras-chave: Estado Novo nacionalismo literatura infanto-juvenil representaçõesIn the period between 1937 and 1945, New State used various cultural elements as socialization strategy from the nationalistic politics culture. Although the diffusion and legitimation effort of this idea has been revealed in different social life dimensions, the role attributed to the education was relevant, particularly the schooling one, as privileged instrument to conform, morally and civically, the new generations. Starting from this premise, that research remained in the confluence between Education History and Politics History instigated from the relations between education and Nationalism. The research focused on the production and appropriation forms of nationalist discourse constructed through images and words and propagated in official school books. The approach of the works was realized in triangulated form with Cultura Política magazine and with materials of civic-pedagogical nature, such as posters, cards, notebooks and official and unofficial literary works in order to deconstruct the estadonovista discourse, searching its symbolic references, as well as its appropriations and approaches with representations propagated in cultural goods of civic- pedagogical nature to the light of the imaginary and representations concepts. It was appealed to oral History for the apprehension of some appropriation indications of the nationalistic discourse, as well as the representations about the nationality values appropriated by the young students from that period who had circulated in the infantile section Malazarte in the newspaper Estado de Minas.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação e Estado HistóriaEducaçãoNacionalismoEducação HistóriaEstado NovoNacionalismoRepresentaçõesLiteratura Infanto-juvenilEntre imagens e palavras: educação e nacionalismo no Estado Novo (1937-1945)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmicrosoft_word___disserta__o_completa.pdfapplication/pdf23836191https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84PJYM/1/microsoft_word___disserta__o_completa.pdf61cdbe5dc323417527fb228dc2a953ceMD51TEXTmicrosoft_word___disserta__o_completa.pdf.txtmicrosoft_word___disserta__o_completa.pdf.txtExtracted texttext/plain450405https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84PJYM/2/microsoft_word___disserta__o_completa.pdf.txt66101e55622287d11ecdbcb3f5cff261MD521843/FAEC-84PJYM2019-11-14 05:40:46.377oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-84PJYMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:40:46Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Entre imagens e palavras: educação e nacionalismo no Estado Novo (1937-1945) |
title |
Entre imagens e palavras: educação e nacionalismo no Estado Novo (1937-1945) |
spellingShingle |
Entre imagens e palavras: educação e nacionalismo no Estado Novo (1937-1945) Veronica Albano Viana Costa Estado Novo Nacionalismo Representações Literatura Infanto-juvenil Educação e Estado História Educação Nacionalismo Educação História |
title_short |
Entre imagens e palavras: educação e nacionalismo no Estado Novo (1937-1945) |
title_full |
Entre imagens e palavras: educação e nacionalismo no Estado Novo (1937-1945) |
title_fullStr |
Entre imagens e palavras: educação e nacionalismo no Estado Novo (1937-1945) |
title_full_unstemmed |
Entre imagens e palavras: educação e nacionalismo no Estado Novo (1937-1945) |
title_sort |
Entre imagens e palavras: educação e nacionalismo no Estado Novo (1937-1945) |
author |
Veronica Albano Viana Costa |
author_facet |
Veronica Albano Viana Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Thais Nivia de Lima e Fonseca |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Cynthia Greive Veiga |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ana Heloísa Molina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veronica Albano Viana Costa |
contributor_str_mv |
Thais Nivia de Lima e Fonseca Cynthia Greive Veiga Ana Heloísa Molina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estado Novo Nacionalismo Representações Literatura Infanto-juvenil |
topic |
Estado Novo Nacionalismo Representações Literatura Infanto-juvenil Educação e Estado História Educação Nacionalismo Educação História |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação e Estado História Educação Nacionalismo Educação História |
description |
No período compreendido entre 1937 e 1945, o Estado Novo utilizou diversos elementos culturais como estratégia de socialização da cultura política nacionalista. Embora o esforço de difusão e legitimação desse ideário tenha se manifestado em diferentes dimensões da vida social, foi relevante o papel atribuído à educação, sobretudo a escolarizada, como instrumento privilegiado para conformar as novas gerações, moral e civicamente. Partindo dessa premissa, esta pesquisa situou-se na confluência entre a História da Educação e a História Política investigada a partir das relações entre educação e nacionalismo. A investigação centrou-se nas formas de produção e de apropriação do discurso nacionalista, construído por meio de imagens e palavras e veiculado nos livros escolares oficiais. A abordagem das obras foi realizada de forma triangulada com a revista Cultura Política e com materiais de natureza cívico-pedagógica, tais como cartazes, cartões, cadernos e obras literárias oficiais e não oficiais, na intenção de desconstruir o discurso estadonovista, buscando suas referências simbólicas, bem como suas apropriações e aproximações com representações veiculadas em bens culturais de natureza cívico-pedagógica à luz dos conceitos de imaginário e de representações. Para a apreensão de alguns indícios de apropriação do discurso nacionalista, recorreu-se à história oral, assim como às representações acerca dos valores da nacionalidade apropriados pelos jovens estudantes do período que circularam no caderno infantil Malazarte, do jornal Estado de Minas. Palavras-chave: Estado Novo nacionalismo literatura infanto-juvenil representações |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-08-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T12:56:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T12:56:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84PJYM |
url |
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84PJYM |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84PJYM/1/microsoft_word___disserta__o_completa.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84PJYM/2/microsoft_word___disserta__o_completa.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
61cdbe5dc323417527fb228dc2a953ce 66101e55622287d11ecdbcb3f5cff261 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589160947154944 |