O eixo finalidades da escola e sua importância no projeto político pedagógico da escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWF7F |
Resumo: | O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso- TCC é analisar o eixo Finalidades da Escola, presente no Projeto Político Pedagógico-PPP da Escola Municipal Dom Orione. Sabe-se é preciso traçar metas que deixem evidentes quais são objetivos que a direção da escola, juntamente com toda a comunidade escolar, deseja alcançar. Nesse sentido, o planejamento escolar deve orientar o processo de ensino-aprendizagem, ser interativo e flexível, orientar o processo de tomada de decisão pelos gestores e propiciar a execução dos objetivos e metas estabelecidas pela comunidade escolar. Ademais, torna-se preciso indagar e buscar respostas sobre as finalidades da escola para poder criar uma instituição que atenda de fato os objetivos propostos. Para a elaboração deste TCC recorremos às leituras dos textos de Saviani (1991), Cunha (1987), Cortez (2004), entre outros. |
id |
UFMG_4e28ce4879673ec5148758f0d0bbbcad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZWF7F |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Priscila Rezende MoreiraSolange Rodrigues Cardinali2019-08-10T16:42:09Z2019-08-10T16:42:09Z2015-08-01http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWF7FO objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso- TCC é analisar o eixo Finalidades da Escola, presente no Projeto Político Pedagógico-PPP da Escola Municipal Dom Orione. Sabe-se é preciso traçar metas que deixem evidentes quais são objetivos que a direção da escola, juntamente com toda a comunidade escolar, deseja alcançar. Nesse sentido, o planejamento escolar deve orientar o processo de ensino-aprendizagem, ser interativo e flexível, orientar o processo de tomada de decisão pelos gestores e propiciar a execução dos objetivos e metas estabelecidas pela comunidade escolar. Ademais, torna-se preciso indagar e buscar respostas sobre as finalidades da escola para poder criar uma instituição que atenda de fato os objetivos propostos. Para a elaboração deste TCC recorremos às leituras dos textos de Saviani (1991), Cunha (1987), Cortez (2004), entre outros.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação Finalidades e objetivosPlanejamento educacionalEscolas Organização e administraçãoGestão escolarFinalidades da escolaProjeto Político PedagógicoO eixo finalidades da escola e sua importância no projeto político pedagógico da escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_solangerodriguescardinali_turma1_1.pdfapplication/pdf513071https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZWF7F/1/tcc_solangerodriguescardinali_turma1_1.pdfa0e7ed7faeeb579df56b0eab139d4f01MD51TEXTtcc_solangerodriguescardinali_turma1_1.pdf.txttcc_solangerodriguescardinali_turma1_1.pdf.txtExtracted texttext/plain93609https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZWF7F/2/tcc_solangerodriguescardinali_turma1_1.pdf.txt1ae43e29b0a01495a79f2796ae569b8eMD521843/BUBD-9ZWF7F2019-11-14 06:45:24.193oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZWF7FRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:45:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O eixo finalidades da escola e sua importância no projeto político pedagógico da escola |
title |
O eixo finalidades da escola e sua importância no projeto político pedagógico da escola |
spellingShingle |
O eixo finalidades da escola e sua importância no projeto político pedagógico da escola Solange Rodrigues Cardinali Gestão escolar Finalidades da escola Projeto Político Pedagógico Educação Finalidades e objetivos Planejamento educacional Escolas Organização e administração |
title_short |
O eixo finalidades da escola e sua importância no projeto político pedagógico da escola |
title_full |
O eixo finalidades da escola e sua importância no projeto político pedagógico da escola |
title_fullStr |
O eixo finalidades da escola e sua importância no projeto político pedagógico da escola |
title_full_unstemmed |
O eixo finalidades da escola e sua importância no projeto político pedagógico da escola |
title_sort |
O eixo finalidades da escola e sua importância no projeto político pedagógico da escola |
author |
Solange Rodrigues Cardinali |
author_facet |
Solange Rodrigues Cardinali |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Priscila Rezende Moreira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Solange Rodrigues Cardinali |
contributor_str_mv |
Priscila Rezende Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão escolar Finalidades da escola Projeto Político Pedagógico |
topic |
Gestão escolar Finalidades da escola Projeto Político Pedagógico Educação Finalidades e objetivos Planejamento educacional Escolas Organização e administração |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Finalidades e objetivos Planejamento educacional Escolas Organização e administração |
description |
O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso- TCC é analisar o eixo Finalidades da Escola, presente no Projeto Político Pedagógico-PPP da Escola Municipal Dom Orione. Sabe-se é preciso traçar metas que deixem evidentes quais são objetivos que a direção da escola, juntamente com toda a comunidade escolar, deseja alcançar. Nesse sentido, o planejamento escolar deve orientar o processo de ensino-aprendizagem, ser interativo e flexível, orientar o processo de tomada de decisão pelos gestores e propiciar a execução dos objetivos e metas estabelecidas pela comunidade escolar. Ademais, torna-se preciso indagar e buscar respostas sobre as finalidades da escola para poder criar uma instituição que atenda de fato os objetivos propostos. Para a elaboração deste TCC recorremos às leituras dos textos de Saviani (1991), Cunha (1987), Cortez (2004), entre outros. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-08-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T16:42:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T16:42:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWF7F |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWF7F |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZWF7F/1/tcc_solangerodriguescardinali_turma1_1.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZWF7F/2/tcc_solangerodriguescardinali_turma1_1.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a0e7ed7faeeb579df56b0eab139d4f01 1ae43e29b0a01495a79f2796ae569b8e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589559778279424 |