Contribuições do uso de atividades experimentais demonstrativas para as aulas de Física de uma sequência de potência elétrica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AP2G6Q |
Resumo: | Esta dissertação analisa as contribuições do uso de atividades experimentais demonstrativas para a aprendizagem de conceitos da Física. As atividades foram desenvolvidas dentro de uma sequência de ensino sobre potência elétrica, e aplicada por um professor de física em uma turma do 3º ano do ensino médio de uma escola pública. As aulas da sequência didática foram gravadas em vídeo, e transcritas a posteriori. A análise dos dados está ancorada nos três construtos teóricos propostos por Wertsch: a definição de situação, a intersubjetividade, e a mediação semiótica. Tais conceitos permitem uma melhor compreensão da Zona de Desenvolvimento Proximal proposto por Vigotsky, fornecendo um enquadramento para a atuação docente. Acreditamos que o uso de atividades experimentais em uma sequência didática contribui tanto para o envolvimento dos alunos em sala de aula quanto para um melhor direcionamento do olhar dos alunos para a relação entre dados observáveis e modelo científico. |
id |
UFMG_4e8eab566642def032724870cbd1015e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AP2G6Q |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Juarez Melgaco ValadaresFrancisco Angelo CoutinhoOrlando Gomes de Aguiar JuniorNilma Soares da SilvaTiago Dias Quintão de Almeida2019-08-09T12:18:13Z2019-08-09T12:18:13Z2016-02-01http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AP2G6QEsta dissertação analisa as contribuições do uso de atividades experimentais demonstrativas para a aprendizagem de conceitos da Física. As atividades foram desenvolvidas dentro de uma sequência de ensino sobre potência elétrica, e aplicada por um professor de física em uma turma do 3º ano do ensino médio de uma escola pública. As aulas da sequência didática foram gravadas em vídeo, e transcritas a posteriori. A análise dos dados está ancorada nos três construtos teóricos propostos por Wertsch: a definição de situação, a intersubjetividade, e a mediação semiótica. Tais conceitos permitem uma melhor compreensão da Zona de Desenvolvimento Proximal proposto por Vigotsky, fornecendo um enquadramento para a atuação docente. Acreditamos que o uso de atividades experimentais em uma sequência didática contribui tanto para o envolvimento dos alunos em sala de aula quanto para um melhor direcionamento do olhar dos alunos para a relação entre dados observáveis e modelo científico.This dissertation analyzes the contributions of using experimental demonstration activities for learning concepts of physics. The activities were developed within a school on electrical power sequence, and applied for a physics professor in a class of 3rd year of high school in a public school. The lessons of didactic sequence were videotaped and transcribed afterwards. Data analysis is anchored in the three theoretical constructs proposed by Wertsch: situation definition, intersubjectivity and semiotic mediation. Such concepts allow a better understanding of Proximal Development Zone proposed by Vygotsky, providing a framework for teaching practice. We believe that the use of experimental activities in a didactic sequence contributes both to the involvement of students in the classroom and to better students' gaze direction for the relationship between observable data and scientific model.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação Metodos experimentaisEducaçãoEnsino de segundo grauFisica Estudo e ensinoEnsino Meios auxiliaresAtividades experimentaisMediação semióticaDefinição de situaçãoIntersubjetividadeContribuições do uso de atividades experimentais demonstrativas para as aulas de Física de uma sequência de potência elétricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmestradoprofissionaleducacaodocencia_tiagodiasquintao_dissertacao.pdfapplication/pdf1502192https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AP2G6Q/1/mestradoprofissionaleducacaodocencia_tiagodiasquintao_dissertacao.pdf7824f11368d7b3dfb7343d0c53eae841MD51TEXTmestradoprofissionaleducacaodocencia_tiagodiasquintao_dissertacao.pdf.txtmestradoprofissionaleducacaodocencia_tiagodiasquintao_dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain245924https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AP2G6Q/2/mestradoprofissionaleducacaodocencia_tiagodiasquintao_dissertacao.pdf.txt256d62e6a6284accc693e67466fc47d8MD521843/BUBD-AP2G6Q2019-11-14 08:09:02.78oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AP2G6QRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:09:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contribuições do uso de atividades experimentais demonstrativas para as aulas de Física de uma sequência de potência elétrica |
title |
Contribuições do uso de atividades experimentais demonstrativas para as aulas de Física de uma sequência de potência elétrica |
spellingShingle |
Contribuições do uso de atividades experimentais demonstrativas para as aulas de Física de uma sequência de potência elétrica Tiago Dias Quintão de Almeida Atividades experimentais Mediação semiótica Definição de situação Intersubjetividade Educação Metodos experimentais Educação Ensino de segundo grau Fisica Estudo e ensino Ensino Meios auxiliares |
title_short |
Contribuições do uso de atividades experimentais demonstrativas para as aulas de Física de uma sequência de potência elétrica |
title_full |
Contribuições do uso de atividades experimentais demonstrativas para as aulas de Física de uma sequência de potência elétrica |
title_fullStr |
Contribuições do uso de atividades experimentais demonstrativas para as aulas de Física de uma sequência de potência elétrica |
title_full_unstemmed |
Contribuições do uso de atividades experimentais demonstrativas para as aulas de Física de uma sequência de potência elétrica |
title_sort |
Contribuições do uso de atividades experimentais demonstrativas para as aulas de Física de uma sequência de potência elétrica |
author |
Tiago Dias Quintão de Almeida |
author_facet |
Tiago Dias Quintão de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Juarez Melgaco Valadares |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Francisco Angelo Coutinho |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Orlando Gomes de Aguiar Junior |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Nilma Soares da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tiago Dias Quintão de Almeida |
contributor_str_mv |
Juarez Melgaco Valadares Francisco Angelo Coutinho Orlando Gomes de Aguiar Junior Nilma Soares da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividades experimentais Mediação semiótica Definição de situação Intersubjetividade |
topic |
Atividades experimentais Mediação semiótica Definição de situação Intersubjetividade Educação Metodos experimentais Educação Ensino de segundo grau Fisica Estudo e ensino Ensino Meios auxiliares |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Metodos experimentais Educação Ensino de segundo grau Fisica Estudo e ensino Ensino Meios auxiliares |
description |
Esta dissertação analisa as contribuições do uso de atividades experimentais demonstrativas para a aprendizagem de conceitos da Física. As atividades foram desenvolvidas dentro de uma sequência de ensino sobre potência elétrica, e aplicada por um professor de física em uma turma do 3º ano do ensino médio de uma escola pública. As aulas da sequência didática foram gravadas em vídeo, e transcritas a posteriori. A análise dos dados está ancorada nos três construtos teóricos propostos por Wertsch: a definição de situação, a intersubjetividade, e a mediação semiótica. Tais conceitos permitem uma melhor compreensão da Zona de Desenvolvimento Proximal proposto por Vigotsky, fornecendo um enquadramento para a atuação docente. Acreditamos que o uso de atividades experimentais em uma sequência didática contribui tanto para o envolvimento dos alunos em sala de aula quanto para um melhor direcionamento do olhar dos alunos para a relação entre dados observáveis e modelo científico. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-02-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T12:18:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T12:18:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AP2G6Q |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AP2G6Q |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AP2G6Q/1/mestradoprofissionaleducacaodocencia_tiagodiasquintao_dissertacao.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AP2G6Q/2/mestradoprofissionaleducacaodocencia_tiagodiasquintao_dissertacao.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7824f11368d7b3dfb7343d0c53eae841 256d62e6a6284accc693e67466fc47d8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589328054517760 |