Análise sobre a duplicidade das denominações dos logradouros públicos de Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vania Fatima de Paula
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-955RBT
Resumo: A atividade de nomear os lugares acompanha a evolução da humanidade desde os primórdios da civilização. Este ato individualiza as pessoas e os lugares, tornando-os únicos, daí a importância de nomear as pessoas e os lugares geográficos. Este trabalho analisou aquestão da duplicidade dos nomes dos logradouros públicos no município de Belo Horizonte e sua espacialização, utilizando um Sistema de Informações Geográficas SIG, como ferramenta norteadora para o saneamento do Banco de Dados do Município. O trabalho foi desenvolvido em quatro etapas. Na primeira, procurou-se fazer algumas reflexões sobre toponímia e denominação de lugares, fundamentais para a compreensão das relações do indivíduo com o lugar e como se deu a evolução da denominação das ruas de Belo Horizonte ao longo de sua história e suas legislações específicas. Na segunda etapa, fez-se o encaminhamento metodológico que constou de revisões bibliográficas. A terceira etapa constou-se de levantamento de dados e pesquisa sobre processos de armazenamento de dados e nomeação dos logradouros. A quarta etapa constou-se da criação de mapas temáticos para análise do problema. No resultado da pesquisa pôde-se constatar um expressivo número de logradouros com a denominação em duplicidade no município. Diante disso, acolaboração deste trabalho é servir de subsídio aos órgãos regulamentadores no sentido de sanar a questão da duplicidade, contribuindo para se evitar transtornos aos cidadãos e, também, para uma melhoria na realização dos serviços públicos.
id UFMG_4f30d5da42884da5c2f42e0abf97acbd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-955RBT
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Karla Albuquerque de Vasconcelos BorgesClodoveu Augusto Davis JuniorVania Fatima de Paula2019-08-09T20:28:23Z2019-08-09T20:28:23Z2011-11-24http://hdl.handle.net/1843/BUBD-955RBTA atividade de nomear os lugares acompanha a evolução da humanidade desde os primórdios da civilização. Este ato individualiza as pessoas e os lugares, tornando-os únicos, daí a importância de nomear as pessoas e os lugares geográficos. Este trabalho analisou aquestão da duplicidade dos nomes dos logradouros públicos no município de Belo Horizonte e sua espacialização, utilizando um Sistema de Informações Geográficas SIG, como ferramenta norteadora para o saneamento do Banco de Dados do Município. O trabalho foi desenvolvido em quatro etapas. Na primeira, procurou-se fazer algumas reflexões sobre toponímia e denominação de lugares, fundamentais para a compreensão das relações do indivíduo com o lugar e como se deu a evolução da denominação das ruas de Belo Horizonte ao longo de sua história e suas legislações específicas. Na segunda etapa, fez-se o encaminhamento metodológico que constou de revisões bibliográficas. A terceira etapa constou-se de levantamento de dados e pesquisa sobre processos de armazenamento de dados e nomeação dos logradouros. A quarta etapa constou-se da criação de mapas temáticos para análise do problema. No resultado da pesquisa pôde-se constatar um expressivo número de logradouros com a denominação em duplicidade no município. Diante disso, acolaboração deste trabalho é servir de subsídio aos órgãos regulamentadores no sentido de sanar a questão da duplicidade, contribuindo para se evitar transtornos aos cidadãos e, também, para uma melhoria na realização dos serviços públicos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGToponímiaBelo Horizonte (MG)GeoprocessamentoAnálise sobre a duplicidade das denominações dos logradouros públicos de Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALvania_fatima_de_paula_igc.pdfapplication/pdf5009308https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-955RBT/1/vania_fatima_de_paula_igc.pdf68cf62a2942a99bf0c7b9aa8b92c9489MD51TEXTvania_fatima_de_paula_igc.pdf.txtvania_fatima_de_paula_igc.pdf.txtExtracted texttext/plain76845https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-955RBT/2/vania_fatima_de_paula_igc.pdf.txt7d368e39802c6a08e8061fa3925a7c83MD521843/BUBD-955RBT2019-11-14 06:49:15.364oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-955RBTRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:49:15Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise sobre a duplicidade das denominações dos logradouros públicos de Belo Horizonte
title Análise sobre a duplicidade das denominações dos logradouros públicos de Belo Horizonte
spellingShingle Análise sobre a duplicidade das denominações dos logradouros públicos de Belo Horizonte
Vania Fatima de Paula
Geoprocessamento
Toponímia
Belo Horizonte (MG)
title_short Análise sobre a duplicidade das denominações dos logradouros públicos de Belo Horizonte
title_full Análise sobre a duplicidade das denominações dos logradouros públicos de Belo Horizonte
title_fullStr Análise sobre a duplicidade das denominações dos logradouros públicos de Belo Horizonte
title_full_unstemmed Análise sobre a duplicidade das denominações dos logradouros públicos de Belo Horizonte
title_sort Análise sobre a duplicidade das denominações dos logradouros públicos de Belo Horizonte
author Vania Fatima de Paula
author_facet Vania Fatima de Paula
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Karla Albuquerque de Vasconcelos Borges
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Clodoveu Augusto Davis Junior
dc.contributor.author.fl_str_mv Vania Fatima de Paula
contributor_str_mv Karla Albuquerque de Vasconcelos Borges
Clodoveu Augusto Davis Junior
dc.subject.por.fl_str_mv Geoprocessamento
topic Geoprocessamento
Toponímia
Belo Horizonte (MG)
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Toponímia
Belo Horizonte (MG)
description A atividade de nomear os lugares acompanha a evolução da humanidade desde os primórdios da civilização. Este ato individualiza as pessoas e os lugares, tornando-os únicos, daí a importância de nomear as pessoas e os lugares geográficos. Este trabalho analisou aquestão da duplicidade dos nomes dos logradouros públicos no município de Belo Horizonte e sua espacialização, utilizando um Sistema de Informações Geográficas SIG, como ferramenta norteadora para o saneamento do Banco de Dados do Município. O trabalho foi desenvolvido em quatro etapas. Na primeira, procurou-se fazer algumas reflexões sobre toponímia e denominação de lugares, fundamentais para a compreensão das relações do indivíduo com o lugar e como se deu a evolução da denominação das ruas de Belo Horizonte ao longo de sua história e suas legislações específicas. Na segunda etapa, fez-se o encaminhamento metodológico que constou de revisões bibliográficas. A terceira etapa constou-se de levantamento de dados e pesquisa sobre processos de armazenamento de dados e nomeação dos logradouros. A quarta etapa constou-se da criação de mapas temáticos para análise do problema. No resultado da pesquisa pôde-se constatar um expressivo número de logradouros com a denominação em duplicidade no município. Diante disso, acolaboração deste trabalho é servir de subsídio aos órgãos regulamentadores no sentido de sanar a questão da duplicidade, contribuindo para se evitar transtornos aos cidadãos e, também, para uma melhoria na realização dos serviços públicos.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-11-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T20:28:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T20:28:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-955RBT
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-955RBT
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-955RBT/1/vania_fatima_de_paula_igc.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-955RBT/2/vania_fatima_de_paula_igc.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 68cf62a2942a99bf0c7b9aa8b92c9489
7d368e39802c6a08e8061fa3925a7c83
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589267792855040