Das coisas que aprendi nos discos : cancioneiro popular brasileiro e identificação nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniel Gouveia de Mello Martins
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/48519
Resumo: Esta dissertação busca decifrar as representações possíveis do Brasil em seu cancioneiro popular. Para tanto, empreende-se a análise de canções que tiveram considerável exibição em rádios de todo o País, elencadas entre as cem melhores colocadas em paradas de sucesso nos anos de 1956 a 2005. Delineadas tais representações, elas serão confrontadas ao arcabouço teórico sociológico existente com o objetivo de identificar possíveis pontos de convergência e de distanciamento. Ao final, espera-se que tal análise possa não apenas fornecer uma representação mínima do Brasil, mas apresentar a forma como as mudanças sociais nele ocorridas ao longo de cinquenta anos foram registradas em suas canções.
id UFMG_4f1834bee99fdc103808e760fd62fb2f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/48519
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Francisco Coelho dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/3762128680018253Alexandre Antonio CardosoAna Lucia Modestohttp://lattes.cnpq.br/7641646767102412Daniel Gouveia de Mello Martins2022-12-29T20:36:01Z2022-12-29T20:36:01Z2009-05-13http://hdl.handle.net/1843/48519Esta dissertação busca decifrar as representações possíveis do Brasil em seu cancioneiro popular. Para tanto, empreende-se a análise de canções que tiveram considerável exibição em rádios de todo o País, elencadas entre as cem melhores colocadas em paradas de sucesso nos anos de 1956 a 2005. Delineadas tais representações, elas serão confrontadas ao arcabouço teórico sociológico existente com o objetivo de identificar possíveis pontos de convergência e de distanciamento. Ao final, espera-se que tal análise possa não apenas fornecer uma representação mínima do Brasil, mas apresentar a forma como as mudanças sociais nele ocorridas ao longo de cinquenta anos foram registradas em suas canções.This dissertation aims to decipher the possible representations of Brazil through its popular music. For that it is undertaken the analysis of songs, considering that they all had a grand exhibition in Brazilian radio stations. The lyrics are organized according to the top one hundred best songs placed in ranking of success in the period of 1956 until 2005. Once these representations are defined, the same ones will be confronted to the existing sociological theoretical set with the objective to identify possible points of convergence and divergence. To the end of the text it is expected that such analysis can not only supply a minimum representation of Brazil, as well as to show the form that social changes occurred throughout fifty years and how they had been registered in its songs.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIASociologia - TesesMúsica popular - TesesIdentidade - TesesNaçãoMúsica popularIdentidadeModernidadeBrasilDas coisas que aprendi nos discos : cancioneiro popular brasileiro e identificação nacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48519/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD52ORIGINALDissertação-DasCoisasQueAprendiNosDiscos-MARTINS_Daniel-Entrega.pdfDissertação-DasCoisasQueAprendiNosDiscos-MARTINS_Daniel-Entrega.pdfapplication/pdf1807675https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48519/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o-DasCoisasQueAprendiNosDiscos-MARTINS_Daniel-Entrega.pdfbed9128d2923eb128dad93d75fa0c865MD511843/485192022-12-29 17:36:01.873oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-12-29T20:36:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Das coisas que aprendi nos discos : cancioneiro popular brasileiro e identificação nacional
title Das coisas que aprendi nos discos : cancioneiro popular brasileiro e identificação nacional
spellingShingle Das coisas que aprendi nos discos : cancioneiro popular brasileiro e identificação nacional
Daniel Gouveia de Mello Martins
Nação
Música popular
Identidade
Modernidade
Brasil
Sociologia - Teses
Música popular - Teses
Identidade - Teses
title_short Das coisas que aprendi nos discos : cancioneiro popular brasileiro e identificação nacional
title_full Das coisas que aprendi nos discos : cancioneiro popular brasileiro e identificação nacional
title_fullStr Das coisas que aprendi nos discos : cancioneiro popular brasileiro e identificação nacional
title_full_unstemmed Das coisas que aprendi nos discos : cancioneiro popular brasileiro e identificação nacional
title_sort Das coisas que aprendi nos discos : cancioneiro popular brasileiro e identificação nacional
author Daniel Gouveia de Mello Martins
author_facet Daniel Gouveia de Mello Martins
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Francisco Coelho dos Santos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3762128680018253
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Alexandre Antonio Cardoso
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ana Lucia Modesto
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7641646767102412
dc.contributor.author.fl_str_mv Daniel Gouveia de Mello Martins
contributor_str_mv Francisco Coelho dos Santos
Alexandre Antonio Cardoso
Ana Lucia Modesto
dc.subject.por.fl_str_mv Nação
Música popular
Identidade
Modernidade
Brasil
topic Nação
Música popular
Identidade
Modernidade
Brasil
Sociologia - Teses
Música popular - Teses
Identidade - Teses
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Sociologia - Teses
Música popular - Teses
Identidade - Teses
description Esta dissertação busca decifrar as representações possíveis do Brasil em seu cancioneiro popular. Para tanto, empreende-se a análise de canções que tiveram considerável exibição em rádios de todo o País, elencadas entre as cem melhores colocadas em paradas de sucesso nos anos de 1956 a 2005. Delineadas tais representações, elas serão confrontadas ao arcabouço teórico sociológico existente com o objetivo de identificar possíveis pontos de convergência e de distanciamento. Ao final, espera-se que tal análise possa não apenas fornecer uma representação mínima do Brasil, mas apresentar a forma como as mudanças sociais nele ocorridas ao longo de cinquenta anos foram registradas em suas canções.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-05-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-29T20:36:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-29T20:36:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/48519
url http://hdl.handle.net/1843/48519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FAF - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48519/2/license.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48519/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o-DasCoisasQueAprendiNosDiscos-MARTINS_Daniel-Entrega.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bed9128d2923eb128dad93d75fa0c865
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589515919491072