Ações afirmativas e desempenho discente contábil: uma análise longitudinal com estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Glaysson Aguilar de Araújo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bruna Camargos Avelino, Carolina Silva Pena
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/54529
https://orcid.org/0000-0002-7774-2227
https://orcid.org/0000-0001-8958-8725
https://orcid.org/0000-0002-3299-907X
Resumo: O objetivo deste estudo consiste em analisar a relação entre a implementação de políticas de ações afirmativas e o desempenho acadêmico de estudantes de graduação em Ciências Contábeis matriculados na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O período contemplado abarcou um intervalo de 15 anos, de 2005 a 2019, o que trouxe um diferencial à pesquisa. A amostra foi composta por 1.061 estudantes, o que originou a quantidade de 7.791 observações ao longo do período de análise. As técnicas de análise empregadas foram: a estatística descritiva e a estimação de um modelo linear multinível. Observou-se, inicialmente, ao longo dos anos da análise, uma maior diversidade de raças declaradas pelos estudantes, assim como ocorreu um aumento da participação de estudantes oriundos de escola pública e com menor renda mensal familiar, o que sinaliza a característica inclusiva das ações afirmativas. Já quando foi observado o rendimento global dos estudantes, os achados evidenciaram uma relação negativa e estatisticamente significativa para variáveis relacionadas às cotas, o que sugere um desempenho inferior para estudantes cotistas. No entanto, os valores dos coeficientes estimados para as cotas foram próximos a zero, o que permite inferir que estudantes cotistas podem apresentar um desempenho não tão inferior em relação aos não cotistas. Os resultados também trazem como consequências a visibilidade da consolidação das políticas de ações afirmativas adotadas nos últimos anos que, além de corroborar o caráter inclusivo dessas políticas, ainda possibilitou visualizar suas relações com o desempenho discente contábil.
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Observou-se, inicialmente, ao longo dos anos da análise, uma maior diversidade de raças declaradas pelos estudantes, assim como ocorreu um aumento da participação de estudantes oriundos de escola pública e com menor renda mensal familiar, o que sinaliza a característica inclusiva das ações afirmativas. Já quando foi observado o rendimento global dos estudantes, os achados evidenciaram uma relação negativa e estatisticamente significativa para variáveis relacionadas às cotas, o que sugere um desempenho inferior para estudantes cotistas. No entanto, os valores dos coeficientes estimados para as cotas foram próximos a zero, o que permite inferir que estudantes cotistas podem apresentar um desempenho não tão inferior em relação aos não cotistas. Os resultados também trazem como consequências a visibilidade da consolidação das políticas de ações afirmativas adotadas nos últimos anos que, além de corroborar o caráter inclusivo dessas políticas, ainda possibilitou visualizar suas relações com o desempenho discente contábil.The aim of this study is to analyze the relationship between the implementation of affirmative action policies and the academic performance of undergraduate Accounting students enrolled at the Federal University of Minas Gerais (UFMG). The contemplated period covered an interval of 15 years, from 2005 to 2019, which brought a differential to the research. The sample consisted of 1,061 students, which resulted in 7,791 observations over the analysis period. The analysis techniques employed were: descriptive statistics and estimation of a multilevel linear model. It was observed, initially, over the years of the analysis, a greater diversity of races declared by the students, as well as an increase in the participation of students from public schools and with lower family monthly income, which indicates the inclusive characteristic of the actions affirmative. When the students' overall performance was observed, the findings showed a negative and statistically significant relationship for variables related to quotas, which suggests a lower performance for quota students. However, the values ​​of the estimated coefficients for the quotas were close to zero, which allows inferring that quota students may present a not so inferior performance in relation to non-quota students. The results also bring as consequences the visibility of the consolidation of affirmative action policies adopted in recent years which, in addition to corroborating the inclusive nature of these policies, also made it possible to visualize their relationships with student accounting performance.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISPROGRAD - PRO-REITORIA DE GRADUACAOCongresso ANPCONTEnsino superior - BrasilCiências contábeisProgramas de ação afirmativa na educaçãoDesempenhoAção afirmativaDesempenhoCiências contábeisAções afirmativas e desempenho discente contábil: uma análise longitudinal com estudantes da Universidade Federal de Minas GeraisAffirmative actions and student accounting performance: a longitudinal analysis with students from the Federal University of Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttps://anpcont.org.br/congresso-anpcont-anteriores/congresso-anpcont-2021/Glaysson Aguilar de AraújoBruna Camargos AvelinoCarolina Silva Penaapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; 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