Estratégias de contextualização nos livros didáticos de matemática dos ciclos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/IOMS-678HK2 |
Resumo: | Neste trabalho, procuramos identificar e caracterizar estratégias de contextualização dos conhecimentos matemáticos como contribuição para os processos de significação. Com esse objetivo, foram analisados todos os textos do Guia PNLD/2004 Matemática e os manuais do professor e livros do aluno das três coleções de livros didáticos de Matemática dos ciclos iniciais do Ensino Fundamental recomendadas com distinção pelo Guia PNLD/2004. A análise de conteúdo a que se submeteu esses documentos permitiu caracterizarmos três grupos de estratégias de contextualização. O primeiro, contextualização sociocultural, constitui-se de situações cotidianas marcadas, algumas vezes, pela utilização dos conhecimentos prévios dos aprendizes; de situações que envolvem abordagens interdisciplinares; e de situações que trazem preocupações universais. O segundo grupo, da contextualização histórica, envolve situações que buscam situar historicamente o conhecimento matemático. Finalmente, o terceiro grupo, da contextualização interna à Matemática, caracteriza-se por situações em que são realizadas articulações, dentro da própria Matemática, para favorecer a construção do conhecimento. |
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Maria da Conceicao F Reis FonsecaCeli Aparecida Espasandim LopesIsabel Cristina Alves da Silva FradeGlaucia Marcondes Vieira2019-08-14T06:10:35Z2019-08-14T06:10:35Z2004-12-17http://hdl.handle.net/1843/IOMS-678HK2Neste trabalho, procuramos identificar e caracterizar estratégias de contextualização dos conhecimentos matemáticos como contribuição para os processos de significação. Com esse objetivo, foram analisados todos os textos do Guia PNLD/2004 Matemática e os manuais do professor e livros do aluno das três coleções de livros didáticos de Matemática dos ciclos iniciais do Ensino Fundamental recomendadas com distinção pelo Guia PNLD/2004. A análise de conteúdo a que se submeteu esses documentos permitiu caracterizarmos três grupos de estratégias de contextualização. O primeiro, contextualização sociocultural, constitui-se de situações cotidianas marcadas, algumas vezes, pela utilização dos conhecimentos prévios dos aprendizes; de situações que envolvem abordagens interdisciplinares; e de situações que trazem preocupações universais. O segundo grupo, da contextualização histórica, envolve situações que buscam situar historicamente o conhecimento matemático. Finalmente, o terceiro grupo, da contextualização interna à Matemática, caracteriza-se por situações em que são realizadas articulações, dentro da própria Matemática, para favorecer a construção do conhecimento.In this work, we attempted to identify and characterize the contextualization strategies of the mathematical knowledge as a contribution for the processes of signification. With this objective, all the texts from the Guide PNLD/2004 Mathematics and the teachers manuals and students books of the three collections of Mathematics didactical books of the initial cycles of Junior High School, recommended with distinction by the Guide PNLD/2004, were analyzed. The analysis of content to which these documents were submitted allowed us to characterize three groups of contextualization strategies. The first, the socio-cultural contextualization, is constituted of quotidian situations marked, sometimes, by the usage of the learners, previous knowledge; by situations that involve interdisciplinary approaches; and by situations that bring universal concerns. The second group, the historical contextualization, involves situations in which there is an attempt to place the mathematical knowledge historically. Finally, the third group, the contextualization inside Mathematics, is characterized by situations in which articulations are accomplished, inside Mathematics itself, to facilitate the construction of knowledge.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLivros didáticosEducaçãoMatematica Estudo e ensino Plano Nacional do Livro DidáticoLivros didáticosFraçõesEducação matemáticaContextualizaçãoEstratégias de contextualização nos livros didáticos de matemática dos ciclos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_glaucia_marcondes.pdfapplication/pdf4458628https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-678HK2/1/disserta__o_glaucia_marcondes.pdf9b668f4951db3519e52d7aa399493e74MD51TEXTdisserta__o_glaucia_marcondes.pdf.txtdisserta__o_glaucia_marcondes.pdf.txtExtracted texttext/plain193258https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-678HK2/2/disserta__o_glaucia_marcondes.pdf.txt8019de08df1329412ac2d6dd29737763MD521843/IOMS-678HK22019-11-14 13:32:39.783oai:repositorio.ufmg.br:1843/IOMS-678HK2Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:32:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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Neste trabalho, procuramos identificar e caracterizar estratégias de contextualização dos conhecimentos matemáticos como contribuição para os processos de significação. Com esse objetivo, foram analisados todos os textos do Guia PNLD/2004 Matemática e os manuais do professor e livros do aluno das três coleções de livros didáticos de Matemática dos ciclos iniciais do Ensino Fundamental recomendadas com distinção pelo Guia PNLD/2004. A análise de conteúdo a que se submeteu esses documentos permitiu caracterizarmos três grupos de estratégias de contextualização. O primeiro, contextualização sociocultural, constitui-se de situações cotidianas marcadas, algumas vezes, pela utilização dos conhecimentos prévios dos aprendizes; de situações que envolvem abordagens interdisciplinares; e de situações que trazem preocupações universais. O segundo grupo, da contextualização histórica, envolve situações que buscam situar historicamente o conhecimento matemático. Finalmente, o terceiro grupo, da contextualização interna à Matemática, caracteriza-se por situações em que são realizadas articulações, dentro da própria Matemática, para favorecer a construção do conhecimento. |
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