Das coisas que aprendi nos discos : cancioneiro popular brasileiro e identificação nacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/48519 |
Resumo: | Esta dissertação busca decifrar as representações possíveis do Brasil em seu cancioneiro popular. Para tanto, empreende-se a análise de canções que tiveram considerável exibição em rádios de todo o País, elencadas entre as cem melhores colocadas em paradas de sucesso nos anos de 1956 a 2005. Delineadas tais representações, elas serão confrontadas ao arcabouço teórico sociológico existente com o objetivo de identificar possíveis pontos de convergência e de distanciamento. Ao final, espera-se que tal análise possa não apenas fornecer uma representação mínima do Brasil, mas apresentar a forma como as mudanças sociais nele ocorridas ao longo de cinquenta anos foram registradas em suas canções. |
id |
UFMG_4f1834bee99fdc103808e760fd62fb2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/48519 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Francisco Coelho dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/3762128680018253Alexandre Antonio CardosoAna Lucia Modestohttp://lattes.cnpq.br/7641646767102412Daniel Gouveia de Mello Martins2022-12-29T20:36:01Z2022-12-29T20:36:01Z2009-05-13http://hdl.handle.net/1843/48519Esta dissertação busca decifrar as representações possíveis do Brasil em seu cancioneiro popular. Para tanto, empreende-se a análise de canções que tiveram considerável exibição em rádios de todo o País, elencadas entre as cem melhores colocadas em paradas de sucesso nos anos de 1956 a 2005. Delineadas tais representações, elas serão confrontadas ao arcabouço teórico sociológico existente com o objetivo de identificar possíveis pontos de convergência e de distanciamento. Ao final, espera-se que tal análise possa não apenas fornecer uma representação mínima do Brasil, mas apresentar a forma como as mudanças sociais nele ocorridas ao longo de cinquenta anos foram registradas em suas canções.This dissertation aims to decipher the possible representations of Brazil through its popular music. For that it is undertaken the analysis of songs, considering that they all had a grand exhibition in Brazilian radio stations. The lyrics are organized according to the top one hundred best songs placed in ranking of success in the period of 1956 until 2005. Once these representations are defined, the same ones will be confronted to the existing sociological theoretical set with the objective to identify possible points of convergence and divergence. To the end of the text it is expected that such analysis can not only supply a minimum representation of Brazil, as well as to show the form that social changes occurred throughout fifty years and how they had been registered in its songs.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIASociologia - TesesMúsica popular - TesesIdentidade - TesesNaçãoMúsica popularIdentidadeModernidadeBrasilDas coisas que aprendi nos discos : cancioneiro popular brasileiro e identificação nacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48519/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD52ORIGINALDissertação-DasCoisasQueAprendiNosDiscos-MARTINS_Daniel-Entrega.pdfDissertação-DasCoisasQueAprendiNosDiscos-MARTINS_Daniel-Entrega.pdfapplication/pdf1807675https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48519/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o-DasCoisasQueAprendiNosDiscos-MARTINS_Daniel-Entrega.pdfbed9128d2923eb128dad93d75fa0c865MD511843/485192022-12-29 17:36:01.873oai:repositorio.ufmg.br:1843/48519TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEgRE8gUkVQT1NJVMOTUklPIElOU1RJVFVDSU9OQUwgREEgVUZNRwoKQ29tIGEgYXByZXNlbnRhw6fDo28gZGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIHZvY8OqIChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZSBpcnJldm9nw6F2ZWwgZGUgcmVwcm9kdXppciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGEgcG9sw610aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvY8OqIHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBQVUJMSUNBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgQVBPSU8gREUgVU1BIEFHw4pOQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCk8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-12-29T20:36:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Das coisas que aprendi nos discos : cancioneiro popular brasileiro e identificação nacional |
title |
Das coisas que aprendi nos discos : cancioneiro popular brasileiro e identificação nacional |
spellingShingle |
Das coisas que aprendi nos discos : cancioneiro popular brasileiro e identificação nacional Daniel Gouveia de Mello Martins Nação Música popular Identidade Modernidade Brasil Sociologia - Teses Música popular - Teses Identidade - Teses |
title_short |
Das coisas que aprendi nos discos : cancioneiro popular brasileiro e identificação nacional |
title_full |
Das coisas que aprendi nos discos : cancioneiro popular brasileiro e identificação nacional |
title_fullStr |
Das coisas que aprendi nos discos : cancioneiro popular brasileiro e identificação nacional |
title_full_unstemmed |
Das coisas que aprendi nos discos : cancioneiro popular brasileiro e identificação nacional |
title_sort |
Das coisas que aprendi nos discos : cancioneiro popular brasileiro e identificação nacional |
author |
Daniel Gouveia de Mello Martins |
author_facet |
Daniel Gouveia de Mello Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Francisco Coelho dos Santos |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3762128680018253 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Alexandre Antonio Cardoso |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ana Lucia Modesto |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7641646767102412 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Daniel Gouveia de Mello Martins |
contributor_str_mv |
Francisco Coelho dos Santos Alexandre Antonio Cardoso Ana Lucia Modesto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nação Música popular Identidade Modernidade Brasil |
topic |
Nação Música popular Identidade Modernidade Brasil Sociologia - Teses Música popular - Teses Identidade - Teses |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Sociologia - Teses Música popular - Teses Identidade - Teses |
description |
Esta dissertação busca decifrar as representações possíveis do Brasil em seu cancioneiro popular. Para tanto, empreende-se a análise de canções que tiveram considerável exibição em rádios de todo o País, elencadas entre as cem melhores colocadas em paradas de sucesso nos anos de 1956 a 2005. Delineadas tais representações, elas serão confrontadas ao arcabouço teórico sociológico existente com o objetivo de identificar possíveis pontos de convergência e de distanciamento. Ao final, espera-se que tal análise possa não apenas fornecer uma representação mínima do Brasil, mas apresentar a forma como as mudanças sociais nele ocorridas ao longo de cinquenta anos foram registradas em suas canções. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-05-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-29T20:36:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-29T20:36:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/48519 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/48519 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FAF - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48519/2/license.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48519/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o-DasCoisasQueAprendiNosDiscos-MARTINS_Daniel-Entrega.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 bed9128d2923eb128dad93d75fa0c865 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589515919491072 |