Estratégias de contextualização nos livros didáticos de matemática dos ciclos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Glaucia Marcondes Vieira
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/IOMS-678HK2
Resumo: Neste trabalho, procuramos identificar e caracterizar estratégias de contextualização dos conhecimentos matemáticos como contribuição para os processos de significação. Com esse objetivo, foram analisados todos os textos do Guia PNLD/2004 Matemática e os manuais do professor e livros do aluno das três coleções de livros didáticos de Matemática dos ciclos iniciais do Ensino Fundamental recomendadas com distinção pelo Guia PNLD/2004. A análise de conteúdo a que se submeteu esses documentos permitiu caracterizarmos três grupos de estratégias de contextualização. O primeiro, contextualização sociocultural, constitui-se de situações cotidianas marcadas, algumas vezes, pela utilização dos conhecimentos prévios dos aprendizes; de situações que envolvem abordagens interdisciplinares; e de situações que trazem preocupações universais. O segundo grupo, da contextualização histórica, envolve situações que buscam situar historicamente o conhecimento matemático. Finalmente, o terceiro grupo, da contextualização interna à Matemática, caracteriza-se por situações em que são realizadas articulações, dentro da própria Matemática, para favorecer a construção do conhecimento.
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