Estudo de um arranjo especial de aterramento que atenua o problema do comprimento efetivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos Ermidio Ferreira Caetano
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ATJLC3
Resumo: A confiabilidade e disponibilidade do sistema de transmissão de energia elétrica é severamente afetada pelas descargas atmosféricas. No Brasil, a incidência destas é a causa de 65% dos desligamentos das linhas de transmissão aéreas, sendo o desligamento por backflashover preponderante frente à falha de blindagem. A obtenção de um baixo valor para a impedância de aterramento de torres de transmissão é fundamental para melhoria do desempenho da linha de transmissão frente ao backflashover. No entanto, a combinação das características das ondas de descargas atmosféricas e a faixa de resistividade dos solos encontrados em Minas Gerais levam à ocorrência de um conhecido fenômeno denominado comprimento efetivo de um eletrodo enterrado. O efeito provocado por esse fenômeno é um limitador de projeto, uma vez que, quando ele ocorre, aumentar as dimensões da malha de aterramento não leva a uma redução de sua impedância. Neste trabalho, um arranjo especial de eletrodos de aterramento é avaliado, evidenciando uma solução que atenua o problema do comprimento efetivo para o caso de solos com alta resistividade. A resposta transitória desta malha de aterramento de baixo valor de impedância é determinada numericamente com o auxílio de modelagens computacionais baseadas na teoria de linhas. Com o propósito de validação dos resultados numéricos obtidos, foram desenvolvidos dois modelos de simulação analógica, um modelo em escala reduzida e um modelo em escala real, permitindo a aquisição de dados de medição que foram comparados com as simulações computacionais.
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