Contribuições do uso de atividades experimentais demonstrativas para as aulas de Física de uma sequência de potência elétrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tiago Dias Quintão de Almeida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AP2G6Q
Resumo: Esta dissertação analisa as contribuições do uso de atividades experimentais demonstrativas para a aprendizagem de conceitos da Física. As atividades foram desenvolvidas dentro de uma sequência de ensino sobre potência elétrica, e aplicada por um professor de física em uma turma do 3º ano do ensino médio de uma escola pública. As aulas da sequência didática foram gravadas em vídeo, e transcritas a posteriori. A análise dos dados está ancorada nos três construtos teóricos propostos por Wertsch: a definição de situação, a intersubjetividade, e a mediação semiótica. Tais conceitos permitem uma melhor compreensão da Zona de Desenvolvimento Proximal proposto por Vigotsky, fornecendo um enquadramento para a atuação docente. Acreditamos que o uso de atividades experimentais em uma sequência didática contribui tanto para o envolvimento dos alunos em sala de aula quanto para um melhor direcionamento do olhar dos alunos para a relação entre dados observáveis e modelo científico.
id UFMG_4e8eab566642def032724870cbd1015e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AP2G6Q
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Juarez Melgaco ValadaresFrancisco Angelo CoutinhoOrlando Gomes de Aguiar JuniorNilma Soares da SilvaTiago Dias Quintão de Almeida2019-08-09T12:18:13Z2019-08-09T12:18:13Z2016-02-01http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AP2G6QEsta dissertação analisa as contribuições do uso de atividades experimentais demonstrativas para a aprendizagem de conceitos da Física. As atividades foram desenvolvidas dentro de uma sequência de ensino sobre potência elétrica, e aplicada por um professor de física em uma turma do 3º ano do ensino médio de uma escola pública. As aulas da sequência didática foram gravadas em vídeo, e transcritas a posteriori. A análise dos dados está ancorada nos três construtos teóricos propostos por Wertsch: a definição de situação, a intersubjetividade, e a mediação semiótica. Tais conceitos permitem uma melhor compreensão da Zona de Desenvolvimento Proximal proposto por Vigotsky, fornecendo um enquadramento para a atuação docente. Acreditamos que o uso de atividades experimentais em uma sequência didática contribui tanto para o envolvimento dos alunos em sala de aula quanto para um melhor direcionamento do olhar dos alunos para a relação entre dados observáveis e modelo científico.This dissertation analyzes the contributions of using experimental demonstration activities for learning concepts of physics. The activities were developed within a school on electrical power sequence, and applied for a physics professor in a class of 3rd year of high school in a public school. The lessons of didactic sequence were videotaped and transcribed afterwards. Data analysis is anchored in the three theoretical constructs proposed by Wertsch: situation definition, intersubjectivity and semiotic mediation. Such concepts allow a better understanding of Proximal Development Zone proposed by Vygotsky, providing a framework for teaching practice. We believe that the use of experimental activities in a didactic sequence contributes both to the involvement of students in the classroom and to better students' gaze direction for the relationship between observable data and scientific model.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação Metodos experimentaisEducaçãoEnsino de segundo grauFisica Estudo e ensinoEnsino Meios auxiliaresAtividades experimentaisMediação semióticaDefinição de situaçãoIntersubjetividadeContribuições do uso de atividades experimentais demonstrativas para as aulas de Física de uma sequência de potência elétricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmestradoprofissionaleducacaodocencia_tiagodiasquintao_dissertacao.pdfapplication/pdf1502192https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AP2G6Q/1/mestradoprofissionaleducacaodocencia_tiagodiasquintao_dissertacao.pdf7824f11368d7b3dfb7343d0c53eae841MD51TEXTmestradoprofissionaleducacaodocencia_tiagodiasquintao_dissertacao.pdf.txtmestradoprofissionaleducacaodocencia_tiagodiasquintao_dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain245924https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AP2G6Q/2/mestradoprofissionaleducacaodocencia_tiagodiasquintao_dissertacao.pdf.txt256d62e6a6284accc693e67466fc47d8MD521843/BUBD-AP2G6Q2019-11-14 08:09:02.78oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AP2G6QRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:09:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuições do uso de atividades experimentais demonstrativas para as aulas de Física de uma sequência de potência elétrica
title Contribuições do uso de atividades experimentais demonstrativas para as aulas de Física de uma sequência de potência elétrica
spellingShingle Contribuições do uso de atividades experimentais demonstrativas para as aulas de Física de uma sequência de potência elétrica
Tiago Dias Quintão de Almeida
Atividades experimentais
Mediação semiótica
Definição de situação
Intersubjetividade
Educação Metodos experimentais
Educação
Ensino de segundo grau
Fisica Estudo e ensino
Ensino Meios auxiliares
title_short Contribuições do uso de atividades experimentais demonstrativas para as aulas de Física de uma sequência de potência elétrica
title_full Contribuições do uso de atividades experimentais demonstrativas para as aulas de Física de uma sequência de potência elétrica
title_fullStr Contribuições do uso de atividades experimentais demonstrativas para as aulas de Física de uma sequência de potência elétrica
title_full_unstemmed Contribuições do uso de atividades experimentais demonstrativas para as aulas de Física de uma sequência de potência elétrica
title_sort Contribuições do uso de atividades experimentais demonstrativas para as aulas de Física de uma sequência de potência elétrica
author Tiago Dias Quintão de Almeida
author_facet Tiago Dias Quintão de Almeida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Juarez Melgaco Valadares
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Francisco Angelo Coutinho
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Orlando Gomes de Aguiar Junior
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Nilma Soares da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Tiago Dias Quintão de Almeida
contributor_str_mv Juarez Melgaco Valadares
Francisco Angelo Coutinho
Orlando Gomes de Aguiar Junior
Nilma Soares da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades experimentais
Mediação semiótica
Definição de situação
Intersubjetividade
topic Atividades experimentais
Mediação semiótica
Definição de situação
Intersubjetividade
Educação Metodos experimentais
Educação
Ensino de segundo grau
Fisica Estudo e ensino
Ensino Meios auxiliares
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação Metodos experimentais
Educação
Ensino de segundo grau
Fisica Estudo e ensino
Ensino Meios auxiliares
description Esta dissertação analisa as contribuições do uso de atividades experimentais demonstrativas para a aprendizagem de conceitos da Física. As atividades foram desenvolvidas dentro de uma sequência de ensino sobre potência elétrica, e aplicada por um professor de física em uma turma do 3º ano do ensino médio de uma escola pública. As aulas da sequência didática foram gravadas em vídeo, e transcritas a posteriori. A análise dos dados está ancorada nos três construtos teóricos propostos por Wertsch: a definição de situação, a intersubjetividade, e a mediação semiótica. Tais conceitos permitem uma melhor compreensão da Zona de Desenvolvimento Proximal proposto por Vigotsky, fornecendo um enquadramento para a atuação docente. Acreditamos que o uso de atividades experimentais em uma sequência didática contribui tanto para o envolvimento dos alunos em sala de aula quanto para um melhor direcionamento do olhar dos alunos para a relação entre dados observáveis e modelo científico.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T12:18:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T12:18:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AP2G6Q
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AP2G6Q
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AP2G6Q/1/mestradoprofissionaleducacaodocencia_tiagodiasquintao_dissertacao.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AP2G6Q/2/mestradoprofissionaleducacaodocencia_tiagodiasquintao_dissertacao.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7824f11368d7b3dfb7343d0c53eae841
256d62e6a6284accc693e67466fc47d8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589328054517760