O uso das tecnologias computacionais aliadas à prática de ensino de eletrodinâmica para alunos do 3º ano do ensino médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9Z2JGE |
Resumo: | Neste trabalho verificamos o papel das simulações como alternativa aos laboratórios convencionais no ensino de física na tentativa de suprir a necessidade da experimentação nesta disciplina realizando duas atividades uma no laboratório virtual e outra no laboratório real para investigar até que ponto o laboratório virtual pode substituir o laboratório real na tentativa de minimizar o problema da necessidade e ausência da experimentação no ensino de física. Dois roteiros semiestruturados sobre circuitos em série e em paralelo foram propostos aos alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública militar, para que eles fizessem observações sobre esses circuitos, numa perspectiva investigativa, com o objetivo de perceber as principais semelhanças e diferenças entre eles e chegar numa relação matemática que pudesse descrevê-los a partir da primeira lei de ohm. As observações e conclusões dos alunos foram registradas em relatório, que juntamente com as observações e registros da professora pesquisadora serviram de fonte de dados para análise realizada. Nossos resultados sugerem uma reflexão sobre a maneira mais adequada do uso do laboratório escolar no ensino de física a partir da possibilidade de articular atividades práticas tradicionais com simulações virtuais. |
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Paulo Henrique Dias MenezesNatália Ferreira Vidal2019-08-14T11:15:25Z2019-08-14T11:15:25Z2014-12-06http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9Z2JGENeste trabalho verificamos o papel das simulações como alternativa aos laboratórios convencionais no ensino de física na tentativa de suprir a necessidade da experimentação nesta disciplina realizando duas atividades uma no laboratório virtual e outra no laboratório real para investigar até que ponto o laboratório virtual pode substituir o laboratório real na tentativa de minimizar o problema da necessidade e ausência da experimentação no ensino de física. Dois roteiros semiestruturados sobre circuitos em série e em paralelo foram propostos aos alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública militar, para que eles fizessem observações sobre esses circuitos, numa perspectiva investigativa, com o objetivo de perceber as principais semelhanças e diferenças entre eles e chegar numa relação matemática que pudesse descrevê-los a partir da primeira lei de ohm. As observações e conclusões dos alunos foram registradas em relatório, que juntamente com as observações e registros da professora pesquisadora serviram de fonte de dados para análise realizada. Nossos resultados sugerem uma reflexão sobre a maneira mais adequada do uso do laboratório escolar no ensino de física a partir da possibilidade de articular atividades práticas tradicionais com simulações virtuais.In this study we verified the role of simulations as an alternative to conventional laboratories in teaching physics in an attempt to meet the need of experimentation in this discipline performing two activities - one in the virtual lab and the other in the real lab - to investigate the extent to which the virtual lab can replace the actual laboratory in an attempt to minimize the problem of necessity and lack of experimentation in physics teaching. Two semi-structured scripts - about circuits in series and in parallel - have been proposed to the students of the third year of high school for a military public school, they made observations on these circuits, an investigative perspective, aiming to realize the main similarities and differences between them and arrive at a mathematical relationship that would describe them as from the first law of ohm. The observations and conclusions of the students were recorded in the report, which along with observations and records of the teacher researcher served as a source of data for analysis. Our results suggest a reflection on the most appropriate way of using the school laboratory in physics education from the possibility of integrating traditional practice activities with virtual simulations.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTecnologia educacionalFísica (Segundo grau) Estudo e ensino Ensino Meios auxiliaresAtividades experimentaisSimulações virtuaisEnsino de físicaO uso das tecnologias computacionais aliadas à prática de ensino de eletrodinâmica para alunos do 3º ano do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_natalia_vidal.pdfapplication/pdf465598https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9Z2JGE/1/monografia_natalia_vidal.pdf9c1459ac53e2ddd028cddc4f3184b392MD51TEXTmonografia_natalia_vidal.pdf.txtmonografia_natalia_vidal.pdf.txtExtracted texttext/plain88942https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9Z2JGE/2/monografia_natalia_vidal.pdf.txt91c2468634c4bfd666a415004f4af129MD521843/BUOS-9Z2JGE2019-11-14 12:31:40.244oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9Z2JGERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:31:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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