Avaliação da oferta de transporte público no bairro Tirol (Regional Barreiro Belo Horizonte MG): uma abordagem logística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Paula Ribeiro Bonela
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9C5GY5
Resumo: Esta monografia apresenta uma análise da rede de transporte coletivo existente no bairro Tirol, localizado no Barreiro que, por sua vez, configura-se como uma das nove regionais administrativas do município de Belo Horizonte. Para tanto, se considera somente a rede de transporte público, gerenciada pela Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A (BHTRANS). No bairro Tirol, a rede de transporte coletivo é composta tanto pelas linhas de ônibus convencionais, como pelas suplementares, que complementam esse serviço. Entretanto, diante da posse de uma base de dados georreferenciada mais atualizada somente das linhas convencionais, as análises considerarão somente esta rede de transporte. Com a utilização do ArcGis, um software de Sistema de Informação Geográfica (SIG), essas informações poderão ser manipuladas, provendo a aplicação de uma metodologia para cálculo de um indicador de oferta de transporte coletivo em cada setor censitário inserido dentro dos limites do bairro. A escolha de tal escala de análise foi necessária para promover a correlação com os valores de densidade demográfica e dos rendimentos médios dos responsáveis pelos domicílios, uma vez que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não fornece essas informações na escala de bairro. Diante disso, os dados relativos à renda e densidade demográfica pertinente a cada setor censitário, relativos ao Censo Demográfico de 2010, último Censo Demográfico realizado, foram pesquisados junto a este órgão. Entretanto diante da numerosidade de informações adquiridas nesta pesquisa, o IBGE divulga os dados computados em períodos diferentes, obedecendo a uma cronologia de processamento das informações. Dessa forma, no período de elaboração dessa monografia, o IBGE, somente havia apresentado, para o nível de setor censitário, os dados relativos à população. Perante a ausência de dados relativos à renda, a utilização da base de dados do Censo Demográfico de 2010, mostrava-se incompatível para o desenvolvimento da metodologia proposta. Sendo assim, optou-se pela utilização das informações pertinentes ao Censo Demográfico de 2000 que contém as variáveis de população e renda por setor censitário. Com a espacialização desses elementos, pode-se identificar a correlação entre os indicadores de oferta encontrados, com a densidade populacional e o perfil econômico da população. As análises realizadas apontaram, para a maioria dos setores censitários do bairro, uma grande correlação entre o nível de oferta de transporte coletivo e a renda média dos responsáveis pelo domicílio. Entretanto, este fato, não se mostrou presente na avaliação entre a densidade populacional e o indicador de oferta, o que pode ser um indicativo de que outros fatores contribuem para a escolha do local de moradia. Além disso, as informações produzidas subsidiaram a identificação do nível de acessibilidade a que está população está sendo exposta.
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Com a utilização do ArcGis, um software de Sistema de Informação Geográfica (SIG), essas informações poderão ser manipuladas, provendo a aplicação de uma metodologia para cálculo de um indicador de oferta de transporte coletivo em cada setor censitário inserido dentro dos limites do bairro. A escolha de tal escala de análise foi necessária para promover a correlação com os valores de densidade demográfica e dos rendimentos médios dos responsáveis pelos domicílios, uma vez que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não fornece essas informações na escala de bairro. Diante disso, os dados relativos à renda e densidade demográfica pertinente a cada setor censitário, relativos ao Censo Demográfico de 2010, último Censo Demográfico realizado, foram pesquisados junto a este órgão. Entretanto diante da numerosidade de informações adquiridas nesta pesquisa, o IBGE divulga os dados computados em períodos diferentes, obedecendo a uma cronologia de processamento das informações. Dessa forma, no período de elaboração dessa monografia, o IBGE, somente havia apresentado, para o nível de setor censitário, os dados relativos à população. Perante a ausência de dados relativos à renda, a utilização da base de dados do Censo Demográfico de 2010, mostrava-se incompatível para o desenvolvimento da metodologia proposta. Sendo assim, optou-se pela utilização das informações pertinentes ao Censo Demográfico de 2000 que contém as variáveis de população e renda por setor censitário. Com a espacialização desses elementos, pode-se identificar a correlação entre os indicadores de oferta encontrados, com a densidade populacional e o perfil econômico da população. As análises realizadas apontaram, para a maioria dos setores censitários do bairro, uma grande correlação entre o nível de oferta de transporte coletivo e a renda média dos responsáveis pelo domicílio. Entretanto, este fato, não se mostrou presente na avaliação entre a densidade populacional e o indicador de oferta, o que pode ser um indicativo de que outros fatores contribuem para a escolha do local de moradia. Além disso, as informações produzidas subsidiaram a identificação do nível de acessibilidade a que está população está sendo exposta.This study presents an analysis of the public transportation network in the neighborhood of Tirol located in Barreiro, one of the nine administrative regions of Belo Horizonte municipality. To this end, only the network managed by BHTRANS Company (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A) has been considered. In Tirol, the public transportation network is constituted of both conventional and supplementary lines. However, the conventional lines alone will be considered here, since the only up-to-date geo-reference database available is related to them. Using ArcGis, a Geographic Information System (GIS) software, the data can be manipulated in order to enable the application of a methodology to calculate a public transportation offer indicator for each of the Census population sectors within the neighborhood boundaries. This analysis scale has been chosen because it promotes the correlation between population density and head of the household average income, an information that has not been provided by IBGE (Brazilian Institute of Geography and Statistics) in a neighborhood scale. Thus, data on income and population density pertaining to each sector census, for the Census of 2010, the last Census conducted, were surveyed along to it. However before the numerosity of information acquired in this research, the IBGE data computed at different times, according to a chronology of information processing. Thus, during preparation of this monograph, the IBGE, was presented only to the level of census tract data on population. In the absence of data on income, using the database of the Census of 2010, proved to be incompatible to the development of the proposed methodology. Therefore, we chose to use the information pertinent to the 2000 census that includes the variables of population and income per census tract. With the spatialization of these elements, it is possible to establish a correlation between offer indicators, population density and economic profile. In most of the Census population sectors, the analysis has identified a strong correlation between level of public transportation offer and head of the household average income. However, this relation was not observed when evaluating population density versus offer indicator, which can be seen as an evidence that there are other factors contributing to one's choice of neighborhood other than public transportation availability. Furthermore, the information gathered enabled the identification of the accessibility level the population is exposed to.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLogísticaEngenharia de transportesLogística estratégica e sistemas de transportesAvaliação da oferta de transporte público no bairro Tirol (Regional Barreiro Belo Horizonte MG): uma abordagem logísticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia.pdfapplication/pdf1130795https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9C5GY5/1/monografia.pdfb2566c9f3cd8b292747ed3f91c2cddf4MD51TEXTmonografia.pdf.txtmonografia.pdf.txtExtracted texttext/plain75088https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9C5GY5/2/monografia.pdf.txtc612e7242e89f80f6b88b6ca4c67ce5dMD521843/BUBD-9C5GY52019-11-14 19:48:50.101oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9C5GY5Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:48:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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