O eixo finalidades da escola e sua importância no projeto político pedagógico da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Solange Rodrigues Cardinali
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWF7F
Resumo: O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso- TCC é analisar o eixo Finalidades da Escola, presente no Projeto Político Pedagógico-PPP da Escola Municipal Dom Orione. Sabe-se é preciso traçar metas que deixem evidentes quais são objetivos que a direção da escola, juntamente com toda a comunidade escolar, deseja alcançar. Nesse sentido, o planejamento escolar deve orientar o processo de ensino-aprendizagem, ser interativo e flexível, orientar o processo de tomada de decisão pelos gestores e propiciar a execução dos objetivos e metas estabelecidas pela comunidade escolar. Ademais, torna-se preciso indagar e buscar respostas sobre as finalidades da escola para poder criar uma instituição que atenda de fato os objetivos propostos. Para a elaboração deste TCC recorremos às leituras dos textos de Saviani (1991), Cunha (1987), Cortez (2004), entre outros.
id UFMG_4e28ce4879673ec5148758f0d0bbbcad
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZWF7F
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Priscila Rezende MoreiraSolange Rodrigues Cardinali2019-08-10T16:42:09Z2019-08-10T16:42:09Z2015-08-01http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWF7FO objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso- TCC é analisar o eixo Finalidades da Escola, presente no Projeto Político Pedagógico-PPP da Escola Municipal Dom Orione. Sabe-se é preciso traçar metas que deixem evidentes quais são objetivos que a direção da escola, juntamente com toda a comunidade escolar, deseja alcançar. Nesse sentido, o planejamento escolar deve orientar o processo de ensino-aprendizagem, ser interativo e flexível, orientar o processo de tomada de decisão pelos gestores e propiciar a execução dos objetivos e metas estabelecidas pela comunidade escolar. Ademais, torna-se preciso indagar e buscar respostas sobre as finalidades da escola para poder criar uma instituição que atenda de fato os objetivos propostos. Para a elaboração deste TCC recorremos às leituras dos textos de Saviani (1991), Cunha (1987), Cortez (2004), entre outros.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação Finalidades e objetivosPlanejamento educacionalEscolas Organização e administraçãoGestão escolarFinalidades da escolaProjeto Político PedagógicoO eixo finalidades da escola e sua importância no projeto político pedagógico da escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_solangerodriguescardinali_turma1_1.pdfapplication/pdf513071https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZWF7F/1/tcc_solangerodriguescardinali_turma1_1.pdfa0e7ed7faeeb579df56b0eab139d4f01MD51TEXTtcc_solangerodriguescardinali_turma1_1.pdf.txttcc_solangerodriguescardinali_turma1_1.pdf.txtExtracted texttext/plain93609https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZWF7F/2/tcc_solangerodriguescardinali_turma1_1.pdf.txt1ae43e29b0a01495a79f2796ae569b8eMD521843/BUBD-9ZWF7F2019-11-14 06:45:24.193oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZWF7FRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:45:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O eixo finalidades da escola e sua importância no projeto político pedagógico da escola
title O eixo finalidades da escola e sua importância no projeto político pedagógico da escola
spellingShingle O eixo finalidades da escola e sua importância no projeto político pedagógico da escola
Solange Rodrigues Cardinali
Gestão escolar
Finalidades da escola
Projeto Político Pedagógico
Educação Finalidades e objetivos
Planejamento educacional
Escolas Organização e administração
title_short O eixo finalidades da escola e sua importância no projeto político pedagógico da escola
title_full O eixo finalidades da escola e sua importância no projeto político pedagógico da escola
title_fullStr O eixo finalidades da escola e sua importância no projeto político pedagógico da escola
title_full_unstemmed O eixo finalidades da escola e sua importância no projeto político pedagógico da escola
title_sort O eixo finalidades da escola e sua importância no projeto político pedagógico da escola
author Solange Rodrigues Cardinali
author_facet Solange Rodrigues Cardinali
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Priscila Rezende Moreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Solange Rodrigues Cardinali
contributor_str_mv Priscila Rezende Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Finalidades da escola
Projeto Político Pedagógico
topic Gestão escolar
Finalidades da escola
Projeto Político Pedagógico
Educação Finalidades e objetivos
Planejamento educacional
Escolas Organização e administração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação Finalidades e objetivos
Planejamento educacional
Escolas Organização e administração
description O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso- TCC é analisar o eixo Finalidades da Escola, presente no Projeto Político Pedagógico-PPP da Escola Municipal Dom Orione. Sabe-se é preciso traçar metas que deixem evidentes quais são objetivos que a direção da escola, juntamente com toda a comunidade escolar, deseja alcançar. Nesse sentido, o planejamento escolar deve orientar o processo de ensino-aprendizagem, ser interativo e flexível, orientar o processo de tomada de decisão pelos gestores e propiciar a execução dos objetivos e metas estabelecidas pela comunidade escolar. Ademais, torna-se preciso indagar e buscar respostas sobre as finalidades da escola para poder criar uma instituição que atenda de fato os objetivos propostos. Para a elaboração deste TCC recorremos às leituras dos textos de Saviani (1991), Cunha (1987), Cortez (2004), entre outros.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T16:42:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T16:42:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWF7F
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWF7F
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZWF7F/1/tcc_solangerodriguescardinali_turma1_1.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZWF7F/2/tcc_solangerodriguescardinali_turma1_1.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a0e7ed7faeeb579df56b0eab139d4f01
1ae43e29b0a01495a79f2796ae569b8e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589559778279424