O uso das tecnologias computacionais aliadas à prática de ensino de eletrodinâmica para alunos do 3º ano do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Natália Ferreira Vidal
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9Z2JGE
Resumo: Neste trabalho verificamos o papel das simulações como alternativa aos laboratórios convencionais no ensino de física na tentativa de suprir a necessidade da experimentação nesta disciplina realizando duas atividades uma no laboratório virtual e outra no laboratório real para investigar até que ponto o laboratório virtual pode substituir o laboratório real na tentativa de minimizar o problema da necessidade e ausência da experimentação no ensino de física. Dois roteiros semiestruturados sobre circuitos em série e em paralelo foram propostos aos alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública militar, para que eles fizessem observações sobre esses circuitos, numa perspectiva investigativa, com o objetivo de perceber as principais semelhanças e diferenças entre eles e chegar numa relação matemática que pudesse descrevê-los a partir da primeira lei de ohm. As observações e conclusões dos alunos foram registradas em relatório, que juntamente com as observações e registros da professora pesquisadora serviram de fonte de dados para análise realizada. Nossos resultados sugerem uma reflexão sobre a maneira mais adequada do uso do laboratório escolar no ensino de física a partir da possibilidade de articular atividades práticas tradicionais com simulações virtuais.
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